Desde milênios que xamãs, oráculos, profetas e místicos se serviam das experiências oníricas e transes como fonte de inspiração, sabedoria e religiosidade. Até mesmo Sócrates, pai da filosofia, se dizia guiado por seu Daemon para questionar os dogmas de sua época e inspirar o pensamento crítico. A influência do Espiritual não se restringe aos tempos antigos - Fernando Pessoa, da mesma forma, se servia de seus "dons" para a escrita e poesia. A tabela periódica foi recebida por Mendeleev em um sonho revelador. A canção Yesterday foi soprada nos ouvidos de McCartney em um sonho. Watson concebeu o formato de dupla hélice de DNA em um sonho.
Se há algo de experiência direta e pessoal, acessível a todos, e que parece estar intrinsecamente ligada com a origem e o desenvolvimento da espiritualidade humana, imagino que seja O Sonhar.
Sonhando, o homem adentra uma realidade abstrata atemporal onde se vê contatando ancestrais, encontrando criaturas imateriais, explorando reinos desconhecidos e recebendo intuições e ensinamentos do "Além". Não há passado, presente ou futuro, nem lógica ou matéria densa, mas, ao invés disso, um mergulho transcendental num oceano de conexões e informação.
Se abrirmos o Evangelho de Mateus, que nos conta a história de Jesus, e lermos apenas suas primeiras páginas, encontramos logo de início uns cinco sonhos, por meio dos quais acontecem as comunicações entre o mundo humano e o supra-humano - profecias, anjos, vozes e intuições são reveladas.
O valor do sonho é universal na religiosidade humana. O Kardecismo, uma religião "moderna", lhe confere lugar especial, tratando dele como a "liberdade da alma no sono do corpo", mas desde milênios atrás monges tibetanos já se serviam do que é hoje chamado de "projeção" ou "desdobramento" em seu mi-lam bardo ("Yoga dos Sonhos"), por meio do qual exploravam o reino do além e se preparavam para o que acreditavam ser a vida no além-túmulo.
Seria, o "mundo Espiritual", o Reino dos Sonhos? Por que a ligação fundamental entre o onírico e o espiritual? Por que o valor do sonhar atravessa toda a religiosidade humana? Gostaria de saber a compreensão dos ateus e céticos a respeito.
Que as rosas floresçam em vossa cruz!