E não por grandes mulheres, ou até mesmo por uma divisão equivalente. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento, verificamos que a maioria dos grandes nomes estão entre homens. Mas por que isso? Excluindo um ou outra exceção, é possível sim destacar que a diferença entre um gênero e outro é gritante, no que diz respeito às contribuições e reconhecimento de cada um.
Não acho que é apenas pura coincidência. Também não creio que seja um fator biológico que condiz isso, mas é mais provável que seja social.
Eu acho que o fator é biológico sim - a gravidez, e determinante para o fator social. Até bem pouco tempo o principal papel da mulher era a reprodução, o que requer atenção quase exclusiva por um longo tempo. Dependendo das circunstâncias e da expectativa de vida, pela vida toda. Minha avó materna teve doze filhos vivos, a paterna quatorze. Se casaram cedo e passaram a maior parte da vida cuidando dos filhos e isso, porque eram todos saudáveis. Só tiveram descanso porque viveram muito. Já as filhas delas tiveram quatro, três, dois, um ou nenhum filho. É uma mudança drástica. Não por acaso o papel da mulher mudou drasticamente, principalmente, nas últimas seis, sete décadas. E não por acaso há mais mulheres de destaque nesse período do que em toda a história. Mesmo com essas mudanças, o cuidado com os filhos continuou sendo quase exclusivamente da mulher. Só recentemente isso vem mudando. Se for uma tendência, talvez as próximas décadas sejam surpreendentes.
E não por grandes mulheres,...
Para além do antigo peso da maternidade, as grandes mulheres só eram protagonistas na História quando os homens o permitiam..., e também não havia historiadoras..., e os guerreiros detinham um papel muito maior na História..., e as mulheres só acediam à cultura quando os homens o admitiam... Os trunfos estavam todos nas mãos dos homens... Com o tempo, os homens tornaram-se muito mais "generosos" com as mulheres...
Discordo. Não acho que os homens permitiram, deixaram de permitir ou foram "generosos", mas sim as circunstâncias.