Autor Tópico: Ciência eficiente por Suzana Herculano-Houzel  (Lida 2605 vezes)

Rhyan

• Visitante
Ciência eficiente por Suzana Herculano-Houzel
« Online: 29 de Maio de 2016, 12:39:18 »
Ciência eficiente
24/05/2016  02h00

Suzana Herculano-Houzel

Ah, como é bom poder fazer meu trabalho. Minha nova casa, a Universidade Vanderbilt, é uma universidade particular nos EUA, e como tal pode ser administrada como qualquer empresa preocupada com eficiência. Isso significa que pessoas treinadas em administração fazem seu trabalho de administrar, e pessoas treinadas em pesquisa podem fazer seu trabalho de pesquisar.

Deveria parecer óbvio, mas os 14 anos que passei na UFRJ e a experiência compartilhada por inúmeros colegas mostram que esse não é o caso nas universidades públicas do Brasil, nossos centros de excelência em pesquisa. Nelas, cientistas perdem tempo tendo que improvisar nas funções de administrador, agente de compras e viagem, contador, técnico em informática, eletricista e o que mais for necessário. Tipicamente, não contamos com apoio estruturado nas universidades -ou ele não é nem eficaz nem eficiente. Somente professores titulares na UFRJ contam com apoio secretarial.

Ao contrário, em poucos dias na Vanderbilt, já conto com o apoio de uma pessoa que cuida de compras (basta eu enviar um link do produto desejado), outra que gerencia meus fundos para pesquisa (e sabe o quanto eu gastei por meio do responsável pelas compras), mais uma que resolve tudo relacionado a TI (e providenciou um IP fixo para um computador no dia seguinte). Temos um sistema on-line de reembolso de pequenas despesas e uma agência de viagens à disposição.

Em meu instituto na UFRJ, levei meses para conseguir um IP fixo -que foi desconfigurado semanas depois. Uma tentativa de montar um serviço de contabilidade que fizesse nossas prestações de contas deu por água por conta da tentativa do instituto de cobrar uma porcentagem do valor dos auxílios administrados, o que as agências de fomento não autorizam. Eu era tratada como ladra quando tinha que provar na Faperj que havia de fato viajado a trabalho, apresentando um sem-fim de comprovantes.

Mas concluir que universidades públicas não podem ser administradas eficientemente por serem públicas seria uma falácia; aqui nos EUA universidades públicas como a da Califórnia dão o exemplo. Claro que a impossibilidade de punir ou desligar funcionários ineficientes no sistema brasileiro não ajuda. Mas vontade institucional ainda assim poderia ir longe se montasse um sistema que permitisse aos cientistas apenas fazer ciência.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouzel/2016/05/1774351-ciencia-eficiente.shtml

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Ciência eficiente por Suzana Herculano-Houzel
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2016, 20:37:50 »
Aqui no Brasil além de fazerem de tudo ainda sobra tempo para a luta por ideologias decadentes nos campi e empenho árduo na evangelização política dos alunos. Isso sim é que é eficiência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2016, 20:49:15 »
Infelizmente a ciência aqui é demonizada (se é que existe essa palavra).
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2016, 22:09:33 »
Cruzem o dedo para ideologias primitivistas não "pegarem" pelas faculdades.

"O avanço tecnológico apenas trouxe mais desemprego, violência, mais doenças, blablablá agricultura familiar, blablablá globalização ...".

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2016, 10:53:30 »

"O avanço tecnológico apenas trouxe mais desemprego, violência, mais doenças, blablablá agricultura familiar, blablablá globalização ...".

VIVEMOS EM UM UNIVERSO DE ISAAC ASIMOV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111111111!111!!
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2016, 11:39:45 »

Tarde demais. Esse é o discurso de uma disciplina chamada "Ciência, Tecnologia e Sociedade", ministrada para alunos do Bacharelado de Ciências e Tecnologia, um ciclo básico para várias engenharias.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2016, 13:37:34 »
Tarde demais. Esse é o discurso de uma disciplina chamada "Ciência, Tecnologia e Sociedade", ministrada para alunos do Bacharelado de Ciências e Tecnologia, um ciclo básico para várias engenharias.

Eu já percebi muito esse discurso primitivista no pessoal ligado mais a TI. Espero que seja só uma impressão minha.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2016, 14:08:56 »

Sério? Tem gente que fala essas besteiras por aí? Fico feliz de trabalhar em um departamento do Centro de Ciências da minha universidade. Parece às vezes que vivemos aqui em uma ilha de racionalidade em meio ao besteirol ideológico que grassa no resto da instituição. E por uma estranha coincidência, este Centro concentra os melhores cursos, quase toda a pesquisa e a maior parte dos bolsistas de produtividade. Mesmo assim, ainda temos que lidar com a BS que a Suzana menciona no texto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Onsigbare

• Nível 13
  • *
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2016, 14:46:46 »
Mas tudo está mudando... A pomba gira evangélica vai fazer a ciência voar, consolidada pelos conselhos do sábio Alexandre Frota. Cientista agora só vai fazer ciência, vai ter muita grana para isso, tudo vinda dos dízimos dos fiéis do ministério sagrado da ciência, tecnologia, agricultura, desportos e comunicação. :chorao:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2016, 15:49:10 »
Mas tudo está mudando... A pomba gira evangélica vai fazer a ciência voar, consolidada pelos conselhos do sábio Alexandre Frota. Cientista agora só vai fazer ciência, vai ter muita grana para isso, tudo vinda dos dízimos dos fiéis do ministério sagrado da ciência, tecnologia, agricultura, desportos e comunicação. :chorao:

Bicho, essa estrutura das universidades brasileiras vem desde a época dos militares, e nem Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula ou Dilma fizeram nada para mudá-la. É verdade que FHC tratou mal a universidade pública, Lula jogou mais dinheiro nelas, e Dilma... bem, Dilma jogou dinheiro fora no Ciência Sem Fronteiras. Mas o que eles fizeram foi simplesmente jogar mais ou menos dinheiro em uma instituição infeciente e enferrujada. Nenhum deles tentou realmente mudar a forma de se fazer pesquisa no Brasil. Ainda é tudo muito amarrado, não se premia adequadamente a produtividade (falar disso é anátema em certos círculos de professores) e não se faz nenhum tipo de planejamento estratégico.* Ninguém, petista ou realista, espera que Temer faça algo de nota nesse aspecto - até porque não há dinheiro nem vontade política para isso. Se quiser chorar, espere para quando o Lula for preso. :)

*Eu ainda tive esperança de que isso estivesse sendo feito no Ciência sem Fronteiras - privilegiar a formação de engenheiros, que é um problema no país. Mas logo vi que se tratava muito mais de marketing vazio do que de um programa sério.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2016, 19:52:04 »
Ainda é tudo muito amarrado, não se premia adequadamente a produtividade (falar disso é anátema em certos círculos de professores)

Isso é algo mais complicado do que pode parecer. As assunções psicológico-econômicas comuns são de que "as pessoas respondem a incentivos", então você premia produtividade, e as pessoas produzem mais. Mas uma série de achados recentes tem mostrado que isso é mais válido para trabalhos braçais/manuais/repetitivos, e não intelectuais. E para qualquer tipo de atividade, ao "premiar" a atividade você pode acabar sabotando/envenenando uma motivação inerente à atividade.

Parece que nos EUA, alguns projetos de premiação de produtividade escolar acabaram motivando quase "fraudes" na educação. Não exatamente, mas algo análogo à crítica de cursinhos de "adestramento" a vestibular* treinarem a passar no vestibular de forma que não se retém tanto como uma capacitação do aluno para além. Os cursos sendo voltados para maximizar a pontuação da escola nas avaliações do governo.

Não lembro de ter lido algo bem claro para uma "receita de sucesso". Acho que seria nas linhas de salários que dão tranqüilidade, segurança financeira, e "só". Sem incentivos financeiros a uma melhora na produtividade. Isso viria naturalmente das pessoas mais intrinsicamente engajadas na atividade, que talvez seja um importante filtro que se devesse buscar ter -- se não for algo já "automático" em 99% do tempo, em profissões não famosas por altas remunerações e boas condições de trabalho.

* o que talvez, no caso de cursinhos, seja uma limitação inerente ao que podem fazer no tempo necessário, combinado ao vestibular como objetivo, e não tanto apenas por um "design" perfeito para o objetivo, apenas.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2016, 11:30:26 »
Ainda é tudo muito amarrado, não se premia adequadamente a produtividade (falar disso é anátema em certos círculos de professores)

Isso é algo mais complicado do que pode parecer. As assunções psicológico-econômicas comuns são de que "as pessoas respondem a incentivos", então você premia produtividade, e as pessoas produzem mais. Mas uma série de achados recentes tem mostrado que isso é mais válido para trabalhos braçais/manuais/repetitivos, e não intelectuais. E para qualquer tipo de atividade, ao "premiar" a atividade você pode acabar sabotando/envenenando uma motivação inerente à atividade.

Parece que nos EUA, alguns projetos de premiação de produtividade escolar acabaram motivando quase "fraudes" na educação. Não exatamente, mas algo análogo à crítica de cursinhos de "adestramento" a vestibular* treinarem a passar no vestibular de forma que não se retém tanto como uma capacitação do aluno para além. Os cursos sendo voltados para maximizar a pontuação da escola nas avaliações do governo.

Não lembro de ter lido algo bem claro para uma "receita de sucesso". Acho que seria nas linhas de salários que dão tranqüilidade, segurança financeira, e "só". Sem incentivos financeiros a uma melhora na produtividade. Isso viria naturalmente das pessoas mais intrinsicamente engajadas na atividade, que talvez seja um importante filtro que se devesse buscar ter -- se não for algo já "automático" em 99% do tempo, em profissões não famosas por altas remunerações e boas condições de trabalho.

* o que talvez, no caso de cursinhos, seja uma limitação inerente ao que podem fazer no tempo necessário, combinado ao vestibular como objetivo, e não tanto apenas por um "design" perfeito para o objetivo, apenas.

Na verdade, os fatos discordam de você. Houve ao longo das últimas décadas um grande aumento no número de publicações científicas por autores brasileiros. Isso está intimamente relacionado à existência de bolsas de produtividade fornecidas pelo CNPq. Não é muito dinheiro: para um pesquisador nível 2 ela corresponde a R$ 1100 por mês. Um dos requisitos para a manutenção dessa bolsa é o pesquisador manter uma média de 2 artigos por ano durante um período de 3 anos (prazo para renovação da bolsa). Por outro lado, isso gera também suas próprias distorções - o número de publicações de brasileiros aumentou, mas a qualidade dos artigos (medida pelo número de citações) ainda deixa a desejar. No meu caso, tenho a sorte de ser um pesquisador teórico - os cálculos de alguns artigos meus foram feitos usando a tecnologia da caneta & papel, mas os experimentais ainda sofrem bastante com a falta de dinheiro, a desorganização e a falta de valorização da pesquisa.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2016, 15:27:05 »
"Eu" não estou dizendo nada além de uma exposição de fatos, ou, conforme me lembro, a partir de pesquisa científica na área.

Pode ser que não seja algo que se diga, "minha nossa, que pesquisa mais supimpa, com resultados que se reproduzem até onde pode se enxergar no horizonte", ou pode ser que eu não tenha os exposto claramente, e até que isso que você apresenta não conflite com eles*.

https://www.psychologytoday.com/blog/wired-success/201511/why-financial-incentives-don-t-improve-performance

https://hbr.org/1993/09/why-incentive-plans-cannot-work

http://ideas.ted.com/what-motivates-us-at-work-7-fascinating-studies-that-give-insights/

http://freakonomics.com/2013/10/23/what-makes-people-do-what-they-do/

<a href="https://www.youtube.com/v/rrkrvAUbU9Y" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/rrkrvAUbU9Y</a>

"A partir do momento que a tarefa requer mesmo um nível rudimentar de habilidade cognitiva, recompensas maiores levaram a performances mais pobres"

* como talvez estar apenas dando uma "tranqüilidade" para a produção, segurança financeira, e não recompensa proporcional à produtividade. Se bem que, em seguida você menciona que a qualidade caiu, então, bem, é apenas outro sentido em que acho que não foge muito disso que eu expus.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2016, 15:46:58 »

Sério? Tem gente que fala essas besteiras por aí?

Sim, e só não comento no fórum aberto o que realmente acontece porque ainda não terminei meu probatório.

Fico feliz de trabalhar em um departamento do Centro de Ciências da minha universidade. Parece às vezes que vivemos aqui em uma ilha de racionalidade em meio ao besteirol ideológico que grassa no resto da instituição. E por uma estranha coincidência, este Centro concentra os melhores cursos, quase toda a pesquisa e a maior parte dos bolsistas de produtividade. Mesmo assim, ainda temos que lidar com a BS que a Suzana menciona no texto.
Aqui é uma unidade acadêmica só, num nível hierárquico análogo ao dos Centros Acadêmicos (conjuntos dos Departamentos, ex: o Centro de Ciências Exatas e da Terra abriga o Departamento de Física, de Química etc). Ao contrário dos Centros, a Escola é uma unidade só, sem subdivisões tao formais (agora temos as câmaras temáticas responsáveis por cada disciplina, mas o resto é unificado), então tem gente de tudo que é perfil tendo que trabalhar junto nas partes que, como disse a Suzana, seriam mais adequadas a administradores profissionais.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2016, 16:01:16 »
Infelizmente a ciência aqui é demonizada (se é que existe essa palavra).

Com certeza, e o mercado também.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2016, 19:48:40 »

Sério? Tem gente que fala essas besteiras por aí?

Sim, e só não comento no fórum aberto o que realmente acontece porque ainda não terminei meu probatório.

Fico feliz de trabalhar em um departamento do Centro de Ciências da minha universidade. Parece às vezes que vivemos aqui em uma ilha de racionalidade em meio ao besteirol ideológico que grassa no resto da instituição. E por uma estranha coincidência, este Centro concentra os melhores cursos, quase toda a pesquisa e a maior parte dos bolsistas de produtividade. Mesmo assim, ainda temos que lidar com a BS que a Suzana menciona no texto.
Aqui é uma unidade acadêmica só, num nível hierárquico análogo ao dos Centros Acadêmicos (conjuntos dos Departamentos, ex: o Centro de Ciências Exatas e da Terra abriga o Departamento de Física, de Química etc). Ao contrário dos Centros, a Escola é uma unidade só, sem subdivisões tao formais (agora temos as câmaras temáticas responsáveis por cada disciplina, mas o resto é unificado), então tem gente de tudo que é perfil tendo que trabalhar junto nas partes que, como disse a Suzana, seriam mais adequadas a administradores profissionais.

Como é o grau de religiosidade/misticismo e de politicalha entre os docentes da Geologia local?
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2016, 23:37:20 »

Como é o grau de religiosidade/misticismo e de politicalha entre os docentes da Geologia local?

Não tenho contato com eles pois eles estão sob o guarda-chuva do CCET, administrativa e geograficamente distantes de mim.

Mas em março o Colegiado da minha unidade acadêmica votou 7 contra vs. 6 a favor de uma moção "pela democracia" que incluía as a frases "Devemos agradecer nossos empregos aos últimos 13 anos de governo" (a unidade em que trabalho foi criada pelo REUNI) e "Quem é isento é golpista, quem é omisso é golpista". Tudo indicava que a moção iria passar, mas eu pedi para o presidente da seção reler o último parágrafo e propus removê-lo. Isso deu início a uma discussão em que eu e outro professor convencemos até mesmo duas das autoras do texto de que ele não deveria ser aprovado por aquele colegiado com aquele conteúdo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2016, 15:45:11 »

Eu já percebi muito esse discurso primitivista no pessoal ligado mais a TI. Espero que seja só uma impressão minha.

Puuutz... como diria Ian Malcolm, odeio estar sempre certo... :/

Com sorte deve ser algo um pouco mais light, só ideologia comunistóide/socialistóide não totalmente primitivista, só com esse apego específico a agricultura familiar e desgosto por agroindústria e práticas associadas...

...o que talvez até tenha alguns aspectos positivos além dessa visão míope de "geração de emprego", ainda que a um custo de produtividade, ao menos inicial. Aquelas coisas apontadas como prejudiciais em monoculturas e etc. Me parece que isso não é puro eco-misticismo nem necessariamente insistência em algum modelo socialistóide de agropecuária de subsistência*, mas, teoricamente, algo que poderia ser aplicado em algum modelo perfeitamente agroindustrial não-familiar, maximizando a produtividade sem os mesmo problemas correlatos a monocultura (ainda que com uma perda de produtividade "imediata").

Mas eu não entendo nada do assunto, é só um apanhado de coisas que "pesquei".

* :?: tem algum termo em russo para um caso meio clássico disso fracassado? Ou algo tentado na África? Estou desesperadamente tentando lembrar de um termo... alguma coisa meio como perestroika, gulag, soviete, glasnost, etc... um daqueles termos mais esperados de se vir de foristas como o Fernando Silva ou o antigo usuário do fSTR Barsa, ou o Poindexter, ou o Geotecton... Não é "holodomor"...

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2016, 16:38:33 »

Com sorte deve ser algo um pouco mais light, só ideologia comunistóide/socialistóide não totalmente primitivista, só com esse apego específico a agricultura familiar e desgosto por agroindústria e práticas associadas...

Creio que seja mais isso. Sem contar o transhumanismo latente nesse meio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2016, 16:52:00 »
... na minha impressão trans-humanismo acho que é quase "afastado" deles... algo que devem ver mais como devaneios de playboys... exceto se por isso se tiver algo bem mais ameno como aparelhos para pessoas N-plégicas... "trans" a que eles são favoráveis deve ser trans-sexualismo/"generismo" e pós-sexualismo/generismo em geral...

Fico pensando que eles gostariam só de arranjar outro prefixo para transgêneros/sexuais a fim de poder falar coisas como "trans-neo-liberais", "transliberais", "transcapitalismo", e de alguma forma misturar isso com gorduras trans e transgênicos. "Trans" poderia ser o novo "neo".

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2016, 18:16:36 »
... na minha impressão trans-humanismo acho que é quase "afastado" deles... algo que devem ver mais como devaneios de playboys... exceto se por isso se tiver algo bem mais ameno como aparelhos para pessoas N-plégicas... "trans" a que eles são favoráveis deve ser trans-sexualismo/"generismo" e pós-sexualismo/generismo em geral...

Fico pensando que eles gostariam só de arranjar outro prefixo para transgêneros/sexuais a fim de poder falar coisas como "trans-neo-liberais", "transliberais", "transcapitalismo", e de alguma forma misturar isso com gorduras trans e transgênicos. "Trans" poderia ser o novo "neo".

Acho que seria uma onda mais nos tecno-não-sei-o-quê, tecno-abolicionismo, tecno-libertarismo, tecno-progressismo, tecno-comunismo, e por ai vai.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2016, 19:38:40 »

Sério? Tem gente que fala essas besteiras por aí? Fico feliz de trabalhar em um departamento do Centro de Ciências da minha universidade. Parece às vezes que vivemos aqui em uma ilha de racionalidade em meio ao besteirol ideológico que grassa no resto da instituição. E por uma estranha coincidência, este Centro concentra os melhores cursos, quase toda a pesquisa e a maior parte dos bolsistas de produtividade. Mesmo assim, ainda temos que lidar com a BS que a Suzana menciona no texto.

De um texto trabalhado em aula:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2016, 20:20:18 »
De um texto trabalhado em aula:

Vamos liberar a fosfoetalonamina pelo bem da democracia!!!
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 20:26:29 por Euler1707 »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2016, 20:20:42 »
Texto prolixo e confuso.

Acho que uma tradução possível seria: "Insistir na divulgação de ciência e tecnologia pode ameaçar os alicerces de nossa ideologia. E isso não é bom, nã nã. Inaceitável!"
E que diabos é um retorno à tecnocracia? A tecnocracia é uma ideologia esquecida e que jamais foi popular. Parece mais um espantalho. E eu bem gostaria de ver a definição do autor para "exercício pleno da democracia". Bloquear estradas e depredar prédios públicos está incluído no pacote?

Alan Watts

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #24 Online: 01 de Junho de 2016, 20:25:24 »
Texto prolixo e confuso.

Acho que uma tradução possível seria: "Insistir na divulgação de ciência e tecnologia pode ameaçar os alicerces de nossa ideologia. E isso não é bom, nã nã. Inaceitável!"
E que diabos é um retorno à tecnocracia? A tecnocracia é uma ideologia esquecida e que jamais foi popular. Parece mais um espantalho. E eu bem gostaria de ver a definição do autor para "exercício pleno da democracia". Bloquear estradas e depredar prédios públicos está incluído no pacote?
Pelo que pude entender, basicamente ela diz que decisões baseada em critérios técno-científicos podem "estrangular o exercício pleno da democracia".
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 20:29:28 por Euler1707 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!