Autor Tópico: Qual terá sido o propósito  (Lida 2895 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Qual terá sido o propósito
« Online: 14 de Março de 2016, 14:17:20 »
Olá a todos. Já faz bastante tempo que não faço postagens aqui. Mas sempre que é possível, eu retorno.
Hoje eu gostaria de fazer uma pergunta – principalmente aos crentes. Infelizmente não são muitos que por aqui. Mas a opinião de todos também é bem-vinda.
Deus um dia na sua solidão e tédio resolveu criar o TUDO. Fez os céus, as pessoas, e tal e tal. Um dia conforme os crentes, tudo isso chegará ao fim: terra, gente e tudo mais. Aí só restará Deus e seus escolhidos.
A pergunta é:
Qual terá sido seu propósito?
Um dia nada disso existia. Depois existiu, deixou de existir, Deus fez suas escolhas (muito estranhas). E agora lá no céu. Qual terá sido o propósito?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Onsigbare

• Nível 13
  • *
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
Re:Qual terá sido o propósito
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2016, 14:53:24 »
Essas historinhas são muito simplórias, parecem até infantis. Muitas outras historias foram escritas, foram filtradas, e dá prá perceber que os autores não tinham muita sabedoria sobre o universo, nem mesmo suspeitavam o que viria no futuro. Olhe bem "céu" lá em cima, nem sabiam que a terra era redonda. Estrelas? Pontos no céu. Doenças? Não sabiam da existência de microorganismos, então atribuiam à feitiçaria. E por fim Deus, muito fácil, tentador, é balinha na boca de criança, é a fábula do bem contra o mal.
Viajar nessas historinhas, nesses mitos, e ainda tentar supor o que aquelas cabecinhas de vento estavam pensando quando criaram-nas é perda de tempo.

Melhor dedicar nosso tempo ao grande desafio "Qual o propósito de construir castelos de areia?"   ::)

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2016, 16:55:40 »
Fora que deus já sabia de antemão tudo que iria acontecer, quem seriam os escolhidos no fim e bla bla bla

como jogar um jogo que ja se sabe o resultado

qual a graça?

Se fosse esperto mesmo nem teria criado nada.
Ceticismo é para poucos!

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2016, 19:52:41 »
Aproveitando a deixa, queria entender o que se passa na cabeça dos cristãos reformados, que acreditam que o destino de cada um (ir para o céu ou para o inferno) está predeterminado, além de aceitar como coisa normal que todo o mal que há no mundo foi criado intencionalmente por deus.

Como cristão reformado (...) discordo daqueles que pensam que certas coisas acontecem fora do controle de Deus, como catástrofes naturais, guerras ou o problema do mal no mundo, pois tudo isso está em Seus planos e foi por Ele determinado, como demonstram diversas passagens do Antigo e Novo Testamento (Gn.50.20; Rm.8.28). Discordo também daqueles que pensam poder determinar o seu próprio destino, como se o poder da vida ou da morte estivesse em suas próprias mãos (Dt.32.39).
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 19:55:38 por Digão »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Março de 2016, 16:37:16 »
Deus um dia na sua solidão e tédio resolveu criar o TUDO

O mais curioso nisso tudo foi ter esperado passar toda a eternidade antes disso. E só então "ver que era bom", quando supostamente era onisciente. Era de se esperar que alguém onisciente não precisasse levar a eternidade toda para saber, ou ao menos inferir, ser bom fazer algo.

Se bem que nesse trecho a bíblia se refere "aos deuses" no plural. Então talvez tenha algo mais a ser considerado, não se possa atribuir toda a culpa apenas a YHVH.

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2016, 08:26:31 »
Essas dúvidas também acabam por gerar incredulidade em certas pessoas...
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 19 de Março de 2016, 14:37:41 »
Deus sofreria de tédio?  :hein:

Offline Onsigbare

• Nível 13
  • *
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
« Resposta #7 Online: 21 de Março de 2016, 16:52:28 »
Deus sofreria de tédio?  :hein:

Lembre-se pobre mortal, que deus criou o homem à sua semelhança, não só física, mas em todos os aspectos, então já era de se esperar, e podemos dizer errar, ter tédio e chorar é divino :chorao:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2016, 08:46:55 »
Olá a todos. Já faz bastante tempo que não faço postagens aqui. Mas sempre que é possível, eu retorno.
Hoje eu gostaria de fazer uma pergunta – principalmente aos crentes. Infelizmente não são muitos que por aqui. Mas a opinião de todos também é bem-vinda.
Deus um dia na sua solidão e tédio resolveu criar o TUDO. Fez os céus, as pessoas, e tal e tal. Um dia conforme os crentes, tudo isso chegará ao fim: terra, gente e tudo mais. Aí só restará Deus e seus escolhidos.
A pergunta é:
Um dia nada disso existia. Depois existiu, deixou de existir, Deus fez suas escolhas (muito estranhas). E agora lá no céu. Qual terá sido o propósito?

Não existe criadores magicos e sim transformadores do ja existente , assim Deus não criou o universo , nem a raça humana ele sempre existiu em formas diferentes, pois transformar é uma característica divina necessária a manutenção da razão Deus!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Março de 2016, 17:20:16 »
A pergunta é:

Não existe criadores magicos e sim transformadores do ja existente , assim Deus não criou o universo , nem a raça humana ele sempre existiu em formas diferentes, pois transformar é uma característica divina necessária a manutenção da razão Deus!

heheh acho legal a forma como voce fala como se estivesse la no momento da criação ao lado dos deuses e tivesse testemunhado tudo isso....é legal ver essa convicção em alguém mas  mostrar os PAPERS que é bom nada, né?. :no:
Ceticismo é para poucos!

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2016, 00:55:37 »
Interessante seu questionamento, foi só quando comecei a procurar lógica nas coisas que iniciei o processo de "descrentização". Como um ex-crente que realmente levava a sério tudo que me foi ensinado desde criança vou dar meu pitaco aqui.
A resposta pra sua pergunta (Qual terá sido o propósito?) de acordo com minha experiência é NÃO IMPORTA, não existia nenhum tipo de indagação parecida com essa, a religião se sustenta pelo medo das pessoas, no meio, questionar sobre a natureza de deus é algo inconcebível, lembro-me muito bem do cagaço que sentia toda vez que algum questionamento assim me vinha à cabeça.
Claro que não tenho amostragem suficiente pra afirmar que em todas as igrejas e vertentes é assim, mas em vários anos de culto em várias igrejas diferentes, congressos, retiros e tudo mais nunca vi nenhum questionamento ao menos parecido. O que se ensina é que deus simplesmente é essa parada de verbo que eu nunca entendi direito e não interessa o resto, você tem que procurar seguir o que tá na bíblia senão vai pro inferno, não se discute a ética, moral ou legalidade do que está escrito, se a interpretação da pessoa determinar que escravidão é legal então assim seja, nós estamos indo contra a vontade de deus por aboli-la (já vi crente me dizendo isso em uma argumentação).
Não sei como as pessoas conseguem viver condicionadas por esse medo pra sempre, fiquei "preso" por um tempo e acho que a medida que ia crescendo seria inevitável que em algum momento eu acabaria por me livrar, já que tem muito furo mesmo na estorinha.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #11 Online: 29 de Março de 2016, 07:07:55 »
Bem vindo ao clube, Hermano. Se quiser, dê uma passada no tópico de apresentação e deixe-nos saber mais sobre você.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2016, 11:14:22 »

Então você acredita que "eram os deuses astronautas", Criaturo?  :alien:

GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2016, 11:22:38 »

Se os deuses astronautas existissem, poderiam ter usado de sua tecnologia avançada e sabotado a criação deste filme merda aí.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2016, 11:48:46 »
Achei o filme meio bobão, apesar dos efeitos especiais serem excelentes. O que não gostou nele, DeLorentz?
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2016, 12:58:42 »
Achei o filme meio bobão, apesar dos efeitos especiais serem excelentes. O que não gostou nele, DeLorentz?

O plot maluco, os erros científicos, a falta de explicação para várias coisas, a complexidade forçada de como surgiram os aliens. Basicamente tudo. Mas de fato os visuais são bons.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2016, 15:44:26 »
Interessante seu questionamento, foi só quando comecei a procurar lógica nas coisas que iniciei o processo de "descrentização". Como um ex-crente que realmente levava a sério tudo que me foi ensinado desde criança vou dar meu pitaco aqui.
A resposta pra sua pergunta (Qual terá sido o propósito?) de acordo com minha experiência é NÃO IMPORTA, não existia nenhum tipo de indagação parecida com essa, a religião se sustenta pelo medo das pessoas, no meio, questionar sobre a natureza de deus é algo inconcebível, lembro-me muito bem do cagaço que sentia toda vez que algum questionamento assim me vinha à cabeça.
Claro que não tenho amostragem suficiente pra afirmar que em todas as igrejas e vertentes é assim, mas em vários anos de culto em várias igrejas diferentes, congressos, retiros e tudo mais nunca vi nenhum questionamento ao menos parecido. O que se ensina é que deus simplesmente é essa parada de verbo que eu nunca entendi direito e não interessa o resto, você tem que procurar seguir o que tá na bíblia senão vai pro inferno, não se discute a ética, moral ou legalidade do que está escrito, se a interpretação da pessoa determinar que escravidão é legal então assim seja, nós estamos indo contra a vontade de deus por aboli-la (já vi crente me dizendo isso em uma argumentação).
Não sei como as pessoas conseguem viver condicionadas por esse medo pra sempre, fiquei "preso" por um tempo e acho que a medida que ia crescendo seria inevitável que em algum momento eu acabaria por me livrar, já que tem muito furo mesmo na estorinha.

Não é só pelo medo, é pela esperança, é pela busca de amparo, é também pela busca de sentido. Sem  um deus (bom), sem uma vida pós morte, não há esperança, não há amparo de uma força maior, e não há um sentido para as coisas e a vida.

Offline Hermano

• Nível 01
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2016, 20:06:55 »

Não é só pelo medo, é pela esperança, é pela busca de amparo, é também pela busca de sentido. Sem  um deus (bom), sem uma vida pós morte, não há esperança, não há amparo de uma força maior, e não há um sentido para as coisas e a vida.

Todos esses fatores tem sua parcela de importância, mas não vejo nenhum com força semelhante ao medo, isso quando você já está "lá dentro", sem dúvida essas coisas chamam novos adeptos, mas depois, o medo é que mantém o povo lá dentro.
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"

Offline Vithor

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2016, 16:37:47 »
A religião sempre se baseou no medo..
Pode Ver Quase todas (Todas acredito eu) religiões teístas  Tem uma punição, um limbo, Ou um " demônio "
O Medo do sofrimento e do desconhecido é que mantem muitos fieis..
E o que atrai agora é meramente a doutrinação dos pais...
Pois agora é difícil atrair fieis como antigamente..

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2016, 17:14:13 »
E na culpa. Ela também é muito poderosa.

Pode Ver Quase todas (Todas acredito eu) religiões teístas  Tem uma punição, um limbo, Ou um " demônio "
A ICAR, na pessoa no ex Papa Sith Bento XVI aboliu o Limbo na base da caneta, mas realmente, mas realmente, haja inferno, punição e sofrimento aos desobedientes...

Concordo, boa parte deles.

Até certa idade, talvez, mas depois a casa cai.

Sei não, em? Acho que Allah discorda... :(
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2016, 17:16:53 »
E na culpa. Ela também é muito poderosa.

E no conforto.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2016, 08:51:25 »

Bem vindo ao clube, vithor. Se quiser, dê uma passada no tópico de apresentações e deixe-nos saber algo sobre você.

Offline Vithor

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2016, 17:59:21 »

Sei não, em? Acho que Allah discorda... :(

Allah é uma exceção pois atrai jovens que são esquecidos e repudiados pela sociedade..
E islanismo vem crescendo pois os islã normalmente tem 9 filhos.. E muitos paises ADerem como obrigatoria a crença em Alah..
Por isso Mesmo que não acredites (e morar em algum pais Islã) vais contar no grafico de Islã praticantes ou irá contar no grafico de pessoas mortas por paises islã por não seguir a religião  islâmica

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2016, 12:46:32 »
Hã..Pera, calma.

Allah é uma exceção pois atrai jovens que são esquecidos e repudiados pela sociedade..
Até aí beleza, concordamos na primeira parte, mas a segunda (negritada), também poderia ser considerada uma exceção?
jihad vida dura

E islanismo vem crescendo pois os islã normalmente tem 9 filhos.. E muitos paises ADerem como obrigatoria a crença em Alah..Por isso Mesmo que não acredites (e morar em algum pais Islã) vais contar no grafico de Islã praticantes ou irá contar no grafico de pessoas mortas por paises islã por não seguir a religião  islâmica
Desenvolve? :hein:
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2016, 14:49:04 »

poderíamos ser sementes vindas do espaço .

a biblia cita algumas passagens que bem poderia estar falando de ETS como a destruição de Sodoma, carruagens de fogos , e os filhos dos deuses transando com as filhas dos homens dando a luz aos gigantes!

sds terráqueas!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!