Autor Tópico: Conservadores....  (Lida 927 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Conservadores....
« Online: 11 de Setembro de 2005, 21:42:08 »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
Re: Conservadores....
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:48:46 »
Citação de: bruno
http://www.semana3.com.br/materia.php?id_mat=247&id=16

Texto esplêndido à exceção do último parágrafo.

Destaco aqui os "melhores momentos":

Um conservador olha para os milênios de história sentindo respeito pelas instituições que funcionaram.

A Crise do Casamento Tradicional, na minha opinião, assim em maiúsculas, foi exagerada em filmes e livros exatamente por pessoas interessadas em acabar com o casamento tradicional e substituí-lo pelo último plano da moda.

Sempre vamos ter radicais propondo vários tipos de inovações sociais malucas – como, sei lá, o fim da propriedade privada, o casamento aberto, a esmola compulsória ou a regulamentação estatal do namorico de praia. Essas inovações sociais malucas vão ser aceitas durante uns vinte, trinta anos; pessoas vão fazer filmes mostrando como essas inovações sociais malucas são bonitas, e como as tradições que elas substituíram eram asfixiantes e vis; e alguns desses filmes vão ser até simpáticos, com uma trilha sonora bacaninha. Mas quando essas inovações sociais malucas finalmente acabarem, isso não vai ser uma moda; vai ser o fim de uma moda.

:histeria: Arrasou!

A única parte que não gostei foi o último parágrafo:

Abandone a visão tradicional do mundo – mais especificamente, abandone o cristianismo – e tudo quanto é tipo de aberração vai surgir, com um intelectual radical de boina a defendendo todo contente.

:x

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: Conservadores....
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:58:32 »
Conservadores são um mal necessário (Ahn, depois explico melhor... tem a ver com a tensão entre conservadores e inovadores. Apenas o primeiro e não há progresso, apenas o segundo e não se reterá o que for bom, restando uma busca caótica pelo novo abandonando tudo que for velho mesmo que seja melhor, não havendo progresso também). Mas eu pessoalmente nunca conheci um conservador racional, seria o Poindexter um?, apenas querem manter por que tem que ser mantido por que sempre foi assim e por aí vai...

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Conservadores....
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2005, 16:03:30 »
Citação de: Marcelo Terra
Mas eu pessoalmente nunca conheci um conservador racional, seria o Poindexter um?

Eu suponho ser um. Minha idéia é ser cauteloso com as mudanças, porém fazendo as que devem ser feitas. Não quero que as pessoas andem à cavalo só porque há duzentos anos era este o meio de transporte, mas defendo grandes valores da Humanidade, como a Família e a Propriedade.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:19:05 »
O da família eu desprezo, o da propriedade é necessário.

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:23:49 »
odeio conservadorismo...

esse texto me enojou mais ainda...
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2005, 09:02:37 »
Também gostei do texto, tirando o último parágrafo claro  :D .  Realmente a família e a propriedade merecem proteção e conservação primordial por serem os grandes pilares da sociedade humana.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:11:46 »
ué, ser conservador é uma das posições mais sóbrias que se pode tomar. claro que não dá pra ser intransingente...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Conservadores....
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:21:24 »
Citação de: AMON
Também gostei do texto, tirando o último parágrafo claro  :D .  Realmente a família e a propriedade merecem proteção e conservação primordial por serem os grandes pilares da sociedade humana.

Defina família.

Defina propriedade.

Por que eles são pilares da sociedade?

Pra mim a sociedade é formada por indivíduos e pela interação entre eles. Se o respeito for de indivíduo para indivíduo, respeitar a família é consequência. Quando falam, com slogans, família isso, família aquilo, me lembro logo dos indivíduos que fazem de tudo, materialmente falando, pela família, enquanto ferra com a vida dos outros por diversos meios, como exploração e tráfico de influência, por exemplo.

Quando junta a propriedade aí é TFP na cabeça, não consigo pensar em outra coisa. Não se esqueçam que a propriedade, no caso imóveis, pode ser desapropriada no mais capitalista dos países, com a devida compensação. Não apenas pode ser, como muitas vezes foi e muitas outras será.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:24:29 »
Pra mim NADA deve ser mantido por tradição, ou se mantém por que é bom ou então joga fora. Não estou me referindo a coisas como danças, culinária, etc... que podem ser mantidas por gosto, desde que não causem prejuízos, a terceiros ou ao ambiente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2005, 20:43:31 »
Eu me pergunto se o que Rhyan entende por família é o mesmo que Poindexter entende por essa palavra.

Na minha opinião, um dos principais motivos para a queda do respeito pela instituição da família é o fato de que ela quase não pode mais ser encontrada, e em vez disso se apresentam caricaturas da mesma.  :(

Se família é aquele grupo de pessoas que convive juntos, divide valores e aprende uns com os outros, então ela nem precisa ser contestada, e sim reconstruída.  Via de regra as crianças e jovens aprendem muito mais com amigos e colegas do que com a própria família, por pura falta de capacitação da família...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!