Autor Tópico: FRITJOF CAPRA é charlatão?  (Lida 703 vezes)

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
FRITJOF CAPRA é charlatão?
« Online: 03 de Novembro de 2017, 23:39:55 »
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 23:43:39 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:FRITJOF CAPRA é charlatão?
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2017, 20:26:58 »
Lí há muitos anos. Resumidamente acho que é uma tentativa de ver coisas onde elas não existem. Capra cria um tipo de pareidolia para ler associações entre a física moderna e o misticismo oriental. Mesmo se não fosse, o caminho místico como alternativaa para encontrar respostas seria inadequado por ser pessoal, vinculado a interpretações de simbolismos obscuros de fundamento religioso. É apenas interessante como pareidolia intelectual.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2017, 16:19:24 »
Lí há muitos anos. Resumidamente acho que é uma tentativa de ver coisas onde elas não existem. Capra cria um tipo de pareidolia para ler associações entre a física moderna e o misticismo oriental. Mesmo se não fosse, o caminho místico como alternativaa para encontrar respostas seria inadequado por ser pessoal, vinculado a interpretações de simbolismos obscuros de fundamento religioso. É apenas interessante como pareidolia intelectual.

Concordo com o Giga: experiências subjetivas não fomentam conhecimento seguro. Capra pode não ser charlatão (não creio que seja), mas deslumbrado com uma experiência pessoal que teria tido, de união mística com o cosmo, e acreditou que todos podem passar por igual sensação/percepção. A partir de então, vende seu peixe como se fora a mór conquista acessível ao ente humano.
.
Coisa parecida sucede com apregoadores de viagens fora do corpo,  visão remota e outras capacidades,  mediunidade, poderes que estariam acessíveis a todos mediante treinamento adequado.
.
Codidoido.

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2017, 22:44:29 »
Capra cria um tipo de pareidolia para ler associações entre a física moderna e o misticismo oriental.
Cria ou expõe? As associações são um fato.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2017, 23:25:08 »
Capra cria um tipo de pareidolia para ler associações entre a física moderna e o misticismo oriental.

Acho que cria, na medida em que ele sugere essas associações e não acho que elas (as associações) sejam fatos.

Muito parecido com a Teoria do Astronauta Antigo que cria/sugere, por exemplo, associações entre peças arqueológicas e circuitos eletrônicos.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2017, 22:44:06 »

Acho que cria, na medida em que ele sugere essas associações e não acho que elas (as associações) sejam fatos.

Muito parecido com a Teoria do Astronauta Antigo que cria/sugere, por exemplo, associações entre peças arqueológicas e circuitos eletrônicos.

Ou achar que representações antigas de deuses mostram astronautas extraterrestes...

https://3.bp.blogspot.com/-G-cNbGPbSUk/WQakzH5DA9I/AAAAAAABEmY/XH9EUgMQojAfdO9mdb3scDcuXSLmYd3jgCLcB/s1600/Palenque3.jpg

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!