Resultado de um sistema arcaico de ensino que pouco muda?
Não foi informado quais testes fizeram, tampouco achei-os na versão do artigo em inglês, no pouco que consegui ver dela.
Quantas escolas realmente incentivam o aluno a pensar? Questionar, debater, desenvolver seu raciocínio? Na que estudo, uma estadual, poucas vezes houveram atividades que propiciassem o desenvolvimento intelectual. Geralmente, resume-se em apenas copiar o conteúdo, entender, as vezes apenas decorar e aplicar, prova e próximo conteúdo. Como desenvolver o QI dessa forma?
Não que esteja crucificando, apenas dizendo que há malefícios, mas é necessário certa decoreba, até porque os vestibulares, tirando a parte de matemática, baseia-se em decoreba de fatos e regras e a aplicação, não exigindo em certos casos tanto o uso de lógica como na matemática. Quanto mais render e lembrar melhor, neste caso.
Não sei se fui claro com o que quis dizer, mas ao meu ver há decaimento de QI, apesar de haver uma contestação no artigo sobre tal teste, decorrente do ensino atual e da falta de incentivo de vários setores importantes dentro da educação.