O poder da internet para alavancar o desenvolvimento da carreira ainda é subestimado? Bill Gates já disse: "Em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios". Ele poderia ter ido mais além e ter dito: "Em alguns anos, vão existir dois tipos de profissionais: os que usam o poder da internet para benefício da carreira e os que estão fora da carreira". Apesar disso, vejam o caso da Riachuelo, a terceira maior loja de vestuário do Brasil. Diferentemente da C & A e da Renner, ela ainda não tem uma loja on-line sequer. E vocês devem conhecer histórias de profissionais autônomos, como dentistas ou personal trainers, que fingem que a internet não existe ou não usam todo o seu poder de alavancagem do marketing e do networking na internet.
Num futuro indefinido, dentre aqueles que vendem um produto ou serviço próprio, fazer marketing na internet não será mais uma opção, mas sim uma obrigação. E aqueles que têm empregadores também poderão fazer isso, pois não conheço patrão ou proprietário de negócio que não gosta de empregado que faz chover clientes.
Ter um espaço na web que converte visitantes em clientes, entender as métricas de tráfego oriundo da internet, etc… Em algum dia, tudo isso será obrigatório para qualquer profissional com visão ampla de desenvolvimento da carreira. Atualmente, fazer propaganda e publicidade na web não é caro. Muitas mídias e redes sociais (YouTube, Facebook, etc.) não cobram nada por publicação do seu conteúdo e oferecem boas oportunidades de viralização do mesmo. A propaganda pay-per-click oferece oportunidade de tráfego direcionado para um site cobrando centavos por clique (falo das palavras-chaves não muito disputadas nos leilões de links patrocinados). Uma pessoa que tem uma mercadoria de 100 reais para vender pode precisar de apenas algumas dezenas de reais para fazer uma venda usando uma ferramenta como Google Adwords, YouTube Adwords, Facebook Ads, Bing Ads, UOL Cliques, etc.
E, vocês, o que acham? Já usam todo o potencial da internet no desenvolvimento de suas carreiras? E o que acham acerca do que outras pessoas fazem sobre isso?