https://www.youtube.com/v/vsAJHv11GLcValdir, o pipoqueiro, em um vídeo de pouco mais de cinco minutos consegue explicar com maestria como o processo de mercado funciona.
Os clientes não confiam em ambulantes por que acham que eles são mais sujos que lojas fixas? Valdir passou a oferecer seus lanches com um kit higiene, juntou dinheiro para comprar um uniforme por dia da semana e bordar o nome de cada dia em cada um deles, além de todos os dias a olhos vistos limpar e desinfetar o seu carrinho. Pipoca tem muito colesterol? Valdir mudou o óleo de soja por óleo de grana, e sem aumentar o preço. A pipoca de cortesia do cartão de fidelidade é um custo? Muito pelo contrário, é a certeza de que, bem, o cliente está comprando a ele, e não a concorrência. Por que focar só na pipoca? Especialização e divisão do trabalho levam a uma melhora do trabalho.
No mercado, os consumidores são soberanos. Todas as mudanças e inovações promovidas por Valdir advieram do seu sentimento que implementá-las conquistaria mais clientes, isto é, agradaria mais pessoas. Claro que Valdir não é um altruísta desinteressado em sua sobrevivência, agradar mais pessoas significa que mais dinheiro entrará em seu bolso. Mas aí é que está a magia do mercado. O que pode parecer um vício privado para alguns, se torna um benefício público quando feito dentro do mercado.