Queria ter votado na terceira opção (apesar de não ter lido "muito" sobre o assunto), mas acidentalmente votei na segunda.
Depois do conhecimento de correlatos neurofisiológicos ainda tem o lado mais "que diabo está acontecendo" da coisa, como que atividade neuronal/celular X produz a sensação de "dor" e atividade celular com uma atividade Y produz a sensação de "sabor doce", ou "cor azul".
Não digo que seja algo que "põe em xeque ao fisicalismo", já que é um aspecto da física*, de alguma forma. Só não é um aspecto minimamente entendido (ou absolutamente desconhecido**). Não me parece que seja algo como uma gradação trivial de nível de análise como em "comportamento animal individual → social → ecologia". Enquanto é evidente que um grupo de lobos forma uma alcatéia, é meio embasbacante que num conjunto de neurônios em dados padrões de atividade haja uma "realidade virtual" como a que observamos em primeira mão. Saber que isso se correlaciona a interações ambientais alimentando com o sistema sensorial (quando é o caso) é algo que ajuda a entender a coisa de apenas de forma que explicaria perfeitamente um "zumbi filosófico" -- uma generalização de fenômenos como a "visão cega". Não torna imediatamente claro como da ação de um conjunto de engrenagens, surge essa "realidade virtual", correlata (quando é) ao ambiente com o qual elas interagem.
* não é algo que se saiba existir dissociado dela.
** ou absolutamente alheio a minha capacidade de compreensão de matemática sub-ginasial, "
[TED talks] Max Tegmark: consciousness is a mathematical pattern". Imediatamente suspeitei de ser uma espécie de novo "Sokal affair", agora contra os filósofos, e ainda acho que talvez possa ser uma versão "long con" disso. Mas o mais provável é que eu (certamente) não entendo nada e pode ter algo que faça sentido aí, mesmo que errando feio. Relacionado, que ainda não li:
https://medium.com/the-physics-arxiv-blog/why-physicists-are-saying-consciousness-is-a-state-of-matter-like-a-solid-a-liquid-or-a-gas-5e7ed624986d("medium.com" não tem nada a ver com mediunidade

)