Autor Tópico: Por que a história da humanidade é marcada por grandes homens?  (Lida 955 vezes)

Offline 859601175

• Nível 04
  • *
Por que a história da humanidade é marcada por grandes homens?
« Online: 22 de Novembro de 2016, 02:25:02 »
E não por grandes mulheres, ou até mesmo por uma divisão equivalente. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento, verificamos que a maioria dos grandes nomes estão entre homens. Mas por que isso? Excluindo um ou outra exceção, é possível sim destacar que a diferença entre um gênero e outro é gritante, no que diz respeito às contribuições e reconhecimento de cada um.

Não acho que é apenas pura coincidência. Também não creio que seja um fator biológico que condiz isso, mas é mais provável que seja social.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Por que a história da humanidade é marcada por grandes homens?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2016, 06:44:03 »
E não por grandes mulheres, ou até mesmo por uma divisão equivalente. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento, verificamos que a maioria dos grandes nomes estão entre homens. Mas por que isso? Excluindo um ou outra exceção, é possível sim destacar que a diferença entre um gênero e outro é gritante, no que diz respeito às contribuições e reconhecimento de cada um.

Não acho que é apenas pura coincidência. Também não creio que seja um fator biológico que condiz isso, mas é mais provável que seja social.

Mulheres só muito recentemente, em termos históricos, tiveram acesso à educação e condições socio econômicas para se destacarem no campo da ciência, por isso existem tão poucas de destaque.
"Deus prefere os ateus"

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:16:50 »
Acho que foi o Buckaroo Banzai que postou um estudo que mostra que o motivo de o nível de jogadores de xadrez (por óbvio, um esporte que não privilegia as diferenças do dimorfismo (de estrutura física) entre os sexos) do sexo masculino ser mais alto que de jogadoras se deve ao número maior de praticantes homens.

Creio que o mesmo se aplica à questão desse tópico. E os motivos de terem menos mulheres fazendo ciência, etc se devem provavelmente ao que o Fabrício falou.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2016, 13:53:43 »
Muitas vezes os grandes feitos tinham/têm a colaboração direta de mulheres por trás, e isso não é reconhecido, assim como aconteceu com Rosalind Franklin, e como ocorre muito com qualquer pessoa em centros de pesquisas acadêmicas, que contribuem na maior parte dos projetos/pesquisas e não tem reconhecimento.

Esses dias o Obama concedeu uma medalha à Margaret Hamilton, que criou o software da Apollo. Pelo menos ela ainda estava viva para receber.

https://www.nasa.gov/feature/margaret-hamilton-apollo-software-engineer-awarded-presidential-medal-of-freedom

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientista-que-criou-software-da-apollo-recebe-mais-alta-honraria-dos-eua-20526004

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2016, 14:04:15 »
E não por grandes mulheres,...

Para além do antigo peso da maternidade, as grandes mulheres só eram protagonistas na História quando os homens o permitiam..., e também não havia historiadoras..., e os guerreiros detinham um papel muito maior na História..., e as mulheres só acediam à cultura quando os homens o admitiam... Os trunfos estavam todos nas mãos dos homens... Com o tempo, os homens tornaram-se muito mais "generosos" com as mulheres...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2016, 14:11:43 »
Por que a maioria dos grandes vultos do período colonial brasileiro foram homens brancos portugueses ou descendentes de portugueses e não negros ou descendentes de africanos?

Por que todos os donatários de capitanias hereditárias foram homens brancos portugueses e não negros africanos ou índios?

Não sei a resposta... mas fica no ar essa questão intrigante.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2016, 14:53:00 »
Por que a maioria dos grandes vultos do período colonial brasileiro foram homens brancos portugueses ou descendentes de portugueses e não negros ou descendentes de africanos?

Por que todos os donatários de capitanias hereditárias foram homens brancos portugueses e não negros africanos ou índios?

Não sei a resposta... mas fica no ar essa questão intrigante.

Em virtude do "Marte Lusitano"... cavaleiros e escudeiros dificilmente eram negros africanos ou índios...
« Última modificação: 24 de Novembro de 2016, 15:12:47 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:17:21 »
Geralmente os historiadores destacam as mulheres quando elas realizam grandes feitos em áreas tradicionalmentes masculinas, como a guerra ou a política.

Boadicea, Bartori, Joana D'arc, Catarina de medicina, uma ou outra rainha mãe de qualquer grande império.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:51:17 »
Geralmente os historiadores destacam as mulheres quando elas realizam grandes feitos em áreas tradicionalmentes masculinas, como a guerra ou a política.

E como realizar "grandes feitos" em áreas tradicionalmente femininas?  :?

http://gazetarussa.com.br/sociedade/2014/09/15/filhos_a_historia_do_incentivo_a_natalidade_no_pais_27375... :idea: mãe heróina soviética mais de 10 filhos... :oba:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:54:48 »

Em virtude do "Marte Lusitano"... cavaleiros e escudeiros dificilmente eram negros africanos ou índios...

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

E raramente eram mulheres.

Talvez aí esteja a pista para a solução do "enigma".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:55:32 »

E como realizar "grandes feitos" em áreas tradicionalmente femininas?  :?

http://gazetarussa.com.br/sociedade/2014/09/15/filhos_a_historia_do_incentivo_a_natalidade_no_pais_27375... :idea: mãe heróina soviética mais de 10 filhos... :oba:

Mais uma pista para a solução deste enigma.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:53:56 »
E não por grandes mulheres...

Quando li o título, a questão "Porque a história da humanidade é marcada por grandes homens" pareceu-me deveras interessante e controversa, não sendo de resposta fácil e sendo até possível objetar ou não, mas sempre abrindo caminhos de reflexão.... Só que logo fiquei "desiludido" quando depois vi que afinal você apenas estava a contrapor grandes homens a grande mulheres e não a levantar a questão do papel de grandes homens ou mulheres (homens no sentido de humanos) na História (o que realmente aconteceu) e na história (o que é relatado pela historiografia)...

Offline 859601175

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2016, 07:10:09 »
Quando li o título, a questão "Porque a história da humanidade é marcada por grandes homens" pareceu-me deveras interessante e controversa, não sendo de resposta fácil e sendo até possível objetar ou não, mas sempre abrindo caminhos de reflexão.... Só que logo fiquei "desiludido" quando depois vi que afinal você apenas estava a contrapor grandes homens a grande mulheres e não a levantar a questão do papel de grandes homens ou mulheres (homens no sentido de humanos) na História (o que realmente aconteceu) e na história (o que é relatado pela historiografia)...
Caso desejar, também podes comentar segundo essa ótica, embora eu não tenha especificado neste sentido que você apontou.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2016, 09:28:47 »

Eu acho que o fator é biológico sim - a gravidez, e determinante para o fator social. Até bem pouco tempo o principal papel da mulher era a reprodução, o que requer atenção quase exclusiva por um longo tempo. Dependendo das circunstâncias e da expectativa de vida, pela vida toda. Minha avó materna teve doze filhos vivos, a paterna quatorze. Se casaram cedo e passaram a maior parte da vida cuidando dos filhos e isso, porque eram todos saudáveis. Só tiveram descanso porque viveram muito. Já as filhas delas tiveram quatro, três, dois, um ou nenhum filho. É uma mudança drástica. Não por acaso o papel da mulher mudou drasticamente, principalmente, nas últimas seis, sete décadas. E não por acaso há mais mulheres de destaque nesse período do que em toda a história. Mesmo com essas mudanças, o cuidado com os filhos continuou sendo quase exclusivamente da mulher. Só recentemente isso vem mudando. Se for uma tendência, talvez as próximas décadas sejam surpreendentes.

E não por grandes mulheres,...

Para além do antigo peso da maternidade, as grandes mulheres só eram protagonistas na História quando os homens o permitiam..., e também não havia historiadoras..., e os guerreiros detinham um papel muito maior na História..., e as mulheres só acediam à cultura quando os homens o admitiam... Os trunfos estavam todos nas mãos dos homens... Com o tempo, os homens tornaram-se muito mais "generosos" com as mulheres...

Discordo. Não acho que os homens permitiram, deixaram de permitir ou foram "generosos", mas sim as circunstâncias.       

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!