A privadona está correndo atrás do dinheiro do Estado, e ainda por cima mostra a cara nacionalista e anti concorrência:
Não é que Elon Musk conseguiu embarreirar os russos?Postado Por Carlos Cardoso em 01 05 2014 em Espaço, Indústria
vlcsnap-00010
Elon Musk E Tony Stark na mesma imagem? Photoshop, claro.
Depois que estabeleceu a SpaceX como concorrente séria no setor espacial Elon Musk tirou a máscara de Mr Nice Guy
e foi atrás do dinheiro grosso do Pentágono.
Na briga de cachorros gigantescos com a United Launch Alliance Musk alega que além de custarem 4x mais do que os lançamentos da SpaceX, os vôos da ULA utilizam motores russos, no caso o RD-180. Mais ainda: a venda dos motores para a empresa americana beneficia diretamente Dmitry Rogozin, primeiro-ministro russo e responsável pelo programa espacial do país.
As relações entre os dois países não estão nada boas, e por mais que o interesse de Musk seja essencialmente vender foguetes, sua preocupação com dependência de tecnologia russa faz sentido. O próprio Rogozin, reclamando das sanções impostas pelos EUA, comentou no Twitter:
“Depois de revisar as sanções contra nosso programa espacial, sugiro aos Estados Unidos que mandem seus astronautas para a Estação Espacial usando um trampolim.”
vlcsnap-00009
A ameaça é real. Tirando a Rússia o único país que tem tecnologia para colocar humanos em órbita é a China. A SpaceX precisa de tempo e dinheiro para certificar a Dragon para vôo tripulado.
Certificação é a palavra, aliás: a ULA respondeu ao ataque da SpaceX, dizendo que são a única empresa certificada pelo Governo.
Susan Braden, Juíza Federal concordou com a SpaceX e emitiu uma injunção preliminar congelando os pagamentos da Força Aérea e da ULA para a NPO Energomash, a empresa russa que produz os motores.
Claro, a ULA vai contra-atacar com um exército de advogados digno de Helm’s Deep, mas a briga é feia. Republicanos como John McCain estão do lado de Musk. Mesmo que ele perca, o estrago já está feito, e nesse caso é melhor pra todo mundo.
http://meiobit.com/286163/spacex-bloqueia-na-justica-a-importacao-de-mais-foguetes-russos-pelos-estados-unidos/