Pode ser ainda que alguns colecionadores queiram ter a obra só por prazer mesmo, assim como alguem que coleciona outras coisas de menor valor como livros, cds, hqs etc.
A diferença é que esse povo tem muita grana e pode esbanjar, o nivel é outro.
Conhecer as pessoas certas (marchands, galeristas, leiloeiros)
Estar inserido num grupo de vanguarda/movimento
Ter gente disposta a pagar por isso.
Acho que é um conjunto que da pra ter uma ideia do porque dos valores dessas obras.
Construida a "marca' o sujeito pode fazer tudo que quiser como no caso do Warhol.
Feito por um anonimo passaria batido na Historia.
A historia do Romero Britto não foi assim? Ele teve a sorte de alguns bacanas de Hollywood comprarem quadros dele? Imagine isso, um bacana compra e inspira outros a comprarem tambem criando assim uma rede otima de contatos pro cara. O povo sai comprando pois não pode parecer "por fora" diante dos outros. Se o trabalho é bom ou não deixa de ser irrelevante.
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/edicoes/v/romero-britto-conta-como-se-tornou-o-pintor-brasileiro-que-mais-vende-no-exterior/3359563/edit: aqui ele conta que ele mesmo comprou seu primeiro quadro pro galerista ficar contente e expor o trabalho dele em outras galerias