Tópico de utilidade pública.
Podemos discutir todas as formas possíveis de se orientar, no caso de nós nos encontrarmos perdidos (na floresta, deserto ou no mar)
e não dispormos de nenhum mapa, GPS, bússola, sextante ou outro artefato para orientação.
Devemos usar o sol, as estrelas e a lua como referência.
O Sol nasce no lado leste e se põe no lado oeste.
Se eu estiver de frente para o sol pela manhã, na minha frente será o leste, atrás será o oeste, o lado esquerdo será o norte e,
então o meu lado direito será o sul.
Se for à tarde, então estarei de frente para o sol no oeste. Então o seu lado esquerdo será o sul, o lado direito será
o norte e nas minhas costas estará o leste.
Como o sol se encontra no meio do horizonte ao meio-dia, determinar a direção nessa hora fica mais difícil.
Quando se diz que o Sol nasce no lado leste, ele não nasce exatamente no ponto cardeal leste, pois muda de posição todo dia.
Dependendo da época do ano a diferença, entre o nascente (ponto onde o Sol nasceu) e o leste verdadeiro é grande.
Então essa técnica de orientação não é de grande aproximação.
Um método mais preciso consiste em usar uma vareta espetada no chão:
- Espetar uma vareta suficientemente comprida no solo.
- Usar uma pedra ou outro objeto pontudo e marcar a ponta da sombra da vareta no chão. Como as sombras se movem do oeste para o leste durante
o dia, esse primeiro ponto significa o oeste.
- Esperar aproximadamente 15 minutos, para em seguida marcar o local onde a sombra da vareta se moveu. Agora, deve haver duas marcas no
chão: a primeira representa o oeste, e a segunda, o leste. Ao traçar uma linha entre os dois pontos, podemos determinar uma linha leste-oeste.
A partir daí, basta desenhar a linha norte-sul a partir de um ângulo de 90º da linha leste-oeste.
Podemos fazer uso do relógio:
No Hemisfério Norte:
-apontar o ponteiro da hora para o sol.
-ao segurar o relógio no lugar, imaginar um ângulo formado pelo ponteiro da hora e uma linha do 12 até o centro do relógio.
-Tracar uma linha imaginária dividindo esse ângulo ao meio. Essa linha aponta para o sul. Durante o horário de verão, crie o
ângulo a partir do 1, e não do 12.
No Hemisfério Sul:
- apontar o 12 para o sol.
- Formar um ângulo imaginário entre o ponteiro da hora e uma linha do 12 ao centro do relógio. A linha que divide esse ângulo ao meio aponta para o norte.
Esses métodos (assim que o uso da bussóla) funcionariam mal em regiões polares
Estrelas:
No hemisfério norte, Polaris é a estrela do Norte, que indica o Norte verdadeiro, enquanto no hemisfério sul, a constelação Cruzeiro do Sul indica a direção Sul.
Lua:
Uma lua crescente ou minguante permite oferecer algumas direções gerais.
Se a lua nascer antes do pôr-do-sol, a face clara estará no oeste. Se ela nascer depois da meia-noite, a face leste será iluminada.
Observações das folhas e musgos podem fornecer alguns índices (esse método é todavia pouco preciso). O musgo costuma crescer mais no lado da árvore virado ao norte, porque é geralmente mais escuro e úmido.
A folhagem das árvores é mais abundante no lado ensolarado (o sul no hemisfério norte e o norte no hemisfério sul).