Autor Tópico: 15 anos do Game Boy Advance!  (Lida 869 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
15 anos do Game Boy Advance!
« Online: 29 de Março de 2016, 14:58:53 »
No dia 21 de março, o saudoso Game Boy Advance completou 15 anos! Estamos todos morrendo!

Criei o tópico para ver se alguém tem boas memórias do dito cujo! Acredito que não, já que no Brasil parece que portáteis nunca pegaram - talvez pela pouca pirataria. Se bem que mesmo no auge do Nintendo DS, com pirataria barata e fácil de usar, só vi poucas vezes pessoas jogando no ônibus ou trem. A maior parte das pessoas deve conhecer o GBA pela emulação, que existia mesmo no momento em que o portátil ainda lançava jogos. Eu nunca gostei da qualidade dos emuladores, no entanto, especialmente pelo som.

Então, Game Boy Advance! O único portátil tradicional da Nintendo. Que matou nossa saudade do Super Nintendo com tantos jogos similares! Tantos jogos em 2D legais. E mais, claro - jogos como Wario Ware, Fire Emblem, que nunca havíamos visto antes. Como Boktai, no qual você tinha que jogar na claridade para usar no jogo o poder do sol! O que era uma boa idéia de qualquer jeito, já que era quase impossível de ver a tela se você não jogasse em um lugar bem claro. :P

Minhas memórias são de ganhar um GBA no natal com uma fita de Game Boy Color, um RPG de Harry Potter. Mal acostumado que estava pela fácil pirataria do PSX e viciado em games, comecei a trabalhar com meu avô para comprar mais jogos, o que me deixava muito mais apegado a eles. Na época ainda existiam locadoras, também, e joguei um bocado de jogos alugando, como Castlevania Circle of the Moon, o primeiro Castlevania que joguei - o que me faz lembrar que o GBA nos deu um novo Metroid!

Enfim, etc, etc. Feliz aniversário ao GBA! Um dia desses gostaria de comprar um Game Boy Micro:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:15 anos do Game Boy Advance!
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2016, 15:10:25 »
Alguns jogos:

Final Fantasy Tactics Advance

Fire Emblem

Alladin

Castlevania Harmony of Dissonance

Mother 3

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2016, 15:12:45 »
Perdi dias jogando Pokemon nesse troço.

Charmander sempre.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Março de 2016, 15:18:01 »
Nunca tive a oportunidade de jogar num GBA porque aqui no Brasil o acesso na época de games era bem complicado e eu não tinha condições. Mas joguei muitos de seus games nos emuladores. Talvez foi o sistema que eu mais joguei por emulador até hoje.

Alguns dos jogos que eu joguei foram Fire Emblem, Tactics Ogre, F-Zero, Sonic Advance, Mario Bros 2, Metroid Fusion e First Mission, Super Robot Taisen J e OG.

Joguei os 3 Castlevania não tive saco pra terminar nenhum.

Tentei jogar o Zelda Minish Cap mas achei chato. Muitos diálogos e meio linear demais. A Nintendo nunca foi disso.

Recentemente joguei bastante o Pokemon Fire Red no celular, e ainda trocava os monstrinhos com colegas no trabalho via bluetooth usando o emulador.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2016, 15:39:28 »
Perdi dias jogando Pokemon nesse troço.

Charmander sempre.

Também! Meu Deus, a quantidade de tempo que fiquei jogando Pokemon Blue para conseguir capturar um Mew... Haha. Claro, como uma criança esquisita, eu escolhi o Bulbusauro. :P

Citação de: Lorentz
Recentemente joguei bastante o Pokemon Fire Red no celular, e ainda trocava os monstrinhos com colegas no trabalho via bluetooth usando o emulador.

Hahaha, que legal, e que nerd. Fala que não gosta de RPGs japoneses e joga Pokémon, tsc, tsc...

O PSP tem um emulador de Game Boy Advance muito bom. Joguei um bocado lá. Eu acho o som do Visual Boy Advance meio ruim... no meu computador pelo menos ele dá umas travadas.

Passei um tempo atrás numa loja de videogames antigos e vi um GBA SP por 100 reais. Comprar um desses e uma fita para carregar roms poderia ser uma boa idéia... mas eu não tenho tempo para jogar os videogames que já tenho, então, meu bolso agradece. :P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2016, 15:42:52 »
Joguei os 3 Castlevania não tive saco pra terminar nenhum.

Tentei jogar o Zelda Minish Cap mas achei chato. Muitos diálogos e meio linear demais. A Nintendo nunca foi disso.

Tentei jogar no PSP os Castlevania e Minish Cap também e não consegui. 

Edit: Procurei alguma homenagem ao GBA no youtube, não achei. Mas achei uma lista de melhores jogos pela IGN:

<a href="http://www.youtube.com/v/T-x4ikX_-nA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/T-x4ikX_-nA</a>
« Última modificação: 29 de Março de 2016, 15:48:18 por Rocky Joe »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2016, 15:47:44 »
Fala que não gosta de RPGs japoneses e joga Pokémon, tsc, tsc...

Mas Pokemon tem uma mecânica de jogo muito boa, de batalhar para evoluir os monstrinhos e colecionar todos eles. As batalhas são inteligentes, usando uma mecânica de pedra-papel-tesoura. Você pode optar por vários tipos de pokemon com golpes variados para compor sua party.

Agora pega um FF, tire as músicas e o enredo e veja o que sobra. Nada.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2016, 16:01:15 »
Agora pega um FF, tire as músicas e o enredo e veja o que sobra. Nada.

Deixa de ser mentiroso e mal intencionado, Lorentz! Se você tirar as músicas e o enredo, ainda sobra a arte.

Depois não sobra mais nada. :P Hahaha, mas na época tinha todo um apelo único - como você se sentia mais forte passando de nível, invocando seres mitológicos, as CGs... Mas é, a maior graça de Final Fantasy é o "exterior", não o jogo em si, com exceções, claro (sei lá, FFT, FFV - ambos muitas pessoas gostam do job system) - e lá nas antigas a série introduziu inovações como o Active Time Battle, o Job System de novo...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Março de 2016, 16:07:49 »
blablablabla

Concordo contigo, hehehe.

Eu não odeio os RPGs japoneses, pois tem alguns que eu gostei, como Chrono Trigger, Tactics Ogre, Pokemon, etc. O problema pra mim são os games mais "story driven", e isso vale para qualquer gênero, como FPS, ação, aventura...

Eu não aguento um game com muitos diálogos e gameplay linear.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2016, 19:26:35 »
Entendo.

Chrono Trigger é um caso curioso. Ele é linear e "story driven", mas os diálogos são curtos e a história direto ao ponto. Também tem algumas pequenas decisões suas que fazem pequenas diferenças na história, como na cena do tribunal. Imagino que a maior parte dos jogos de hoje em dia fazem isso... mas não sei se tão bem. Tudo isso pode ser nostalgia. :P

...eu posso falar sobre RPGs o dia inteiro. :P Curiosidade: tem algum jogo em que você gostou da história?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2016, 20:21:40 »
Chrono Trigger é um caso curioso. Ele é linear e "story driven", mas os diálogos são curtos e a história direto ao ponto. Também tem algumas pequenas decisões suas que fazem pequenas diferenças na história, como na cena do tribunal. Imagino que a maior parte dos jogos de hoje em dia fazem isso... mas não sei se tão bem. Tudo isso pode ser nostalgia. :P

Chrono Trigger é bastante curto e incentiva o jogador a ficar experimentando. Você pode reiniciar a aventura diversas vezes mantendo os stats, pode brincar com diferentes personagens e formações, e a história é leve. As dungeons são simples. As batalhas são mais instigantes que as dos RPGs da época. O jogo tem várias side quests e a maioria das batalhas são evitáveis. Como as batalhas ocorrem no próprio mundo e não numa arena à parte do cenário, o jogador raramente se perde após batalhar (eu vivia me perdendo jogando os outros RPGs, muitas vezes voltando tudo de novo para o início da dungeon porque não sabia para qual direção eu estava indo antes da batalha).

É uma pena que poucos RPGs seguiram o exemplo de Chrono Trigger. Os rpgs sempre foram games de nicho em que parece ser proibido tentar mudar a fórmula. Tanto é que o que foi feito no Chrono Trigger parece só ter sido possível por ser um game próprio, e não um FF. Mesmo os fãs adorando o game, dificilmente aceitariam aquele gameplay num FF.

Curiosidade: tem algum jogo em que você gostou da história?

Vários. Mas nunca gostei de um game somente pela história. Todos os games que joguei e que tinham história boa, eu jogaria da mesma forma se não tivesse história alguma.

Mas alguns exemplos são:

FF5 (foi meu FF preferido)
Série Ace Combat (tem muito drama no estilo Metal Gear com bastante intriga política, mas sem "kojinices")
Série Metroid, principamente o Fusion (poderia virar um filme tranquilamente)
Série Fallout
The King of Fighters na saga Orochi.
Série Mega Man X (muitas influências de Asimov)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Março de 2016, 21:11:49 »
Chrono Trigger é bastante curto e incentiva o jogador a ficar experimentando. Você pode reiniciar a aventura diversas vezes mantendo os stats, pode brincar com diferentes personagens e formações, e a história é leve. As dungeons são simples.

Isto vem, acho eu, do DNA de Dragon Quest. As dungeons são simples, mas são divertidas mesmo assim, como em DQ - há alguns poucos puzzles para não se tornar algo chato, e a navegação e coisa e tal, a coisa do labirinto. Mas ainda assim é algo bem relaxado. As masmorras de Final Fantasy são muito ruins em comparação.

As batalhas são mais instigantes que as dos RPGs da época. O jogo tem várias side quests e a maioria das batalhas são evitáveis. Como as batalhas ocorrem no próprio mundo e não numa arena à parte do cenário, o.jogador raramente se perde após batalhar.

Isso é muito bom mesmo. E mesmo assim as batalhas não perdem no 'espetáculo' - os sprites são muito legais.

É uma pena que poucos RPGs seguiram o exemplo de Chrono Trigger. Os rpgs sempre foram games de nicho em que parece ser proibido tentar mudar a fórmula. Tanto é que o que foi feito no Chrono Trigger parece só ter sido possível por ser um game próprio, e não um FF. Mesmo os fãs adorando o game, dificilmente aceitariam aquele gameplay num FF.

Eu concordo que é uma pena que Chrono Trigger tenha sido pouco imitado, mas não é verdade que Final Fantasy não "muda a fórmula". Pensando apenas no sistema de combate:

FF = nunca joguei, FF II = jogo com sistema de progressão esquisita pra carai* (você ganha defesa apanhando, por exemplo), FFIII = job system, Final Fantasy IV = active time battle, FFV = job system com outro foco, FFVI = não consigo pensar em nada haha mas o mundo acaba meu Deus do céu, FFVII = sistema de matérias e limit breaks, FFVIII =  sistema de GFs e junctions (você 'rouba' magia dos monstros e a usa por estar conectado a uma invocação), e por aí vai. O último Final Fantasy então é quase irreconhecível.

Mas a verdade é que a série mudou, mas mudou para algo que as pessoas não gostam. :P

Uma coisa curiosa dos Final Fantasy de PSX é a quantidade enorme de mini-games. Como jogar um jogo de carta, andar de moto, pular num golfinho, coisa do gênero. É coisa curiosa, mas que na época era bem popular - acho que por causa da imersão, as pessoas se achavam menos limitada pelo gameplay usual (dungeon -&gt; batalha aleatória -&gt; chefe -&gt; mapa no mundo -&gt; cidade -&gt; mapa no mundo -&gt; repetir).

Uma curiosidade: você não acha que RPGs ocidentais não são tão formulaicos quanto os japoneses? Tenho a impressão que a maioria é, sei lá, Baldur's Gate, Diablo, e é isso.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2016, 21:13:29 »
Falar mal de Final Fantasy é punível com banimento. Leiam as regras do fórum. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2016, 21:30:58 »
FF = nunca joguei, FF II = jogo com sistema de progressão esquisita pra carai* (você ganha defesa apanhando, por exemplo), FFIII = job system, Final Fantasy IV = active time battle, FFV = job system com outro foco, FFVI = não consigo pensar em nada haha mas o mundo acaba meu Deus do céu, FFVII = sistema de matérias e limit breaks, FFVIII =  sistema de GFs e junctions (você 'rouba' magia dos monstros e a usa por estar conectado a uma invocação), e por aí vai. O último Final Fantasy então é quase irreconhecível.

Isso tudo num intervalo de quase 15 anos. Pega o Super Mario neste mesmo intervalo. A série se reinventou várias vezes neste período, enquanto FF ganhou um ou outro sistema novo em cima da fórmula velha.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2016, 21:32:50 »
Falar mal de Final Fantasy é punível com banimento. Leiam as regras do fórum. :lol:

FF é um excelente anime num corpo de um game ruim. Se fosse animes ou mangás, eu consumiria com muito mais prazer.

Pega Metal Gear Solid por exemplo. Eu já tentei jogar algumas vezes e nunca fui muito adiante. Mas um dia eu assisti o gameplay no Youtube com todas as cutscenes e diálogos e adorei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!