https://m.youtube.com/watch?v=vzo8BAsU24o
Ele começa falando que era muito ateu, "mais ateu que Nietzsche", e depois diz que "estudou a psicologia de Jesus" e se rendeu à ele devido ao que está escrito na Bíblia.
Nunca li Augusto Cury, mas essas transformações acontecem porque essas pessoas descobrem as leis morais/naturais que existem na bíblia, porque a bíblia, entre diversos outros livros que mostram costumes antigos, tem um vasto material de estudo sobre a ciência moral. Falo aqui de leis morais no mesmo sentido que falo de leis físicas, como uma ciência que pode ser observada, testada e validada frente a um amplo e diverso conjunto de fatos.
Por exemplo
Lei do progresso. Quando um povo não progride, quando as pessoas ficam presas a costumes e crenças que não são mais condizentes com a nova organização social, acontece guerras, conflitos e catástrofes naturais obrigando uma fuga para misturar com outros povos e partilhar de novas ideias, leis e costumes. Esses choque de cultura é benéfico para os dois povos pois nasce muitas questões morais que serão importante para o bem de todos. Esse assunto é muito extenso, mas estou dando apenas um resumo bem raso.
Outro exemplo:
Lei da higiene. Se os homens se entregarem a preguiça e a irresponsabilidade, negligenciando a saúde, nasce doenças e males que os impondo meios de trata-la. Essa luta desenvolve a inteligencia e a razão, consequentemente o progresso.
Outro exemplo:
Todo excesso faz mal para os seres humanos. Isso é uma lei natural, uma lei moral que determina um limite e obriga os homens a lutar consigo mesmo contra o prazer e a dor, nascendo disso o desenvolvimento da inteligencia e da razão.
Outro exemplo:
Só há progresso se houver respeito uns pelos outros. Em qualquer lar ou sociedade só há progresso nas leis e no bem estar se existir respeito uns pelos outros.
Estou dando apenas um pequeno exemplo porque não tenho muita disposição para falar desse assunto aqui.