Esse tópico é para postar documentários interessantes.
Minha primeira contribuição é um filme produzido pelo historiador Tom Holland. Uma investigação sobre as verdadeiras origens do Islã. A evidência história ( ou sua ausência ) sugere alguma conclusões surpreendentes. Pelo menos o foram para mim.
Pelo fato do Islã ter surgido em plena luz da História, é uma informação tida como dada que suas origens e a forma como se desenvolveu sejam bastante conhecidas. Inclusive é atribuído papel primordial a religião de Maomé na avassaladora expansão árabe.
Tom Holland demonstra que não. Quase nada se sabe sobre a origem do Islã ou sobre o profeta: há evidências de que Meca, se existiu, não era onde está hoje a cidade de Meca, que os árabes não oravam voltados para a meca e os primeiros relatos de judeus e cristãos não fazem nenhuma referência ao Islã ou até mesmo ao profeta.
Eu mesmo postei aqui um longo discurso do Califa que conquistou Jerusalém, mas ao ver este documentário estou inclinado a pensar que tal discurso jamais existiu, sendo um acrescimo muito tempo depois.
Mas chega de spoiler, vamos ao documentário.