Minha área de atuação é o Direito. Sou um cupinzinho que rói uma parte muito, muito específica do Direito, e portanto, não atuo muito no dia a dia das questões legais decorrentes de tratamentos médicos / holísticos ou assemelhados que misturam teorias de conspiração, crendices e estelionato puro. Mas essa notícia me chamou a atenção. No link, a matéria completa. Talvez os colegas da área possam comentar melhor.
http://www.uol/esporte/especiais/o-sofrimento-e-a-falsa-cura-de-gaucho.htm#mulher-lamenta-saudade-medico-e-clinica-nao-comentam-caso"Na época ele estava com uns 48 anos, morreu aos 52. Quando descobrimos o câncer ele tinha 45. Eu dizia para ele: você está vivo cara, vamos agradecer aos céus! Mas ele não se conformava. Dizia, ?eu vou me curar, você vai ver só." Aí veio uma médica que a gente conhecia lá em Goiânia, com o papo desse médico no Paraguai... Quando a gente está desesperado, não questiona tanto as coisas.
Ela dizia que o cara tinha a cura do câncer. Quando ouviu a história, o Gaúcho ficou muito animado. Fazia anos que não via ele empolgado daquele jeito. Fez contado com o médico em Ciudad Del Leste e começou a organizar a ida para lá.
O Gaúcho ficava louco com todo mundo que falava contra a ideia de ir fazer o tratamento no Paraguai. As pessoas começaram a falar para eu não deixar, tentei convencer ele a não ir, mas não adiantou. Ele estava decidido e a única coisa que eu podia fazer era ir junto, não podia deixar ele sozinho.
Pegamos as meninas e fomos de carro até lá. Já na chegada achei estranho: era uma clínica geriátrica, dizia a placa. Um prédio baixinho de escritórios, dentro de um condomínio residencial, não me inspirou confiança. Não parecia algo de primeiro mundo, revolucionário. Mas como ele estava empolgado, não falei nada. Entramos e não havia outros pacientes."
A "capivara" do "médico":
"Em outro texto, Basso explica por que elegeu o Paraguai para montar a clínica: a liberdade de atuação para praticar a medicina que julga necessária. Em 2001, Décio Basso foi condenado a 22 anos de prisão no Brasil, por mandar sequestrar a filha de um médico que investigava denúncias contra ele no conselho de medicina. Ficou sete anos na cadeia, perdeu a licença para praticar medicina no Brasil e mudou-se para o Paraguai."