Autor Tópico: Duvida sobre Celulas Tronco  (Lida 2660 vezes)

Offline Osias

• Nível 18
  • *
Duvida sobre Celulas Tronco
« Online: 15 de Março de 2005, 16:39:46 »
O que é que os caras tanto pesquisam sobre células tronco? Tudo que eu vejo na mídia é eles tirarem células tronco de um lugar e colocar no outro e elas fazerem tudo sozinhas.

A impressão que me dá é que todos os tratamentos são o mesmo e eu sei que não é assim.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Duvida sobre Celulas Tronco
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2005, 16:46:15 »
As células tronco tem a incrível capacidade de virar qualquer célula do corpo humano (menos as sexuais, se não me engano). Elas são importantes pois podem ser usadas para reconstituir tecidos que não se reconstituem sozinhos, como o cérebro, os nervos da coluna, etc...

Imagine coisas como curar de Diabetes fazendo que nascam novas células do Pâncreas!
Imagine coisas como recuperar um paraplégico com o religamento da coluna!
Imagine alguém sarando de Leucemia sem precisar de transplante de medula!

Mais para frente, pode ser usada para criar órgãos em laboratório para determinadas pessoas, sem o risco de rejeição. Isso não é legal?

Ela pode ser extraída da medula óssea, mas vai ser menos eficiente. Pode ser extraída de embriões com uma performance maior. Usando-se a clonagem terapêutica, pode-se conseguir células tronco de alta performance da própria pessoa!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2005, 16:59:26 »
Huh,... voce entendeu o que eu perguntei?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Duvida sobre Celulas Tronco
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2005, 17:50:39 »
Citação de: osias
Huh,... voce entendeu o que eu perguntei?

[modo brincadeira]Um "cientista de laboratório" "contrariando" "um cientista de imaginação" precisa experimentar para ele não há forma de antever do que senão ver. [/modo brincadeira]

Bem, Osias deve ser uma precaução por alguns motivos como(sob a perspectiva de um leigo):
- Se for de uma para outra pessoa, para ver se não há rejeição
- Controle do nascimento das células

Acho que uma das boas aplicações seria para o mal de Azheimer.Agora só falta uma terapia na raiz(ou melhor diretamente nos genes) para as doenças hereditárias.

Editando: quando coloquei "de imaginação" não quis louvar a paciência daqueles que ficam 23hrs num laboratório  longe de abstrações, mas me referia aos cientistas mais teóricos ,acho que o teórico tem mais liberdade e a imaginação é um meio de liberdade.

Anonymous

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Março de 2005, 18:12:38 »
O principal motivo e' o controle de multiplicaçao das celulas.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2005, 08:54:51 »
Citação de: Marco Prates
[modo brincadeira]Um "cientista de laboratório" "contrariando" "um cientista de imaginação" precisa experimentar para ele não há forma de antever do que senão ver. [/modo brincadeira]
Isso eu sei, querido, minha pergunta é "O QUE está sendo experimentado".

Eles vão ter que fazer tudinho a mesma pesquisa pra cada órgão/doença/sistema? Mesmo que seja  a mesma técnica para todas elas? Ah: eu nao acredito que seja a mesam técnica para todas, só o essencial. Por isso queria saber quais as diferenças.

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Março de 2005, 09:35:36 »

Eles vão ter que fazer tudinho a mesma pesquisa pra cada órgão/doença/sistema? Mesmo que seja  a mesma técnica para todas elas? Ah: eu nao acredito que seja a mesam técnica para todas, só o essencial. Por isso queria saber quais as diferenças.

Primeiro é necessário se estudar muito bem os mecanismos que fazem com que uma célula se diferencie formando um determinado tecido. Depois, é necessário saber como é que se pode ativar os genes específicos para que uma célula-tronco, totipotente, possa se diferenciar no tecido que se está querendo (cardíaco, nervoso, endócrino, etc). Depois, é preciso fazer os devidos testes, para ver se a coisa funciona.

A técnica em si pode ser semelhante. Da mesma forma que se pode utilizar codificação binária para fazer qualquer programa de computador, mas isso não significa que todos os programas de computador são iguais. Cada um tem suas particularidades.

Para uma célula se diferenciar em célula nervosa, é necessário um conjunto de fatores distintos do conjunto de fatores necessários para que ela se diferencie em célula cardíaca. Caso contrário, tudo seria a mesma coisa (aí seria necessário uma mão sobrenatural para guiar cada célula, mas já se descobriu que isso não é necessário, há mediadores químicos que fazem isso).

Por isso a necessidade de todos os estudos. Além disso, nem todas as células nervosas, por exemplo, são iguais. Dependendo do objetivo, é necessário condições especiais para isso.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 16 de Março de 2005, 09:37:04 »

Bom, eu não falei do potencial dessas células? O que tá sendo pesquisado é uma aplicação para elas, como fazer para usá-las para curar as tais doenças... Células-tronco é uma descoberta recente ainda...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Março de 2005, 09:53:03 »
Citação de: Atheist
Depois, é necessário saber como é que se pode ativar os genes específicos para que uma célula-tronco, totipotente, possa se diferenciar no tecido que se está querendo (cardíaco, nervoso, endócrino, etc). Depois, é preciso fazer os devidos testes, para ver se a coisa funciona.
É mais ou menos isso que imagino... Mas me parece que grande parte do trabalho é mesmo "testar a mesma técnica em outro tecido", apesar de detalhes que diferem.

Muito obrigado.

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Março de 2005, 09:55:48 »
Citação de: Atheist
Depois, é necessário saber como é que se pode ativar os genes específicos para que uma célula-tronco, totipotente, possa se diferenciar no tecido que se está querendo (cardíaco, nervoso, endócrino, etc). Depois, é preciso fazer os devidos testes, para ver se a coisa funciona.
É mais ou menos isso que imagino... Mas me parece que grande parte do trabalho é mesmo "testar a mesma técnica em outro tecido", apesar de detalhes que diferem.

Muito obrigado.

Ah, sim... Mas isso é perfeitamente normal. As técnicas vão sendo desenvolvidas e precisam ser testadas e ajustadas para servir para outros fins semelhantes de acordo com as particularidades de cada um.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2005, 18:26:26 »
Como será que funciona e como e o que é esse bioreator?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!