Autor Tópico: Meu blog cético  (Lida 2675 vezes)

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
Meu blog cético
« Online: 14 de Setembro de 2005, 14:12:59 »
Olá a todos,

Estou lançando na rede o meu blog, onde na medida do possível,
vou comentar as notícias da minha cidade e do mundo sob um ponto de vista cético, humanísta...mas antes de tudo pessoal..

No início desse trabalho tive o prazer de contar com a participação do Leonardo Stern, secretário do Inter Psi, grupo que estuda cientificamente as alegações paranormais, e é também moderador da lista de discusão Ceticísmo Aberto e pesquisador membro da Parapsychological Association, ele nos concedeu a seguinte entrevista onde fala sobre James Randi e seu desafio de 1 milhão de dólares, e sobre o conceito de "fantasma da máquina" abordado no livro Tábula Rasa do neurologista Steven Pinker

Os interessados poderam conferir meu blog no link

http://obruxodesantos.blogspot.com/

Obrigado,

Fabricio Fleck (O Bruxo..:-)
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

APODman

• Visitante
Re: Meu blog cético
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2005, 14:47:32 »
Citação de: Fabricio Fleck
Olá a todos,

Estou lançando na rede o meu blog, onde na medida do possível,
vou comentar as notícias da minha cidade e do mundo sob um ponto de vista cético, humanísta...mas antes de tudo pessoal..

Grande Fleck sumidão !  Seja bem vindo ao Fórum cara !

Parabéns pela iniciativa, a entrevista com o Stern ficou muito boa. Já está no bookmark.

( Ei Fleck - já abusando hehehe - põe lá na lista de links o endereço do Clube Cético e da Ateus do Brasil.    :D )

[ ]´s

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re.: Meu blog cético
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2005, 14:49:24 »
Vou acompanhar.

Estudos paranormais céticos... hmmm.. sempre tenho meu pé atrás com essas coisas.  :D  Mas anyway. Alguém tem que fazer o trabalho sujo.  :P

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2005, 17:46:58 »
achei interessante a entrevista!

pretendo visitar ele regularmente!

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
Re: Re.: Meu blog cético
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2005, 18:49:10 »
Citação de: Luis Brudna
Vou acompanhar.

Estudos paranormais céticos... hmmm.. sempre tenho meu pé atrás com essas coisas.  :D  Mas anyway. Alguém tem que fazer o trabalho sujo.  :P

Olá Luis,

Eu também tive esse "pé atrás", mas as pessoas desse grupo são sérias... inclusive o nosso amigo APODman (o galã do Super Pop) faz parte do grupo, o que só reforça a postura científica do Inter Psi.

Precisamos saber distinguir a "parapsicologia espírita", a "parapsicologia católica" (Pdr Quevedo) da parapsicologia científica... os próprios responsáveis do Inter Psi (Leonardo Stern e Welligton Zangari) preferem o termo Pesquisa Psi ao invéz do termo parapsicologia, já que esse último já esta muito manchado por causa dos místicos e alguns parapsicólogos que acreditam em tudo.

Nesse link http://www.pesquisapsi.com/content/blogcategory/85/125/
há os vídeos do encontro que houve na PUC no mês passado. Infelizmente eu não pude ir...

Nós céticos precisamos estar bem a par das pesquisas (e quem sabe descobertas) da Pesquisa Psi nacional e Internacional para não darmos "pisadas na bola" como a que o "Bom Velhinho", ops, que dizer, James Randi deu, mas que, e faço questão de resaltar, não minaram seu bom trabalho feito até aqui.

Um abraço
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2005, 19:52:42 »
Eu sei que esses estudos do Inter Psi tem como base o métodod científico (cético). Mas quando eu dou uma olhada no conteúdo do site fico muito confuso, como por ex. com essa parte:

Os poltergeists são reais ?      
Os poltergeists (em alemão, “espíritos barulhentos”) geralmente se manifestam na forma de estranhos efeitos elétricos e movimentos inexplicáveis de objetos. Em certa época, pensava-se que esses fenômenos ocorriam devido à ação de fantasmas, mas depois de décadas de investigação por parte de pesaquisadores, e mais notavelmente por William G. Roll, os estudos empíricos atuais sugerem que os poltergeists são efeitos psicocinéticos (PK) produzidos por um ou mais indivíduos, geralmente adolescentes com problemas emocionais. O termo RSPK (do inglês recurrent spontaneous psychokinesis), que significa, em português, “psicocinesia recorrente espontânea”, foi cunhado para descrever esse conceito.

Negrito meu.

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2005, 10:38:52 »
Citação de: Rhyan
Eu sei que esses estudos do Inter Psi tem como base o métodod científico (cético). Mas quando eu dou uma olhada no conteúdo do site fico muito confuso, como por ex. com essa parte:

Os poltergeists (em alemão, “espíritos barulhentos”) geralmente se manifestam na forma de estranhos efeitos elétricos e movimentos inexplicáveis de objetos. Em certa época, pensava-se que esses fenômenos ocorriam devido à ação de fantasmas, mas depois de décadas de investigação por parte de pesaquisadores, e mais notavelmente por William G. Roll, os estudos empíricos atuais sugerem que os poltergeists são efeitos psicocinéticos (PK) produzidos por um ou mais indivíduos, geralmente adolescentes com problemas emocionais. O termo RSPK (do inglês recurrent spontaneous psychokinesis), que significa, em português, “psicocinesia recorrente espontânea”, foi cunhado para descrever esse conceito.

Negrito meu.

Muito bem observado Rhyan... essa sua dúvida é genuína. E eu também compartilho dela.

Vou pedir para o Zangari para comentar isso, OK?

Só uma dúvida. Você encontrou isso aonde no site? Foi na parte de verbetes?

Sds.

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
Re: Meu blog cético
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2005, 10:53:16 »
Citação de: APODman

( Ei Fleck - já abusando hehehe - põe lá na lista de links o endereço do Clube Cético e da Ateus do Brasil.    :D )

Olá APODman!

Pedido feito...pedido atendido..:-)

Um abraço

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2005, 17:46:33 »

Precisamos saber distinguir a "parapsicologia espírita", a "parapsicologia católica" (Pdr Quevedo) da parapsicologia científica... os próprios responsáveis do Inter Psi (Leonardo Stern e Welligton Zangari) preferem o termo Pesquisa Psi ao invéz do termo parapsicologia, já que esse último já esta muito manchado por causa dos místicos e alguns parapsicólogos que acreditam em tudo.

Eu não sei qual é o dia a dia de produção de dados do grupo. Temo bastante uma selação de sucessos. Ficam dias medindo coisas e SÓ publicam os dados que agradam no resultado. Ignorando todos resultados negativos.

Esse erro também é cometido em outras áreas da ciência, mas é especialmente preocupante em áreas sensíveis, como pesquisas parapsico e de medicina de ponta.

:wink:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2005, 17:59:05 »

Eu não sei qual é o dia a dia de produção de dados do grupo. Temo bastante uma selação de sucessos. Ficam dias medindo coisas e SÓ publicam os dados que agradam no resultado. Ignorando todos resultados negativos.

Isso poderia ser resolvido, tendo uma "agenda" disponivel a todos, mostrando cada um dos casos em analise, assim tudo oq fosse apresentado  na "agenda" teria q ser mostrado no fim do processo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:38:59 »
Muito bem observado Rhyan... essa sua dúvida é genuína. E eu também compartilho dela.

Sds.

Oi Fabricio!

Foi em: Psi Basics > FAQ dos Fenômenos Psi > Fantasmas e Poltergeists - Os Poltergeists são reais?

[]'s

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2005, 10:25:49 »

Sds.

Oi Fabricio!

Foi em: Psi Basics > FAQ dos Fenômenos Psi > Fantasmas e Poltergeists - Os Poltergeists são reais?

[]'s

Olá Rhyan

Vou responder o que eu sei: Não há evidência de entidades Poltergeists. (fantasmas, casas mau assombradas etc)

Os parapsicólogos tem duas versões isso (pelo o que eu pude entender)

1. Podem ser fraudes e ilusões (alucinações, opticas, acústicas, etc), auto sugestão, psico-cultural, etc. A maioria dos casos se enquadram nisso. E essa é a vertente mais defendida pelos céticos (e eu me incluo..:-)

2. Podem ser efeitos anômolos e ainda não conhecidos da psique humana (o tão falado fator Psi). Aí é que começa o as discuções (justas por sinal). Há evidências do fenômeno Psi, dizem alguns... Ainda não há evidências, dizem outros.

Outra coisa que é bom salientar é que quando os parapsicólogos (me refiro os parapsicólos científicos e sérios) se referem ao fator Psi, falam de algo desse mundo, ou seja, natural. Fruto do cérebro humano que se desenvolveu ao longo da história evolutiva do ser humano e não de fantasmas, espíritos, outras dimensões espirituais, ectoplasma, anjos, "energias" etc.

Então eu vejo o problema da seguinte maneira:

Se o fator Psi existir o parapsicólogos teram que:

1. Encontrar evidências do fator Psi
2. Criar uma teoria científica que explique a atuação do fator Psi
3. Explicar como e por quê o fator Psi se desenvolveu ao alongo da evolutiva do homem
4. Encontrar os orgãos resposnsáveis pelo fator Psi. Para entender melhor esse problema sugiro a leitura desse texto do CA:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/esp.htm

O texto levanta muitas boas dúvidas. Mas conversando com os pesquisadores do Inter Psi me parece que há sim algo importante com os resultados de alguns experimentos, o que deixaria o texto um pouco devassado, como por exemplo nos resultados do gerador de números aleatórios e experimentos Ganzfield. Se esses resultados sugerirem a existencia do fator Psi então, até o presente momento podemos falar que:

Se o fator Psi existir ele é:

1. Involuntário
2. Incontrolável
3. Biológico

E isso já descarta de cara os médius, paranormais e toda sorte de misticísmo que diz poder controlar, usar e vender na hora que querem os seus "poderes".

Bem, é isso que consegui entender até agora da Pesquisa Psi.

Sds

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2005, 15:52:04 »

Olá Rhyan

Vou responder o que eu sei: Não há evidência de entidades Poltergeists. (fantasmas, casas mau assombradas etc)

Os parapsicólogos tem duas versões isso (pelo o que eu pude entender)

1. Podem ser fraudes e ilusões (alucinações, opticas, acústicas, etc), auto sugestão, psico-cultural, etc. A maioria dos casos se enquadram nisso. E essa é a vertente mais defendida pelos céticos (e eu me incluo..:-)

2. Podem ser efeitos anômolos e ainda não conhecidos da psique humana (o tão falado fator Psi). Aí é que começa o as discuções (justas por sinal). Há evidências do fenômeno Psi, dizem alguns... Ainda não há evidências, dizem outros.

Outra coisa que é bom salientar é que quando os parapsicólogos (me refiro os parapsicólos científicos e sérios) se referem ao fator Psi, falam de algo desse mundo, ou seja, natural. Fruto do cérebro humano que se desenvolveu ao longo da história evolutiva do ser humano e não de fantasmas, espíritos, outras dimensões espirituais, ectoplasma, anjos, "energias" etc.

Então eu vejo o problema da seguinte maneira:

Se o fator Psi existir o parapsicólogos teram que:

1. Encontrar evidências do fator Psi
2. Criar uma teoria científica que explique a atuação do fator Psi
3. Explicar como e por quê o fator Psi se desenvolveu ao alongo da evolutiva do homem
4. Encontrar os orgãos resposnsáveis pelo fator Psi. Para entender melhor esse problema sugiro a leitura desse texto do CA:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/esp.htm

O texto levanta muitas boas dúvidas. Mas conversando com os pesquisadores do Inter Psi me parece que há sim algo importante com os resultados de alguns experimentos, o que deixaria o texto um pouco devassado, como por exemplo nos resultados do gerador de números aleatórios e experimentos Ganzfield. Se esses resultados sugerirem a existencia do fator Psi então, até o presente momento podemos falar que:

Se o fator Psi existir ele é:

1. Involuntário
2. Incontrolável
3. Biológico

E isso já descarta de cara os médius, paranormais e toda sorte de misticísmo que diz poder controlar, usar e vender na hora que querem os seus "poderes".

Bem, é isso que consegui entender até agora da Pesquisa Psi.

Concordo com você, Fabricio!

Imagino por ex. que se um evento raro e desconhecido pelo ciência ocorre, um grupo irá ligá-lo as suas crenças (Deus, ETs, espítos, gnomos, etc.), enquanto outro grupo não aceitará e nem pesquisará o novo evento. Nesse caso, quem perde é a ciência.

É um trabalho complicadíssimo, é bem provável que não chegue a nenhuma conclusão definitiva pela dificuldade, mas deve existir.

Só achei que os textos do site são confusos.

Sds

O que significa isso?

[]'s

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2005, 17:43:58 »

Concordo com você, Fabricio!

Imagino por ex. que se um evento raro e desconhecido pelo ciência ocorre, um grupo irá ligá-lo as suas crenças (Deus, ETs, espítos, gnomos, etc.), enquanto outro grupo não aceitará e nem pesquisará o novo evento. Nesse caso, quem perde é a ciência.

É um trabalho complicadíssimo, é bem provável que não chegue a nenhuma conclusão definitiva pela dificuldade, mas deve existir.

Só achei que os textos do site são confusos.

Sds

O que significa isso?

[]'s

Exatamente. Disse tudo. Se ninguêm pesquisar, os místicos tomam conta da situação.

Devemos lembrar das palavras de Carl Sagan quando diz que "um dos objetivos da ciência é superar a própria ciência..."

Muitas definições que estão no site podem não corresponder a exata opinião de alguns pesquisadores. O próprio Leonardo Stern já disse uma vez que acha um pouco exagerado o que diz na FAQ´s do site onde se diz que a parapsicologia é uma ciência "revolucinária". O mesmo para sessão Dicionário Psi...considere essa sessão apenas como definições de palavras e não opinião final dos pesquisadores (e lá esta sendo usado as definições do CLAP do Padre Quevedo..:-)

Por exemplo: na letra D está uma definição de DEMÔNIO. É lógico que eles não acreditam em demônios..:D ou DEUS, essa palavra está lá apenas como referencia, o próprio Zangari é ateu!

Outro exemplo:

no texto abaixo (em negrito)

A Psicologia do Poltergeist. Fátima Regina Machado &. Wellington Zangari

RESUMO: O fenômeno poltergeist ou RSPK (psicocinesia recorrente espontânea), como é tecnicamente chamado em Parapsicologia, é ainda um dos mais intrigantes assuntos estudados na área. Esse fenômeno envolve ocorrências físicas tais como chuvas de pedras, movimentação, quebra, aparecimento e desaparecimentos de objetos, pirogenia, aparecimento de água, sons e luzes sem nenhuma explicação "normal" para esses eventos.

Aqui eu entendo o que as testemunhas dizem terem visto ou o que estaria acontecendodo e não a conclusão ao qual se chegou... é como estava escrito na revista super interessante sobre experiências de quase morte: nesses casos as pessoas que passam por esse fenômeno dissem ver anjos, outras jesus, outras se vêm flutuando pela sala de cirurgia etc. Ou seja é apenas uma resumo do que os vários depoimentos têm em comum.

A Psicologia tem contribuido para o estudo dessas ocorrências propiciando, através de testes psicológicos, traçar um perfil das pessoas que são ou foram agentes desses fenômenos a fim de tentar detectar o que faz com que certas pessoas passem por esse tipo de experiência e outras não. Scott Rogo alerta para a importância do contexto social em que o agente está envolvido, sugerindo a avaliação psicológica de todos os membros da família envolvidos na ocorrência e não só do agente. Ainda não se chegou a um consenso, porém a hipótese de explicação mais aceita é a teoria psicodinâmica, adotada por William Roll e outros. Um fato interessante é que a psicoterapia tem se mostrado eficiente na tentativa de cessar o fenômeno.

Já aqui é aquela história que comentei na menssagem anterior. A parapsicologia tem duas hipóteses:

1. Podem ser fraudes e ilusões (alucinações, opticas, acústicas, etc), auto sugestão, psico-cultural, etc.

ou

2. Podem ser efeitos anômolos e ainda não conhecidos da psique humana (o fator Psi).

Alguns pesquisadores acham que sim, outros acham que não... cabe a cada um de nós tirar as nossas conclusões.

Sds = Saudações.. :P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2005, 12:55:00 »
Saudações, Fleck!

Seja bem-vindo ao fórum.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2005, 21:16:17 »
Realmente, Fabricio!
Obrigado!

Espero que goste do fórum!!!
 :D

[]'s

Skorpios

• Visitante
Meu blog cético
« Resposta #16 Online: 19 de Setembro de 2005, 14:57:51 »
Bem-vindo ao fórum Fabrício.

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
« Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2005, 17:10:35 »

Olá Rhyan,

Reconheço que o conteúdo do site possa causar certa confusão inicial. Um dos objetivos do Inter Psi é disponibilizar material produzido pela comunidade psi internacional.

Queremos estimular a crítica do leitor de forma que não  podemos deixar de disponibilizar materiais que sejam estejam em desacordo com a nossa postura.

É claro que não podemos disponibilizar tudo o que é publicado sobre o assunto, isto é inviável e prejudica os bons trabalhos publicados. Adotamos 3  parametros para seleção de material para a biblioteca ps :

1 - Artigos publicados em periódicos  especializados em pesquisa psi.
2 - Artigos publicados por pesquisadores conhecidos do ramo.
3 - Artigos que acreditamos ser de ótima qualidade e merecem divulgação.

Perceba que apenas no 3o critério, a inclusão ou não inclusão do conteúdo depende de uma avaliação do Inter Psi. Os 2 primeiros critérios são utilizados não como garantia de qualidade mas como garantia de que o artigo é de interesse dos pesquisadores da área.

Com relação ao seu comentário específico :

Este trecho foi publicado no FAQ disponível no site. trata-se, inicialmente, de uma tradução do FAQ publicado em inglês e disponível no site da Parapsychological Association. Recentemente rompemos com a simples tradução do FAQ e passamos a modificar ou acrescentar ítens ao FAQ de acordo com as perguntas e comentários que cheguem ao nosso conhecimento.

Particularmente não vejo nenhum problema com o trecho destacado, realmente existem muitos estudos que sugerem a hipótese apresentada no texto  e é isto que o texto diz, sem emitir nenhum juizo sobre a questão.

Caso julgue necessário que esta informação (ou outras) sejam apresentadas acompanhadas de maiores ressalvas ou de algumas  observações, pediria que enviasse um email para pesquisapsi@gmail.com  expondo o seu ponto de vista.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Stern

• Nível 05
  • *
complementando
« Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2005, 17:17:25 »
Apenas complementando o meu post anterior :

Para contrabalancear o enorme volume de textos de outros grupos publicados no site e divulgar seu ponto de vista e sua linha de trabalho, o Inter Psi mantém o Boletim Virtual de Pesquisa Psi  onde publica artigos voltados para o leitor leigo no assunto, a Revista Virtual de Pesquisa Psi, voltada para aqueles que já possuem informações básicas sobre a área e o Fórum Virtual de Pesquisa Psi, onde ha a possibilidade do público interagir com os pesquisadores do Inter Psi.

No que diz respeito ao Ceticismo, o Inter Psi incentiva o ceticismo e a participação de céticos no grupo e pretende, em muito breve, lançar uma área de ceticismo no site. Quem quiser colaborar, seja com textos, seja com crítica, pediria que entrassem em contato através do email pesquisapsi@gmail.com
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Stern

• Nível 05
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2005, 17:38:12 »

Esse erro também é cometido em outras áreas da ciência, mas é especialmente preocupante em áreas sensíveis, como pesquisas parapsico e de medicina de ponta.

:wink:

Olá Brudna,

Sim, esta é uma preocupação que deve ser levada em conta. É importante que os céticos também participem dos experimentos e que tentem, replicar de forma independente os estudos realizados. È por isso que incentivamos a participação de céticos, a crítica e outras ferramentas de controle indireto.

Recentemente, alguns céticos tem conseguido replicar resultados positivos dos experimentos "Precognitive Habituation", se interessar posso enviar mais referências a respeito deste estudo em particular.

Quanto ao File-Drawe Effect , existe um comentário do Zangari, muito interessante :

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2003-August/007057.html

Citação de: Zangari

Como você disse que não teria quase nada discordante, achei que uma das principais teses não seria questionada. Mas...
  File drawer effect: realmente é um problema de várias áreas e acho até mesmo menor na PP. Explico: há uma espécie de resolução da Parapsychological Association de estimular a publicação de estudos "negativos" a psi. Isso já faz mais de uma década. Além disso, as principais análises que apontariam o file drawer effect se mostraram insatisfatórias dada a quantidade de pesquisadores na área X tempo. Seria impossível atingir o número de estudos que pudesse reduzir ao esperado os resultados obtidos. Mas acho que outro argumento é a "falta de verba". Os pesquisadores de outras áreas podem sentir que perderiam suas posições (empregos) e status acadêmico e científico se seus estudos apenas apresentam resultados negativos (apesar do equívoco de se considerar resultados negativos como "fracassos", uma vez que qualquer resultado é importante para o conhecimento científico). Os pesquisadores psi têm pouco a perder! Mas é claro que em se tr atando de seres humanos, tudo é possível.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2005, 22:19:33 »
Ok, Stern!
Entendi.

[]'s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!