Será que podemos dizer que Fidel foi bem menos sujo que os outros ditadores?
Na perspectiva da perpetuação do poder, Castro é um exemplo de sucesso, um novo monarca e provável iniciador de uma nova linha familiar de sucessão.
Um exemplo de sucesso deve estar ligado a tornar um país produtivo e moderno. O sucesso socioeconómico é fundamental e não a mera perpetuação do poder ou no poder... Doutro modo, todos os ditadores que morreram sem terem sido derrubados são um exemplo de sucesso, o que é no mínimo controverso...
Fidel Castro é só mais um caudilho comunista que se vai. Assim como muitos caudilhos direitistas que já tiveram por aqui e em outros países da América Latina.
O Brasil, por exemplo, já teve ditadura de direita e não mudou nada socialmente falando, apenas foi maquiado com o "milagre econômico".
No fim das contas, na América Latina, não importa se é ditadura satélite da ex-URSS ou dos EUA, desenvolvimento fracassou (mesmo que tenha alguma coisa ou outra que pareça melhor) não se fixou por aqui.
Então nem direita nem esquerda tem moral pra reclamar do outro lado sobre
resultados econômicos-sociais duradouros. Tanto América Latina mais a direita (México, Brasil, Argentina, etc) como
Raul Castro já faz algum tempo parecia disposto a fazer aberturas em Cuba, já tinha feito medidas como
acabar com salário igual (onde um garçom ganhava mesmo tanto que um engenheiro por exemplo),
liberar venda de produtos eletrônicos, etc. Pode não parecer mudanças muitos grandes pra alguns mas pode ser um começo.
O que muda? Quem sabe Cuba vai virar mais um país do Caribe com resorts, cassinos, etc? Esperar pra saber.
____________
http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/07/080718_cuba_terrasrg.shtmlCuba amplia terras privadas para produzir mais Caminhão passa ao lado de bandeira em Cuba
Maior parte das terras em Cuba é de propriedade estatal
O presidente de Cuba, Raúl Castro, assinou um decreto em que autoriza que terras pertencentes ao Estado sejam transferidas para a iniciativa privada, em um esforço para aumentar a produção agropecuária do país.