E qual é a real importância deste cargo, que consume recursos de impostos das populações dos países membros?
Talvez simbólica e ética?... Mas entendo a pergunta e sou dum tempo em que Portugal desprezava a ONU e o seu secretário-geral batendo-se em armas em África quase contra tudo e todos... orgulhosamente sós, com então se dizia... Será que menosprezar o cargo e a organização é mesmo a melhor posição a assumir nos dias de hoje? Ou devemos antes valorizar o cargo, honrar quem o exerce, e defender o respeito pela organização?
Desculpe lá Geotecton, mas fez-me lembrar Estaline a perguntar quantas divisões tinha o Papa para avaliar a "importância do cargo"... (o mais alto cargo no mundo religioso vs o mais alto cargo na diplomacia internacional)
A ONU tem mais idealismo do que prática no que concerne à questões geopolíticas dos países que contam pra alguma coisa.
Talvez por isso seja dominada por gente de pouco senso prático e realismo, como 'socialistas'.
Se a presidência da ONU desse ao sujeito um poder efetivo em questões geopolíticas, certamente não colocariam gente assim no cargo.
Bem, Gueterres é, quanto muito, da ala direita da social-democracia europeia, julgo mesmo que seria idealmente da esquerda da democracia cristã... É um católico convicto e do setor católico progressista do Partido Socialista... Na época pós-revolução fazer carreira estava no PS... É um socialista muito moderado mesmo. Mais um "militante social" do que um ideólogo radical.