Pois é, as universidades particulares pensam em dinheiro enquanto as públicas podem torrar a vontade. Ninguém consegue competir com algo gratuito e limitado, que larga na frente por atrair os melhores alunos. E também não se preocupa muito com eficiência e mercado, afinal, não precisa ter lucro.
Se o ensino superior fosse universal, as faculdades públicas seriam tão ruins quanto o resto do ensino público. E o ensino privado é ruim em todos os níveis porque existe uma coisa chamada MEC.
O dia que a educação for vista como o serviço que é, ou seja, um mercado sujeito à todas as leis econômicas, for desregulada, voluntária e privada, o salto da qualidade vai ser questão de tempo.
Tudo que o governo encosta dá errado, a educação superior não é diferente, a diferença é que é um serviço com um preço muito baixo (zero) para uns poucos escolhidos, sendo que a grande maioria teria condições de pagar. O pobre financiando a educação do rico. As universidades públicas são um bom exemplo de como o governo distorce mercados. Ciência é sagrada demais pra ficar dependente do governo. Internacionalmente, as universidades brasileiras são piada, e com cotas e mais bobagens, vão ficando cada vez piores, o que é ótimo de certa forma.