Autor Tópico: Frio e calor: Psicológios ou fisiológicos?  (Lida 1627 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Frio e calor: Psicológios ou fisiológicos?
« Online: 12 de Setembro de 2005, 00:30:59 »
As sensações de frio e de calor não causas fisiológias ou psicológias? Ou os dois?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re.: Frio e calor: Psicológios ou fisiológicos?
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2005, 11:24:02 »
Acho que os dois....

Acho que a parte psicológica, se é que esse seria um termo adequado, faz com que se acostume a determinada temperatura.... não sei se essa "interpretação" psicológica diferente por sua vez desencadeia mais reações fisiológicas diferentes... acho que se sim, poucas...

Mas tem várias coisas que são fisiológicas mesmo... acho que o tremor muscular, "engrossamento" do sangue (que pode matar por embolia) e hipotermia..... e mesmo sudação..... não têm como serem coisas apenas psicológicas.... ainda que algumas delas (tremor e suor) talvez possam ser também causadas psicologicamente....

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2005, 12:11:42 »
Não vejo como ser psicológico o frio... só de pensar que lá fora ta perto de zero graus, me da tremores  :hihi:
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:38:12 »
É, talvez psicológico no sentido de estar acostumado com determinado clima...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2005, 21:08:54 »
O frio e o calor em si são efeitos físicos, estreitamente ligados à agitação das moléculas.

Já a SENSAÇÃO de frio ou calor é por definição psicológica...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2005, 03:31:31 »
dá pra se acostumar, acho.
há o fenômeno físico; independente de você, se está 15°C, vai continuar 15°C.
no entanto, sua sensação de frio vai depender do teu metabolismo, da tua camada de gordura, do teu sistema nervoso...
ainda que fosse psicológico, se te jogassem numa água a 8°C e você sentisse calor, morreria do mesmo jeito  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:49:30 »
O que vocês estão considerando como "psicológico" ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2005, 17:08:32 »
Falando nisso... Uma vez eu vi um cara naquele programa Guiness da Record... Ele mergulhava só de sunga, ficava horas, num lago a -20º... Não ficava "arrepiado", nem apresentava qualquer problema... usava umas ténicas de Yoga... Ele tentou dobrar o seu record nadando 100 metros embaixo d'água (havia uma camada de um metro de gelo acima dele...), mas ele "só" conseguiu nadar 50 metros (acabou o ar)... Mas nenhum sinal de hipotermia ou de que o cara estivesse sentindo frio... E a temperatura continuava normal...

Alguém viu isso?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
Re: Re.: Frio e calor: Psicológios ou fisiológicos?
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2005, 11:18:32 »
Citação de: Nigh†mare
Alguém viu isso?

Nao foi um cara que nadava abaixo do gelo, e em certos intervalos de espaço existiam aberturas retangulares (umas 6) no gelo para ele respirar no meio do trajeto?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:22:39 »
Citação de: Stéfano

eu estava considerando a sensação em si... por exemplo, uma pessoa pode sentir mais incomodada pelo frio que outra que está na mesma temperatura, e não acho que estejam sendo afetadas fisiologicamente de forma muito diferente, exceto pela parte psicológica (que é fisiológica também de qualquer forma).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:55:33 »
Citação de: Gustavo Latorre
Citação de: Nigh†mare
Alguém viu isso?

Nao foi um cara que nadava abaixo do gelo, e em certos intervalos de espaço existiam aberturas retangulares (umas 6) no gelo para ele respirar no meio do trajeto?

Isso! Só que ele não parou para respirar... As aberturas eram para evitar acidentes e ele sempre estar perto de uma caso ocorrece algum acidente...

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2005, 10:30:09 »
Night: joia, eu vi o negocio! Impressionante mesmo. E nao pareceu mutreta nao!
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2005, 13:54:35 »
Citação de: Danniel

eu estava considerando a sensação em si... por exemplo, uma pessoa pode sentir mais incomodada pelo frio que outra que está na mesma temperatura, e não acho que estejam sendo afetadas fisiologicamente de forma muito diferente, exceto pela parte psicológica (que é fisiológica também de qualquer forma).

Ambas estão sendo afetadas fisiologicamente praticamente do mesmo modo ( claro que devemos levar em consideração diferenças individuais ). Mas a interpretação da sensação no cérebro pode ser muito diferente e isso pode ser treinado.

O mesmo acontece com a dor. Tem gente que pode quebar o braço e sai correndo, outros lascam a unha e sofrem terrivelmente. Além da adrenalina, há diversos outros fatores culturais e fisiológicos que modulam as sensações.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:31:33 »
Citação de: Danniel

sim..
acho que tanto a mente quanto as diferenças físicas influenciam na sensação de frio...
eu, por exemplo, depois da encrenca que passei em ilha bela, costumo dizer que não sinto mais frio hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!