Uma equipe de cientistas, liderada por Peter Engels, da Washington State University (WSU), esfriou átomos de rubídio a uma temperatura pouco acima do zero absoluto (perto de -273ºC), gerando o que é conhecido como Condensado de Bose-Einstein...
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/04/20/cientistas-criam-objeto-com-massa-negativa-que-desafia-as-leis-da-fisica.htm
Não consegui colar a reportagem, o UOL não deixa.
Alguém bem mais esperto para comentar??
Cientistas criam objeto com 'massa negativa', que desafia as leis da Física(
http://www.bbc.co.uk/portuguese) 20/04/2017 08h57
Pesquisadores esfriaram átomos de rubídio
Físicos criaram um fluido com "massa negativa", que acelera em direção a você quando empurrado.
A descoberta desafia a Segunda Lei de Newton, conhecida como o Princípio Fundamental da Dinâmica, que diz que quando empurrado, o objeto se acelera na mesma direção que a força aplicada nele.
Mas em teoria, matéria pode ter massa negativa, da mesma forma que uma carga elétrica pode ser positiva ou negativa.
O fenômeno foi descrito na publicação científica Physical Review Letters.
Uma equipe de cientistas, liderada por Peter Engels, da Washington State University (WSU), esfriou átomos de rubídio a uma temperatura pouco acima do zero absoluto (perto de -273ºC), gerando o que é conhecido como Condensado de Bose-Einstein.
Nesse estado da matéria, as partículas se comportam como ondas, se movem de forma extremamente lenta, conforme previsto pela mecânica quântica.
Elas também se sincronizam e se movimentam juntas no que é conhecido como superfluido, que flui sem perder energia.
Para criar as condições para a massa negativa, os pesquisadores usaram lasers para capturar os átomos de rubídio e empurrá-los para frente e para trás, mudando a forma como eles giram.
Quando os átomos foram liberados da "armadilha do laser", eles se expandiram, revelando massa negativa.
25/04/2017 Cientistas criam objeto com 'massa negativa', que desafia as leis da Física Notícias Ciência
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimasnoticias/bbc/2017/04/20/cientistascriamobjetocommassanegativaquedesafiaasleisdafisica.htm 2/3
"Com massa negativa, se você empurrar alguma coisa, ela acelera em sua direção", disse o coautor Michael Forbes, professor-assistente de Física da WSU.
"Parece que o rubídio se choca contra uma parede invisível".
A técnica poderia ser usada para entender melhor o fenômeno, dizem os pesquisadores.
"Primeiramente, nos chamou atenção o controle que temos sobre a natureza da massa negativa, sem quaisquer complicações", diz Forbes.
Esse controle também fornece aos pesquisadores uma ferramenta para explorar as possíveis relações entre massa negativa e fenômenos observados no cosmos, como estrelas de nêutrons, buracos negros e energia escura.