A minha maior confusão agora sobre o assunto é: Se ondas gravitacionais não são modificadas/transformadas por nada durante a jornada, como elas podem ser detectadas?
Digo, elas podem modificar o entorno mas não são modificadas de volta? Nem por outras ondas gravitacionais?
Bom, são ondas. Então elas atravessam outras ondas sem ser perturbadas (como os feives de duas lanternas que se cruzam).
O "meio" em que elas se propagam é o próprio espaço-tempo e o que perturba o espaço-tempo é apenas a gravidade. Portanto não tem muita atenuação não, vide ponto acima.
Obrigado, Snow.
Mas não entendi essa de duas ondas não se atrapalharem. Ondas gravitacionais se comportam de modo distinto da luz que, por exemplo, se detém pela matéria. Se duas ondas se chocam/encontram e elas estão obrigatoriamente deformando o mesmo espaço-tempo, pelo menos a interseção delas tem que ter caráter divergente. Do mesmo modo, achava também que ao encontrar outro buraco negro, essas ondas deveriam ser afetadas de alguma forma, mas como li que "matéria" não afeta em nada as ondas...
Continuo boiando.
Bom, provavelmente eu estou querendo entender algo que demandaria mais bagagem.