Uma onda de fanatismo, reacionarismo e ignorância se alastra pelo Brasil. Isso me lembra quando Bolsonaro foi ovacionado dizendo que o país é cristão, porque a maioria é cristã, e quem não gostar que se mude... males da democracia. Esse tema me atinge pessoalmente ao lembrar de alguns episódios. Quando eu estava em uma escola católica, na quinta série do fundamental, uma professora de História nos obrigou a fazer uma maquete sobre o "início da História" na qual tínhamos que representar os dias da criação do genesis. Na oitava fui para outro colégio, também católico, e na época eu me considerava ateu, e um professor de Educação Física passava a aula inteira me chamando de burro e ignorante por ser ateu, me recriminando e incentivando que os outros alunos também criticassem. Na hora de proibir o estudo de teses que fogem de seu espectro ideológico (estudo de sociologia, marxismo, evolucionismo etc) a manada reacionária diz que é para ser imparcial, vem com o tal do "Escola sem partido", etc. Pura mentira. Graças a essa turma, os EUA gastam 1 bilhão por ano para ensinar criacionismo. A religião institucionalizada (e sua influência política) é uma das maiores forças do atraso e ignorância em nosso país.