Autor Tópico: Austrália  (Lida 516 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Austrália
« Online: 17 de Junho de 2016, 10:52:43 »

Economia da Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



A economia da Austrália é uma economia de mercado altamente desenvolvida, sendo atualmente a 13ª maior do mundo por Produto Interno Bruto (PIB) nominal, que ultrapassa US$1,2 trilhão (2010), bem como a 17ª maior do mundo se considerarmos seu Poder de Compra, calculado em 2010 em US$863 bilhões. O setor industrial, que corresponde por cerca de 25% do PIB australiano, tem boa parte de sua escala voltada para o setor primário, com a larga produção de alimentos, vinhos, tabaco e a exploração mineral, bem como as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroquímica. As exportações australianas também incluem gênero alimentícios, como carne e trigo, além de lã e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro, prata e diamante, sendo a Austrália um dos maiores exportadores mundiais deste último.

A Austrália faz parte do tratado internacional chamado Asia-Pacific Economic Cooperation (Cooperação Económica da Ásia-Pacífico), a APEC, um bloco econômico que tem por objetivo transformar o oceano pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

A cultura da Austrália, em grande parte, é derivada de raízes europeias e mais recentemente norte-americanas, mas características australianas distintivas evoluíram do ambiente, cultura aborígene, e a influência de vizinhos da Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Austrália, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes, estão alcançando reconhecimento internacional. O principal traço distintivo cultural da Austrália é proveniente dos aborígenes que formam um povo único no mundo, de origem pré-histórica, de pele escura. É deles a origem do bumerangue e o nome do canguru. Esse povo aprendeu ao longo dos anos conviver com o deserto, a encontrar água, no lugar chamado pelos brancos de Outback. Eles têm instrumentos, danças e músicas próprias.

O país é o 20.º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.[2]


https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Austr%C3%A1lia



Economia  da  Austrália



 A Economia Australiana vai bem obrigado! Isso é o que o governo sempre fala, e não deixa de ser verdade. Nos últimos 7 anos a economia e qualidade de vida dos australianos têm melhorado ano após ano, apesar de que em 2005 deu um esfriadinha e uma estagnada nos salários. O nível de desemprego porém continua muito baixo com muitas ofertas de trabalho.


 As exportações australianas também continuam fortes, com a mineração como carro chefe devido as enormes jazidas de minerais que tem, e pela demanda mundial. A produção agrícola diminuiu devido a fortes secas enfrentadas nos últimos dois anos, sendo que a exportação de carneiros foi uma das mais afetadas. Produtos manufaturados australianos têm seus contratos garantidos com os EUA, Japão, e alguma coisa de Europa, e não tiveram muitas flutuações de vendas. A maior novidade, tem sido a invasão no mercado australianos de produtos Made in China, que ano após ano está inundando prateleiras de lojas. Esses produtos estão com boa qualidade, e com preços bem abaixo do que seria possível produzi-los na Austrália. Apesar do grande patriotismo australiano em dar preferência ao produto nacional, por questões de economia muitos estão aceitando cada vez mais os produtos importados. Como consequência, a balança comercial anda cada vez mais no vermelho para a Austrália.


 No turismo também ocorreram mudanças, com o fluxo mutando dos locais tradicionais, para locais mais baratos e menos comerciais. Como exemplo, a Gold Coast que era um dos maiores destinos turísticos da Austrália, vem perdendo terreno para Cairns, além do que, o tempo de permanência dos turistas nas grandes cidades tem diminuido em função dos custos. Em contrapartida, o mercado de estudantes internacionais que vêm para a Austrália concluir diversos tipos de cursos, tem elevado a indústria à nível de quarta mais importante da Austrália. Já ultrapassou de longe a exportação de ovelhas e produtos agrícolas. Com o estudante internacional, vem o turismo que ele faz, os parentes que o visitam, (que também gastam em tours, hospedagens e alimentação). Hoje, essa indústria movimenta bilhões de dólares que entram nos cofres australianos, que a cada ano continua crescendo.


 O mercado interno deu um tempo em 2005, mas apesar da estabilização dos preços de imóveis, ainda vendeu-se muitos. Essa esfriada, no ponto de vista do não-economista que vos escreve, deve-se aos gastos excessivos feitos em 2004, ou seja, tem ainda muita gente devendo no cartão e outros empréstimos bancários, e só quando essas dívidas forem quitadas, é que a economia deverá voltar a deslanchar de novo.(entenda como se endividar de novo). Apesar de uma ligeira queda na venda de carros novos e construção de novas casas, a inflação continua abaixo dos 2% ao ano, com taxas de juros para empréstimos em torno de 4,5 % ao ano. As taxas do cartão de crédito estão por volta dos 10% ao ano. Alimentos não tiveram aumentos significativos em 2006, mas os aluguéis subiram cerca de 10%. Mas o mais importante de tudo, é que a oferta de empregos continua forte.



http://www.portaloceania.com/au-life-economy-port.htm



Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Austrália
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2016, 10:53:59 »
A Austrália é um país desenvolvido,  que tem um elevado padrão de vida, alta renda per capita, e elevada liberdade econômica e social, entre outros predicados positivos.  Certamente que é um país que serve de exemplo para outros países que queiram  desenvolver social e economicamente. Por isso resolvi abrir o tópico. Peço que seja dada ênfase para colocar  textos  sobre o desenvolvimento econômico e social  deste país.  Textos que informem sobre a história, a economia, a política, a educação, e outras áreas que também ajudem a entender como é a Austrália e o porque dela ter conseguido chegar a este nível de desenvolvimento. 
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 10:59:37 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Austrália
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2016, 12:23:19 »
Aproximadamente 20% da população descende de penitenciários levados para lá para cumprir penas por crimes mais leves do que assassinato e estupro:

Citar
Between 1788 and 1868, approximately 162,000 convicts were transported to the various Australian penal colonies by the British government.[1]

The British government began transporting criminals to overseas colonies in the 17th century. When transportation to the American colonies declined with the move towards American independence in the 1770s, an alternative site was needed to avoid further overcrowding of British prisons and hulks. In 1770, James Cook charted and claimed possession of the east coast of Australia for Britain. Due to the continent's isolation, it was considered ideal for a penal colony, and in 1787 the First Fleet of eleven convict ships set sail for Botany Bay, arriving on 20 January 1788 to found Sydney, the first European settlement in Australia. Other penal colonies were later established in Van Diemen's Land (Tasmania), Queensland and Western Australia. Penal transportation to Australia peaked in the 1830s and dropped off significantly in the following decade. The last convict ship arrived in Western Australia on 10 January 1868.

Many of the convicts were transported for petty crimes; others were political prisoners. More serious crimes, such as rape and murder, were not transportable offences. After their prison terms were served most stayed in Australia and joined the other settlers, with some rising to prominent positions in Australian society. Approximately 20% of modern Australians are descended from transported convicts. Once deemed the "convict stain", it is now considered by many Australians to be a cause for celebration to have a convict in one's lineage. The extent to which the convict era has shaped Australia's national character has been studied by many writers and historians.[2]

https://en.wikipedia.org/wiki/Convicts_in_Australia

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!