Autor Tópico: Qual será a utilidade futura do médico?  (Lida 429 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Qual será a utilidade futura do médico?
« Online: 14 de Maio de 2017, 22:27:49 »
This Robot Completes a 2-Hour Brain Surgery Procedure in Just 2.5 Minutes
https://futurism.com/this-robot-completes-2-hour-brain-surgery-procedure-just-25-minutes/

Será que os cirurgiões serão substituídos por máquinas? Qual é o futuro do médico?

Um bom caso é a oftamologia. O médico faz perguntas e aperta botões num equipamento sofisticadíssimo que faz exames, cortes precisos com laser e outras microcirurgias impossíveis de serem realizadas por mãos humanas. Num futuro próximo paramédicos especializados e treinados pelos fabricantes desses equipamentos irão substituir os médicos e todos seus procedimentos antiquados que dependem de habilidade manual e de memória. O famoso "exame de vista para óculos" já saiu do consultório para as óticas. Cirurgias de miopia vão seguir o mesmo caminho?

Outro caso é a ortopedia. Além de receitar anti-inflamatórios, interpretar raios X e recomendar fisioterapia; o que um ortopedista faz que não possa ser executado por uma máquina?

O médico vai assumir o papel de um curandeiro que aperta botões?

Claro que essa abordagem é simplista e míope. O objetivo é lançar o debate.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Qual será a utilidade futura do médico?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2017, 22:39:43 »
A função do médico é medicar. Acho que a medicosidade e o mediquismo, enquanto utopias, sempre existirão. Médicos sempre haverão.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual será a utilidade futura do médico?
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2017, 23:02:14 »
Vi um vídeo, possivelmente do Vox, mas talvez outro canal, que dizia que no futuro a robotização deve ser favorável a uma maior demanda de empregos "femininos", com mais enfoque em interação pessoal "humana", algo em que as mulheres estereotípicamente são mais aptas, talvez até com algum fundamento mais inato/instintivo.

Como são os robôs em termos de capacidade de diagnóstico?

Talvez eles sejam melhores que os médicos em escolher a melhor opção de tratamento, já que humanos são vítimas de uns vieses cognitivos idiotas, como preferir operação cirúrgica a medicação se houver muita variedade de medicação que daria conta do problema.

Acho que por um bom tempo conseguirão ainda se colocar como "supervisores" dos processos todos, meio que "engenheiros de saúde e reabilitação física" ou algo assim. Mas é também capaz de acabarem tendo que pleitear alguma proteção de mercado contra as máquinas, tal como os motoristas possivelmente farão mais imediatamente, e que já fazem entre si.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!