Alguém sabe o nome que se dá a quem age fanaticamente assim, ignorando evidências contrárias a suas crenças? Seria Efeito Dunning-Kruger? Esquizofrenia paranoide?
O marxismo e petismo têm características "religiosas" que apelam à necessidade que muita gente tem de acreditar em algo, de ter uma explicação final, uma certeza para tudo. Eles oferecem um esquema simples, maniqueísta, onde há um "bem" e um "mal" em luta desde o início dos tempos, sendo esses agentes do mal os responsáveis por todas as mazelas da humanidade, mas que eles - os marxistas/petistas - são agentes do bem, cavaleiros da esperança, e estão lutando pra que no futuro o bem vença e tenhamos um paraíso.
São esses arquétipos religiosos que acionam certos 'botões' psicológicos na mente de muita gente.
Um outro fator seria a dificuldade de reconhecer que estava errado e fez papel de bobo durante décadas. Muita gente que é marxista desde a juventude ou militou no PT ou outros partidos de esquerda simplesmente não consegue aceitar, para si mesmo, que tudo o que fez foi em vão e tudo o que acreditou era balela, então a máquina duplipensante é ativada para proteger seu ego de uma constatação intolerável.
E tem os casos mais simples de pilantragem e egocentrismo mesmo, gente que é ligada ao partido, que é beneficiário direto ou indireto do mesmo, e o defende para tentar manter suas benesses pessoais.