Se for assim, então a classe média dá conta de pagar, se ela tiver umas economias guardadas ou pagar um plano de saúde (eu me pergunto, qual dos dois compensa mais?).
Mas então de onde vêm as queixas de que o serviço custou mais do que as pessoas dão conta de pagar? Seria 1.100 a média e 25 mil o teto, a depender dos equipamentos e materiais necessários para tratar o problema? O que seria um problema comum e um incomum então? Se pensar que todo mundo pode ir parar no hospital por um problema típico da idade (aparelho circulatório, respiratório, digestivo ou infecções), essas internações vão estar dentro dessa média ou custarão mais caro?
Não fui capaz de encontrar estudos referentes a internações particulares, o que encontrei foram custos para o SUS. Por exemplo,
neste artigo referente às internações de idosos de todo o Brasil para o SUS de 2002 a 2011 o custo médio por habitante variou de R$ 852,73 a R$ 1.410,77, com um custo-dia na casa dos R$ 100.
Neste artigo sobre o custo de internações dos idosos de Pernambuco para o SUS de 1998 a 2010 a média é de R$ 662,68 por internação.
Aqui se queixam da cobrança de R$ 11.370,17 por 8 dias devido a problema digestivo, isso dá uma média de R$ 1.421 por dia, está perto dos 1.100 que você comentou. Outra pessoa fala que uma UTI neonatal custou 9 mil por dia (acho que parto envolve mais procedimentos e o custo é
maior mesmo).