Autor Tópico: Existe EX-MÉDIUM no CC?  (Lida 602 vezes)

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
Existe EX-MÉDIUM no CC?
« Online: 24 de Novembro de 2017, 04:45:20 »
Não quero saber de ex-espírita, porque aí é muito fácil, envolve apenas crença e opinião. Quero saber se houve ou há algum EX-MÉDIUM que atualmente se considere ateu, materialista ou pelo menos agnóstico/cético.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:Existe EX-MÉDIUM no CC?
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2018, 12:15:14 »
Não quero saber de ex-espírita, porque aí é muito fácil, envolve apenas crença e opinião. Quero saber se houve ou há algum EX-MÉDIUM que atualmente se considere ateu, materialista ou pelo menos agnóstico/cético.

Questão um tanto complexa. Começa pelas “considerações”. Ateu é termo vago, embora utilizado como se expressasse definição segura. Muitos crentes são ateus, isso em relação aos deuses alheios.
.
Materialista seria aquele que considera que a realidade está expressa pela matéria, além dela nada subsistiria. Porém, essa concepção pode ser relativizada, tipo a pessoa acreditar na existência do transcendental mas considerar que dele nada pode ser dito por nos estar plenamente inacessível.
.
Agnóstico e cético são conceitos diferentes, não deveriam ser utilizados como se fossem sinônimos.
.
Creio que a inquirição poderia ser modificada para: “há alguém nesse sítio que já acreditou-se médium e hoje renega que tenha sido ou mesmo que exista mediunidade?”
.
.
Se formos ser mais severos na apreciação, até o termo “médium” carece ser melhor explanado. No Brasil a palavra usualmente identifica quem, supostamente, seja o canal pelo qual os mortos mandam seus recados aos vivos. Entretanto, em publicações americanas médium também expressa quem (imaginadamente) seja dotado de paranormalidade. Considerando que o que é americano tende a influenciar o Brasil, seria interessante especificar em que acepção a pergunta foi formulada. Neste caso, a pergunta receberia nova modificação:
.
“Há alguém nesse sítio que já acreditou-se médium, ou seja, capaz de receber contatos de espíritos,  e hoje renega que tenha sido ou mesmo que exista mediunidade?”
.
.
Suponho que, a partir de então, a conversa possa fluir melhor...
.
Apenas mais um detalhezinho: a curiosidade é só para saber se medianeiros arrependidos por aqui transitam, ou para, havendo-os, averiguar o porquê de terem desistido da carreira?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2018, 17:05:09 »
Fiz uma pesquisa no Google e descobri milhares de ex-médiuns que saíram dessa esparrela pra cair em outra.
Boa leitura
Ex-Espírita Ricardo B. Marques – Breve Testemunho

Um breve testemunho
http://www.ibc.org.br/site/arquivos/Ricardo_B_Marques_-_Um_Breve_Testemunho.pdf

RICARDO MARQUES iniciou-se desde a adolescência no espiritismo kardecista, como “médium” de efeitos físicos. Estudou a obra completa de Allan Kardec, assim como o que existe de mais importante no espiritismo ocidental, inclusive o que se relaciona a Chico Xavier e outros “médiuns” brasileiros famosos. Anos depois, passou a estudar também os escritos da “médium” Helena Blavatsky e de outros autores considerados esotéricos, interessando-se também, a partir daí, pela Filosofia Oriental.

Embora se mantendo fiel ao kardecismo, transitou pela magia e pelo esoterismo. Tornou-se mago, através do Colégio dos Magos, do qual era membro; foi rosacruz, através da AMORC, e diplomou-se em Parapsicologia pelo INPAR. Fundou e coordenou o grupo Alpha-7 de Desenvolvimento Mental, em Fortaleza, assim como a Associação Brasi.

Ricardo mantinha contatos “mediúnicos” rotineiramente, o que era testemunhado por muitos de seus amigos, alguns dos quais convivem com ele até hoje. Manifestava fenômenos como telepatia, telecinesia, praticava a projeção astral (na época chamada “desdobramento”), leitura da aura etc. Recebia “orientações” de entidades do mundo espiritual, que se identificavam como “espíritos de luz”, “guias espirituais” e “mestres da sabedoria”. A reencarnação era uma de suas principais convicções, à qual se manteve apegado até o último instante antes de sua conversão a Cristo.

Confrontado com a Bíblia por dois primos que tornaram-se cristãos, resistiu veementemente à tentativa de evangelismo, defendendo o espiritismo e a reencarnação com os conhecimentos e as experiências que havia adquirido na prática daquela filosofia. Desafiado a estudar a Bíblia para poder contra-argumentar com base, Ricardo mergulhou no Antigo e no Novo Testamento, porém com o intuito de encontrar inconsistências que pudesse usar contra seus evangelizadores. Contudo, foi chegando o tempo em que a busca sincera pela verdade, diante de Deus, lhe permitiu detectar incoerências e inconsistências, mas elas estavam em suas próprias experiências místicas e nos ensinos dos “mestres” que até então vinha recebendo.

O testemunho de muitos ex-médiuns, ex-espíritas e ex-esotéricos, a exemplo do brasileiro Heber Soares, sucessor de Zé Arigó, cuja autobiografia está relatada em “Nos Bastidores dos Espíritos”; a norte-americana Johanna Michaelsen, que fazia cirurgias mediúnicas e é autora de “A Bela Face do Mal” e “Como Cordeiros para o Matadouro”; o ex-guru indiano Rabi Maharaj, que conta sua história em “A Morte de um Guru”, e tantos outros, revelaram a Ricardo que as contradições que ele estava detectando não eram “coisas de sua cabeça”, mas parte de uma verdade espiritual bem distinta da que ele conhecia, e que julgava ser a certa.

Esses ex-médiuns, que Ricardo conheceu através de livros, reportagens e palestras, e que denunciavam o “belo” espiritismo como um engodo sedutor e quase perfeito, e o fato de estes mesmos ex-médiuns dizerem que encontraram a Verdade definitiva no Cristianismo Bíblico [...]

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2018, 09:56:34 »
Citação de: Pedro Reis
Fiz uma pesquisa no Google e descobri milhares de ex-médiuns que saíram dessa esparrela pra cair em outra.

Boa leitura
Ex-Espírita Ricardo B. Marques – Breve Testemunho

Um breve testemunho
http://www.ibc.org.br/site/arquivos/Ricardo_B_Marques_-_Um_Breve_Testemunho.pdf

Realmente, dos que trocam seis por meia dúzia tem de montão, inclusive em via dupla: quem sai de um e vai pra outro e quem sai de outro e vai pra um... caso sintomático é o de Baby Consuelo que, de discípula de Green Morton, tornou-se arauta do pentecostismo. Agora, em vez do RÁÁÁ grita aleluias!

O que o Criso deseja é quem tenha deixado de ser médium e se tornado cético ou ateu ou agnóstico ou materialista, sem especificar o que entende por essas titulações. E tem mais: que transite pelo FCC...

Quer dizer, bem específico...

Vou lhe dar meu testemunho, nobre Criso, supondo esteja me ouvindo. Não sou, nunca fui, intermediário dos mortos, mas quase me tornei um. Minha mãe, médium umbandista, via com bons olhos meus relatos de que contemplava vultos transitando pela casa. Infelizmente para meu coração e minha potencial carreira, mamãe faleceu quando eu contava 7 anos. Passei a ser criado por uma moça evangélica e minhas influências religiosas mudaram radicalmente.

Para não me alongar: hoje digo que julgo-me agnóstico "semi-materialista". O que é isso? Creio que indagará, então explico. Agnóstico sei que sabe, semi-materialista é o seguinte: tenho a ESPERANÇA de algo além desta vida, mas reconheço que, caso exista, nada sei a respeito, nem eu nem ninguém. De qualquer modo, examino com atenção as alegações de quem julga conhecer a outra dimensão (concedendo que haja), a fim de conferir se há miolo no discurso. Té agora nada...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2018, 09:58:44 por montalvão »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2018, 12:29:06 »
Citação de: Montalvão
...tenho a ESPERANÇA de algo além desta vida...

Wishful thinking. Basta uma escorregada para "descobrir" a grande verdade pessoal que vai acabar com todas as dúvidas sobre a existência humana.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2018, 18:12:33 »

Wishful thinking. Basta uma escorregada para "descobrir" a grande verdade pessoal que vai acabar com todas as dúvidas sobre a existência humana.

:o Meu jovem, para haver essa escorregadela vai ter que ter muitos cachos de bananas no caminho... mas, fico feliz quando acho quem tenha achado as certezas que busca, comigo a luta continua...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2018, 18:23:43 »

Por que leu só um pedaço do todo? Partir o raciocínio alheio pode levar, e leva, a desvios lamentáveis! Não viu que tem mais? Veja agora:

"hoje digo que julgo-me agnóstico "semi-materialista". O que é isso? Creio que indagará, então explico. Agnóstico sei que sabe, semi-materialista é o seguinte: tenho a ESPERANÇA de algo além desta vida, mas reconheço que, caso exista, nada sei a respeito, nem eu nem ninguém.
.
De qualquer modo, examino com atenção as alegações de quem julga conhecer a outra dimensão (concedendo que haja), a fim de conferir se há miolo no discurso. Té agora nada...
.
Talvez assim dê para melhor compreender, se não deu então não deu...
.
Mas, quando me vir expressando algum Wishful thinking pode denunciar sem dó. Enquanto tal não sucede sigo...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2018, 21:32:05 »

Por que leu só um pedaço do todo? Partir o raciocínio alheio pode levar, e leva, a desvios lamentáveis! Não viu que tem mais? Veja agora:

"hoje digo que julgo-me agnóstico "semi-materialista". O que é isso? Creio que indagará, então explico. Agnóstico sei que sabe, semi-materialista é o seguinte: tenho a ESPERANÇA de algo além desta vida, mas reconheço que, caso exista, nada sei a respeito, nem eu nem ninguém.
.
De qualquer modo, examino com atenção as alegações de quem julga conhecer a outra dimensão (concedendo que haja), a fim de conferir se há miolo no discurso. Té agora nada...
.
Talvez assim dê para melhor compreender, se não deu então não deu...
.
Mas, quando me vir expressando algum Wishful thinking pode denunciar sem dó. Enquanto tal não sucede sigo...

:ok:

Esperança é um tipo de wishful thinking e deve ser garantida pelo direito à liberdade de pensamento e ninguém tem nada com isso. O perigo é o desenvolvimento de pensamentos tendenciosos que surgem quando se alimenta o autoengano com esperança, o que evidentemente não é o seu caso e a minha afirmação não deve ser considerada uma insinuação pessoal com esse sentido.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2018, 14:06:04 »
O CRISO, que é bom, e é autor do tópico, té agora não deu ar de sua graça para se manifestar... nem para dizer que não tem nada a dizer...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!