O feito do Pombo cher Ami
As comunicações estavam cortadas. Mandar algum soldado de volta para a base era uma tarefa impensável no momento — ou os soldados estavam se perdendo no caminho ou eram mortos pelo alemães, pois Whittlesey não recebia resposta quando mandava alguém — então o jeito foi mandar um bilhete pelo único pombo-correio que restava, já que os outros foram abatidos pelos soldados alemães assim que levantaram voo nos dias anteriores
E não pensem que Cher Ami voou em um “céu de brigadeiro”. Ele foi alvejado assim que iniciou seu voo e, segundo relatos, mesmo sob vários tiros, não foi alvejado mortalmente, chegou no QG e conseguiu entregar a mensagem de Whittlesey, que dizia:
“We are along the road parallel to 276.4.
Our own artillery is dropping a barrage directly on us.
For heaven’s sake, stop it.”
Mesmo ferido, o pombo completou sua missão. Ao chegar no quartel com a mensagem, Cher Ami acabou salvando 194 soldados norte-americanos que ainda estavam vivos e deu-lhes a oportunidade de continuar lutando contra os alemães naquela posição em Verdun.
A guerra acabaria em poucas semanas e os franceses, quando souberam do feito do pombo, condecoraram o animal com a Cruz de Guerra — uma das maiores honrarias do país — pelo feito heroico.
Mesmo muito ferido, cego de um olho e sem uma das patas, os médicos do front conseguiram manter o pombo vivo. Quando teve condições de viajar, Cher Ami foi levado aos EUA, onde foi recebido como herói pelos militares norte-americanos. Não, esta parte não é brincadeira. Se sua vida dependesse de uma mensagem agarrada em uma perna de um pombo, você certamente faria o mesmo.
https://historiazine.com/pombos-de-guerra-bed183d4f32fPombo guerreiro heim