[modo brincadeira]Um "cientista de laboratório" "contrariando" "um cientista de imaginação" precisa experimentar para ele não há forma de antever do que senão ver. [/modo brincadeira]
Isso eu sei, querido, minha pergunta é "O QUE está sendo experimentado".
Eles vão ter que fazer tudinho a mesma pesquisa pra cada órgão/doença/sistema? Mesmo que seja a mesma técnica para todas elas? Ah: eu nao acredito que seja a mesam técnica para todas, só o essencial. Por isso queria saber quais as diferenças.
Primeiro é necessário se estudar muito bem os mecanismos que fazem com que uma célula se diferencie formando um determinado tecido. Depois, é necessário saber como é que se pode ativar os genes específicos para que uma célula-tronco, totipotente, possa se diferenciar no tecido que se está querendo (cardíaco, nervoso, endócrino, etc). Depois, é preciso fazer os devidos testes, para ver se a coisa funciona.
A técnica em si pode ser semelhante. Da mesma forma que se pode utilizar codificação binária para fazer qualquer programa de computador, mas isso não significa que todos os programas de computador são iguais. Cada um tem suas particularidades.
Para uma célula se diferenciar em célula nervosa, é necessário um conjunto de fatores distintos do conjunto de fatores necessários para que ela se diferencie em célula cardíaca. Caso contrário, tudo seria a mesma coisa (aí seria necessário uma mão sobrenatural para guiar cada célula, mas já se descobriu que isso não é necessário, há mediadores químicos que fazem isso).
Por isso a necessidade de todos os estudos. Além disso, nem todas as células nervosas, por exemplo, são iguais. Dependendo do objetivo, é necessário condições especiais para isso.