Enquete

Qual é seu gênero de leitura favorito?

Divulgação da ciência
5 (55.6%)
Filosofia
1 (11.1%)
Ensaio
1 (11.1%)
Biografia
0 (0%)
Livros técnicos
0 (0%)
Esoterismo
0 (0%)
Romance
2 (22.2%)
Novela
0 (0%)
Conto
0 (0%)
Crônica
0 (0%)
Poesia
0 (0%)

Votos Totais: 9

Autor Tópico: [Enquete] Qual é seu gênero de leitura favorito?  (Lida 1169 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
[Enquete] Qual é seu gênero de leitura favorito?
« Online: 04 de Novembro de 2016, 13:35:00 »

A minha leitura é mais focada em não ficção, apesar de eu incluir a leitura de livros de poesia, romances e contos de vez em quando. Por um período ensaios foi o meu gênero favorito (principalmente os de filosofia, sociedade e psicologia). Teve também um período que me interessei por temas esotéricos (como sincretismo religioso). Posteriormente passei a me interessar por livros de filosofia e livros técnicos de psicologia e antropologia. Atualmente estou mais interessado em divulgação da ciência (psicologia, economia, astronomia, história e genética foram os temas de minhas ultimas leituras deste gênero), o que me levou a votar neste gênero como meu gênero de leitura favorito.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:[Enquete] Qual é seu gênero de leitura favorito?
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2016, 13:47:45 »
Votei em "divulgação da ciência" nesse sentido lato que você escreveu, que também inclui história, sociologia, economia e outros temas não necessariamente de ciências naturais (mais que também os inclui).

No começo deste ano tentei retomar meu interesse por literatura ficcional mas parece que desaprendi. Fico sempre com o pensamento de que estou perdendo tempo e que poderia estar aprendendo coisas mais interessantes. Quero me livrar dessa sensação o quanto antes, pois tem muita coisa legal nesse campo que ainda quero ler.

Também pretendo retomar minha leitura sequencial da Bíblia. Parei mais ou menos na metade do Antigo Testamento anos atrás. Provavelmente eu já a li inteira em 16 anos frequentando a igreja, mas quero concluir essa leitura em sequência. E depois uma nova leitura, em ordem cronológica, dos livros do Novo Testamento.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 13:52:10 por Lakatos »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2016, 14:17:05 »
Votei em Divulgação Científica, pois é o que mais leio depois de Ficção Científica, que não está na lista e considero um gênero próprio.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2016, 15:51:54 »

A minha preferência vai para livros de História..., mas não vejo essa opção no inquérito (enquete). Julgo perceber que você integra a Historiografia na "divulgação da Ciência", é isso?

Eu sou de uma escola velha em que a História não é exatamente tida como uma ciência mas sim como uma área de conhecimento que recorre à ciência na sua elaboração, tem uma metodologia, existem até ciências históricas (nomeadamente a arqueologia, a epigrafia, etc...), mas o produto final, o bom livro de História, envolve também arte na escrita, imaginação na seleção da relevância dos eventos, apresentação de novas hipóteses, novas perspetivas e interpretações, em que a sensibilidade e intuição do historiador são fundamentais... Um leitor interessado num tema histórico específico tem pois de ler diferentes historiadores e até as fontes (na medida do possível) para elaborar a sua própria interpretação do passado. Não há laboratórios onde se possam repetir experiências... A boa História não pode deixar também de ser boa literatura, além de usar a boa ciência disponível..., mas ser só ciência parece-me algo controverso, pois a personalidade e mundividência do historiador está sempre presente, e tem de estar ... Merecia uma entrada própria no inquérito, na minha opinião pessoal...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 15:56:52 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2016, 17:24:48 »
Acho que a maior parte dessas coisas não são gêneros, mas formas.

Li mais ou menos meio a meio ficção (ficção científica, Agatha Christie, quadrinhos) e divulgação científica, com umas pitadas de história. Talvez com tudo isso se reduzindo a dois terços se considerar outras coisas que fujam disso em revistas, especialmente na Seleções/Readers Digest.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2016, 12:58:41 »
Eu considerei ficção científica como pertencente ao gênero romance. E considerei história voltada para o público leigo como divulgação da ciência.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!