Muito bem observado Rhyan... essa sua dúvida é genuína. E eu também compartilho dela.
Vou pedir para o Zangari para comentar isso, OK?
Só uma dúvida. Você encontrou isso aonde no site? Foi na parte de verbetes?
Sds.
Oi Fabricio!
Foi em: Psi Basics > FAQ dos Fenômenos Psi > Fantasmas e Poltergeists - Os Poltergeists são reais?
[]'s
Olá Rhyan
Vou responder o que eu sei: Não há evidência de entidades Poltergeists. (fantasmas, casas mau assombradas etc)
Os parapsicólogos tem duas versões isso (pelo o que eu pude entender)
1. Podem ser fraudes e ilusões (alucinações, opticas, acústicas, etc), auto sugestão, psico-cultural, etc. A maioria dos casos se enquadram nisso. E essa é a vertente mais defendida pelos céticos (e eu me incluo..
2. Podem ser efeitos anômolos e ainda não conhecidos da psique humana (o tão falado fator Psi). Aí é que começa o as discuções (justas por sinal). Há evidências do fenômeno Psi, dizem alguns... Ainda não há evidências, dizem outros.
Outra coisa que é bom salientar é que quando os parapsicólogos (me refiro os parapsicólos científicos e sérios) se referem ao fator Psi, falam de algo desse mundo, ou seja, natural. Fruto do cérebro humano que se desenvolveu ao longo da história evolutiva do ser humano e não de fantasmas, espíritos, outras dimensões espirituais, ectoplasma, anjos, "energias" etc.
Então eu vejo o problema da seguinte maneira:
Se o fator Psi existir o parapsicólogos teram que:
1. Encontrar evidências do fator Psi
2. Criar uma teoria científica que explique a atuação do fator Psi
3. Explicar como e por quê o fator Psi se desenvolveu ao alongo da evolutiva do homem
4. Encontrar os orgãos resposnsáveis pelo fator Psi. Para entender melhor esse problema sugiro a leitura desse texto do CA:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/esp.htmO texto levanta muitas boas dúvidas. Mas conversando com os pesquisadores do Inter Psi me parece que há sim algo importante com os resultados de alguns experimentos, o que deixaria o texto um pouco devassado, como por exemplo nos resultados do gerador de números aleatórios e experimentos Ganzfield. Se esses resultados sugerirem a existencia do fator Psi então, até o presente momento podemos falar que:
Se o fator Psi existir ele é:
1. Involuntário
2. Incontrolável
3. Biológico
E isso já descarta de cara os médius, paranormais e toda sorte de misticísmo que diz poder controlar, usar e vender na hora que querem os seus "poderes".
Bem, é isso que consegui entender até agora da Pesquisa Psi.
Sds