O assunto desse tópico é a dinâmica social de grupos humanos, ou seja, como as pessoas se comportam quando em grupo, como se dá a determinação do status, como a busca ou defesa do status influenciam e explicam determinados comportamentos, tais como o bullying, e muitas outras coisas. Os foristas fiquem à vontade para trazer qualquer assunto ou discussão correlata.
Não tenho fontes específicas para citar, porque me baseei em diversas leituras, experiências pessoais (pessoal mesmo e na internet) e também em filmes e séries que assisti.

Alguns padrões:
- Quando em grupo, quase todas as ações dos indivíduos são no sentido de preservar os valores e/ou a coesão do mesmo. Quase tudo pode ser explicado por isso.
- Quem sair da norma, ou não estiver adequadamente 'assimilado' dentro dos valores dominantes do grupo, sofrerá sanções sociais (será malhado, trollado, sofrerá bullying) até se adequar às 'normas' ou sair do grupo.
- A maior parte do bullying é praticado por pessoas da escala intermediária (média ou média-baixa) em status do grupo, contra as pessoas consideradas abaixo delas. Quase nunca são praticados pelos que estão no topo.
Explicação: o bullying é feito porque seus praticantes acham divertido, porque se sentem bem fazendo. Mas a psicologia subjacente a isso é a tentativa de elevar ou defender o próprio status: o ritual de bullying é feito para colocar as vítimas no seu devido lugar (inferior) e elevar o status dos praticantes em comparação e para aumentar a coesão dos participantes ao terem um "inimigo" comum. Como as classes intermediárias são as mais incertas de seu status no grupo, são as que mais recorrem ao bullying na tentativa de mostrarem status. As classes superiores não têm essa necessidade.
Nota: as estatísticas mostram que a maioria dos associados ao partido nazista vinha da classe média-baixa (não da baixa nem da alta), e a maioria dos praticantes ostensivos de racismo são brancos pobres.
Nota: vemos isso também em filmes, onde os estridentes, fanfarrões e agressivos "classe média" do grupo (seja uma high school, uma máfia, uma empresa) contrastam com a "elegância", calma e postura
nonchalant dos tops.
- A inveja dentro de um grupo ocorre apenas entre pessoas próximas. Em uma empresa (por exemplo), o faxineiro nunca inveja o presidente: quem o inveja é o vice-presidente. A inveja é um mecanismo psicológico para monitorar o status e valor do indivíduo, em um grupo, relativo aos demais, e só é ativada contra pessoas próximas em status (seus 'concorrentes' diretos).
- O bullying e a inveja costumam ser "desencadeados" por comportamentos ou posturas 'audaciosas' ou 'pretensiosas' dos"inferiores" (na visão dos "superiores"), não-condizentes com a sua posição social "correta". A inveja e o bullying (em suas diversas formas, desde as mais agressivas até as mais sutis) são feitos na tentativa de recolocá-lo em seu lugar.
Fica o assunto para discussão.