"Na preparação dos medicamentos homeopáticos são utilizadas substâncias e produtos provenientes dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal."Fabricio: e de onde mais eles poderiam vir... os medicamentos alopáticos também têm que vir da natureza...
"É uma forma de tratamento que contempla a totalidade do ser humano e não apenas as doenças isoladamente"Fabricio: papo pseudofilosófico... um bom médico também vai ter uma visão "total" do paciente...
"É um tratamento menos agressivo, que atua através de estímulo energético e não por efeito químico de drogas."Fabricio: O que é estímulo energético? Pergunta este ingênuo cético..
"O custo do tratamento é muito menor, quando comparado aos esquemas terapêuticos convencionais. Fabricio: será... cobrar R$ 13 por um vidrinho de 150ml de água não é muito econômico. Na verdade é a água mais cara do mundo!
" A consulta homeopática, por abordar questões relativas à vida inteira do paciente, é mais humanizada que a grande maioria das consultas com especialistas."Fabricio: repito, bons médicos também levam em conta o histórico do paciente, seu estado psicológico etc... Mas se eu estou com uma dor no dente não vou querer ficar contando histórias da minha infância.
"A Homeopatia pode se propor a tratar qualquer doença, embora nem todos os doentes se beneficiem integralmente com o tratamento."Fabricio: Olha só a irresponsabilidade de se afirmar isso publicamente... "qualquer doença"!!! É quase falar que é um remédio milagroso!
"A Homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo CFM e pela AMB e os médicos, para obterem o título de especialista, devem se submeter à prova do Título da Associação Médica Homeopática Brasileira, filiada à Associação Médica Brasileira."Fabricio: até hoje não consigo acreditar nisso..
Mas agora até astrólogia é reconhecida!
"O medicamento homeopático deve ser bem indicado por um médico que esteja habilitado e que possa acompanhar a evolução de seus pacientes. "Fabricio: Mentira. Tem sim. Por exemplo o meu pai estava se sentindo mau e indicaram um médico homeopata. Ele começou a tomar as gotinhas no mesmo dia... no dia seguinte ele foi para no hospital. A médica de lá falou que ele estava prestes a ter um infarte e que foi irresponsabilidade do médico homeopata de não ter dado um remédio realmente adequado (alopático). Se as pessoas deixam de procurar a medicina "tradicional" e a trocam por medicina "alternativas" elas podem estar correndo risco de vida... e isso pra mim, já é um tipo de contra indicação!
"Não existe limitação de idade para o tratamento homeopático"Fabricio: Lógico. Qualquer pessoas pode tomar água..
"Homeopatia é uma especialidade médica que trata os pacientes visando à sua totalidade sintomática e que usa a energia dos medicamentos homeopáticos pela Lei dos Semelhantes, para reequilibrar a energia vital dos indivíduos."Fabricio: o ingênuo cético aqui pergunta novamente... o que é "energia dos medicamentos" e "energia vital"... não quero definições, pois isso já tenho, o que peço são evidências sólidas de que essas coisas existam!
"A cânfora.... pode ser usada como antídoto para os efeitos indesejáveis do medicamento homeopático que surgem em pacientes hipersensíveis."Fabricio: Ué... então existe sim contra indicação...
Isso não é uma contradição?
"Em princípio, o tratamento homeopático, que visa ao equilíbrio do indivíduo como um todo, dispensa o uso de outros medicamentos, sejam alopáticos ou homeopáticos"Fabricio: Olha de novo a irresponsabilidade de se afirmar isso publicamente. Foi exatamente isso que quase matou o meu pai!!!!
"A Homeopatia já é uma especialidade médica. Os médicos homeopatas que já são especialistas em determinada área deveriam fazer uma abordagem integral de seus pacientes, dentro de suas especialidades, e prescrever um medicamento único, que contemple a totalidade de seus sintomas."Fabricio: Esse é o Santo Graal da medicina... um único remédio para tudo, sem contra indicações...quase mágico...mas infelizmente isso ainda não existe!
"A Homeopatia entende que o indivíduo tem uma doença única, que apenas muda de nome durante sua vida."Fabricio: Por essa "lógica" a catapora que tive quando criança é a mesma doença que tive recentemente: cancer de pele! Ora vamos... isso é absurdo! Pelos menos, sem se apresentar evidencias sérias...
"A Homeopatia visa à cura tanto das doenças agudas como das doenças crônicas. Sendo uma proposta terapêutica que visa manter o indivíduo num estado de saúde estável, dessa forma é também um tratamento preventivo. "Fabricio: Façamos o teste: ano que vem, não vamos vacinar as crianças contra a polio, vamos dar homeopatia como prevenção e ver no que vai dar!
"Do ponto de vista da Doutrina Homeopática, que diz que devemos prescrever um único medicamento homeopático individualizado para cada paciente..."Fabricio: Doutrina? Que dizer que os médicos homeopátas não podem fazer criticas às premissas já estabelecidas pela homeopatia...uhhh...tá me cheirando a dogmatismo...
"Em geral os indivíduos..não são muito sensíveis a uma única dose de medicamento homeopático. Nos casos de ingestão acidental de uma grande quantidade de medicamento homeopático, a melhor conduta é a observação. Se surgirem sintomas relevantes, no caso de indivíduos hipersensíveis, esses sintomas podem ser antidotados por inalação de um produto que contenha cânfora ou pelo medicamento com o qual o paciente normalmente é medicado. "Fabricio: ah ah ah overdose de água!
"As pessoas deveriam ter como norma de vida a busca do equilíbrio em tudo. Dessa forma, tudo o que é ingerido, sejam alimentos ou bebidas, se for feito de uma forma parcimoniosa, tudo é permitido: a virtude da temperança."Fabricio: Bonito isso...quase chorei..
"O que chamamos de tintura-mãe ou matriz de cada medicamento contém a substância ou produto que lhe deu origem. À medida em que o medicamento sofre o processo de dinamização (diluição + sucussão), vão desaparecendo as moléculas e ficando apenas a energia da substância impressa nas moléculas de água e álcool"Fabricio: Nunca vou encontrado a chamada "memória da água" que é o esteio de sustentação da homeopatia. E é um absurdo falar "À medida em que o medicamento sofre o processo de dinamização vão desaparecendo as moléculas e ficando apenas a energia da substância"... é um assalto, ao meu ver, à química!
. [/quote][/quote]