Eu acho que ele talvez tenha dito isso no sentido de que há diversas hipóteses, e de difícil comprovação, faltando descobrir muita coisa ainda...
Pelo menos é o significado que me vem à cabeça "naturalmente", sabendo que ele é um cientista (mesmo sendo físico)... se viesse de uma outra pessoa qualquer, no orkut, por exemplo, aí a coisa já teria um significado muito mais "literal"...
O problema é que isso só não tem esse significado literal porque eu sou uma das pessoas que gosta do assunto, tendo indo atrás e adquirindo base para entender a frase nesse sentido; para a maioria das pessoas, que de teoria da origem da vida só ouviu falar praticamente o termo "caldo primordial", e que "dele se originou a vida", isso acaba significando que não se têm idéia realmente, que é só uma divagação tão boa quanto qualquer outra "explicação" que se imagine.
Acho que é talvez problema dele estar acostumado a falar mais comumente para pessoas um pouco mais interadas nos assuntos científicos, sem tanta preocupação com como se comunicar com um público mais amplo.
... no entanto não assisti ao programa, talvez ele tenha em seguida explicitado um pouco mais, "confirmando" que não se faz idéia, ou, tomara, dando alguma noção superficial das idéias que se têm.