Já tem um tempinho que eu pensava em criar um tópico sobre a produção de queijos artesanais.
Andei pesquisando, no pouco tempo livre que tenho, mas não estou conseguindo chegar aonde gostaria no conhecimento das técnicas e truques para se obter queijos diferenciados dos que encontramos no mercado.
Na verdade, tenho curiosidade em melhor entender e também conseguir reproduzir em casa alguns tipos diferentes de queijo.
Pra começo de conversa, como se obter e cultivar o tal fungo
Penicilium, responsável pela fermentação de diversos tipos de queijos refinados?
Já vi que ele "processa" o
Roqueforti e o Camemberti, e também o chamados
queijos azuis (eu nem sabia que existia isso), como o
francês Bleu Fourme d'Ambert, Gorgonzola e Stilton.
Como se dá isso?
Por que não temos esses queijos produzidos por aqui,
terra brasilis?
Pelo pouco que li, aqueles fungos específicos são exclusivos de cada região.
Será só isso?
Ou é também cultural?
No nordeste do Brasil, existem queijos feitos por lá que não dependem muito desse fungo Penicilium.
Tem o
queijo de manteiga e o de
coalho.
Nas outras regiões do país, não se costuma encontrar tais queijos.
De forma que o fator condicionante aqui deve ser o estritamente cultural.
Andei lendo que o queijo de manteiga tradicional é feito com cozimento
por até 5 horas do leite.
Que dificuldade para se produzir!
Talvez seja por esse motivo que não consigo encontrar uma receita para produzi-lo corretamente.
O que tenho encontrado em, praticamente, toda página sobre o assunto é a forma "
adulterada", ou seja, o queijo de manteiga com ingredientes totalmente alienígenas, como amido de milho, margarina (!!!), parmesão e outras heresias.
Estou pegando informação aqui e ali e já consegui o mínimo do mínimo a que me proponho: já fiz um queijo minas simples, com leite e
coalho convencional.
Não prensei muito o soro e obtive um queijo meio molhado.
Da próxima vez, pretendo prensar mais e obter um que seja mais seco.
E vou deixar mais tempo na maturação.
Mas as primeiras perguntas que fiz no começo do tópico se apresentam nessa hora: como fazer a maturação com fungos e bactérias mais, digamos, "exóticas" e, quem sabe, com a tal Penicilium?
Passou na Maria Braga uma matéria interessante sobre um morador da zona rural que Minas que tornou-se um grande empreendedor quase sem querer.
E teve ajuda da ação dos fungos certos.
Os queijos que ele lavou, não vendeu.
Os que ele não lavou, não sobrou um!
Conheça a história do Ivair, que transformou seu pequeno negócio em uma história de sucesso
[...]
O susto e o sucesso
Por desconhecimento, ele pensou que ia perder toda a fabricação de queijos quando viu fungo no que havia produzido. E não é que esse foi o segredo do seu sucesso? Por desconhecimento, ele pensou que havia deixado passar o tempo de maturação e perdido os queijos que produziu. E é justamente esse fungo penicillium, um antibiótico natural que deixa a textura do queijo do seu Ivair ainda mais macia, o grande diferencial do que ele produz. Seu queijo é ainda mais macio e gostoso.
[...]