O que é Ciência, Afinal? de Alan Chalmers. Ali, há o resumo do pensamento dos filósofos da ciência mais influentes: Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e o próprio Alan Chalmers. Também conta com o resumo do pensamento dos indutivistas (como Francis Bacon), que aparentemente foram os primeiros epistemólogos da ciência.
O livro citado no parágrafo acima é o livro introdutório principal. Mas há outros livros importantes. Eu já li A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper e A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn. Ultimamente, eu me interessei bastante por epistemologia da probabilidade e incerteza, dois assuntos que são preocupações da epistemologia da ciência. Os livros de Nicholas Nassim Taleb, A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil, foram o ponto de partida para esse meu interesse. Hoje em dia, não acho que seja possível ser um cético empírico avançado sem entender bem a importância da epistemologia da probabilidade e da ciência da incerteza na epistemologia da ciência. Eu me refiro a entender, por exemplo, os estragos que a estatística gaussiana (e assemelhados) indevidamente aplicada em certas áreas do conhecimento pode causar.