Qual é seu gênero de leitura favorito?
A minha preferência vai para livros de História..., mas não vejo essa opção no inquérito (enquete). Julgo perceber que você integra a Historiografia na "divulgação da Ciência", é isso?
Eu sou de uma escola velha em que a História não é exatamente tida como uma ciência mas sim como uma área de conhecimento que recorre à ciência na sua elaboração, tem uma metodologia, existem até ciências históricas (nomeadamente a arqueologia, a epigrafia, etc...), mas o produto final, o bom livro de História, envolve também arte na escrita, imaginação na seleção da relevância dos eventos, apresentação de novas hipóteses, novas perspetivas e interpretações, em que a sensibilidade e intuição do historiador são fundamentais... Um leitor interessado num tema histórico específico tem pois de ler diferentes historiadores e até as fontes (na medida do possível) para elaborar a sua própria interpretação do passado. Não há laboratórios onde se possam repetir experiências... A boa História não pode deixar também de ser boa literatura, além de usar a boa ciência disponível..., mas ser só ciência parece-me algo controverso, pois a personalidade e mundividência do historiador está sempre presente, e tem de estar ... Merecia uma entrada própria no inquérito, na minha opinião pessoal...