Autor Tópico: O universo pode não estar se expandindo  (Lida 1041 vezes)

Offline Freya

• Nível 13
  • *
O universo pode não estar se expandindo
« Online: 24 de Outubro de 2016, 12:10:28 »
Scientist claims that universe might not be expanding at an accelerating pace

For almost 20 years, our understanding of the universe suggested that the universe is expanding at an ever-increasing. But what if we are wrong? A team of scientists led by Subir Sarkar at Oxford University have now found the proof on which this idea is based is not as solid as previously thought.

In a recent study issued in Scientific Reports, researchers looked at the evidence originally used to prove the universe is expanding at an accelerating rate. This was grounded on the study of Type Ia supernovae – exploding dying stars. After this observation, the data set of this kind of supernovae has improved vastly, letting researchers to reconsider the initial proofs based on more evidence.

Sarkar said:

"There now exists a much bigger database of supernovae on which to perform rigorous and detailed statistical analyses. We analysed the latest catalogue of 740 Type Ia supernovae – over ten times bigger than the original samples on which the discovery claim was based – and found that the evidence for accelerated expansion is, at most, what physicists call '3 sigma'. This is far short of the '5 sigma' standard required to claim a discovery of fundamental significance."

So instead of accelerating, the results are more reliable with a constant rate of expansion. Although there is other indication to point to an accelerating universe – counting the information on cosmic microwave background – all these proofs are "indirect", Sarkar said.

He said a massive amount of work will be required to satisfy others of their findings, but if it turns out to be accurate a massive amount of study carried out over the last two decades might be based on inappropriate models.

Sarkar said:

"The discovery of the accelerating expansion of the universe won the Nobel Prize, the Gruber Cosmology Prize, and the Breakthrough Prize in Fundamental Physics. It led to the widespread acceptance of the idea that the universe is dominated by 'dark energy' that behaves like a cosmological constant – this is now the 'standard model' of cosmology." 

"It is quite possible that we are being misled and that the apparent manifestation of dark energy is a consequence of analysing the data in an oversimplified theoretical model – one that was in fact constructed in the 1930s, long before there was any real data." 

"A more sophisticated theoretical framework accounting for the observation that the universe is not exactly homogeneous and that its matter content may not behave as an ideal gas – two key assumptions of standard cosmology – may well be able to account for all observations without requiring dark energy. Indeed, vacuum energy is something of which we have absolutely no understanding in fundamental theory."

http://www.physics-astronomy.com/2016/10/scientist-claims-that-universe-might.html?m=1#.WA4UvMlyzdh

http://www.nature.com/articles/srep35596

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:O universo pode não estar se expandindo
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2016, 13:55:58 »
Ainda assim longe da teoria regressiva do Grande Colapso..., ou estarei errado?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2016, 14:20:33 »
Ainda estou tentando entender, sou leiga no assunto. rs
Mas pelo pouco que entendi, parece que a quase certeza que tínhamos há décadas sobre a aceleração constante do universo, perdeu força após as novas observações das supernovas, mas não foi descartada. Se for, isso colocaria em cheque a energia escura também. Mas, sim, falar em big crunch ainda é precipitado. Fico ansiosa é pelo lançamento de novos telescópios.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2016, 00:58:28 »
E a questão do desvio para o vermelho? Ela não é um indício/prova da expansão?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2016, 02:01:02 »
Pois é, existem outras evidências a favor também, mas ocorre que eles conseguiram observar muito mais supernovas do que se tinha observado até então, e parece que a aceleração antes tida como confirmada, agora foi dada como inconclusiva, os novos dados diminuíram a certeza sobre a aceleração constante.

Parece que esses novos resultados trazem novamente outras hipóteses, dentre quais: a expansão pode estar ocorrendo por si só, e não pela atuação de uma energia escura; ou que estatisticamente ela possa não existir; traz de volta a ideia de um universo cíclico; e pode ocorrer, também, da aceleração voltar a ser conclusiva depois de observarem mais com os novos telescópios que serão colocados em órbita.

Pelo menos foi isso que eu entendi, mas não sei se interpretei certo, por isso postei aqui pra ver se alguém sabe. rs

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2016, 09:18:55 »
E a questão do desvio para o vermelho? Ela não é um indício/prova da expansão?

Expansão é uma coisa diferente, aqui a expansão não está sendo colocada em dúvida, e sim  as observações anteriores de aceleração da expansão. 

Mesmo no caso mais extremo da teoria em que  no futuro teríamos um Big Crunch, ainda assim teríamos um expansão por muito tempo ainda.

E no outro caso menos extremo em que não teríamos Big Crunch,  o Universo poderia continuar expandindo, só que  essa expansão tenderia a desacelerar  (e não acelerar como as observações anteriores indicavam).

« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 09:24:36 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2016, 09:26:10 »

E eu espero mesmo que não esteja acelerando, caso contrário parece que o Universo poderia  acabar num Big Rip.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2016, 09:27:59 »

E eu espero mesmo que não esteja acelerando, caso contrário parece que o Universo poderia  acabar num Big Rip.

Você espera?

cara, nada que acontecer no universo de importante será acompanhado por humanos. Relaxe.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:09:45 »
Agora é que eu vi que já tem um tópico próprio para notícias científicas.
Se algum moderador quiser remover para lá, fico grata.
E desculpem pela barbeiragem, ainda estou pegando o jeito desse fórum.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2016, 13:41:49 »
Agora é que eu vi que já tem um tópico próprio para notícias científicas.
Se algum moderador quiser remover para lá, fico grata.
E desculpem pela barbeiragem, ainda estou pegando o jeito desse fórum.

Não tem problema abrir um tópico para isso. Mas como sugestão, ultimamente antes de abrir um tópico novo o que eu  faço é  uma busca e vejo se tem um tópico com título bem próximo do que estou querendo comentar  (ou repassar/colar notícia).

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2016, 13:45:49 »

Como exemplo experimente fazer a seguinte busca (no sistema de Busca do site) : [Palavra] Universo

[e marque X  em Buscar apenas nos títulos dos tópicos]

Procurar por:  Universo
   e.g. Orwell "A revolução dos bichos" -filme

Pelo usuário:
*
Ordem de busca:Opções:     Exibir resultados como mensagens

X  Buscar apenas nos títulos dos tópicos

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2016, 13:46:30 »
Mas acho que aquele tópico é especificamente para notícias científicas supimpas. Enquanto esse aqui pode ter como implicação a futura aniquilação do universo. O que só é "supimpa" por níveis bastante excepcionais de misantropia e visão de longo prazo.

Poderia estar em um eventual "notícias/assuntos de física e cosmologia até que de certa forma interessantes mas que não merecem um tópico próprio", se formos pretender ter um desses tópicos focados nisso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2016, 13:48:05 »

Você espera?

cara, nada que acontecer no universo de importante será acompanhado por humanos. Relaxe.

É que eu não quero que o Universo acabe.   :'(

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2016, 14:15:21 »

Como exemplo experimente fazer a seguinte busca (no sistema de Busca do site) : [Palavra] Universo

[e marque X  em Buscar apenas nos títulos dos tópicos]

Procurar por:  Universo
   e.g. Orwell "A revolução dos bichos" -filme

Pelo usuário:
*
Ordem de busca:Opções:     Exibir resultados como mensagens

X  Buscar apenas nos títulos dos tópicos

Obrigada pelas dicas!  :ok:

Mas acho que aquele tópico é especificamente para notícias científicas supimpas. Enquanto esse aqui pode ter como implicação a futura aniquilação do universo. O que só é "supimpa" por níveis bastante excepcionais de misantropia e visão de longo prazo.

Poderia estar em um eventual "notícias/assuntos de física e cosmologia até que de certa forma interessantes mas que não merecem um tópico próprio", se formos pretender ter um desses tópicos focados nisso.

Que venha o apocalipse!  :twisted: heheh

Mas, como disse o colega acima, não entrem em pânico, não é pra já. rs
Certamente o ser humano se extinguirá muito, muito antes de qualquer evento cósmico apocalíptico.
E, sim, acho que entender um pouquinho mais acerca do universo é sempre supimpa! rs

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!