agostinho, aquino, erasmo, ficino, mirandola, boécio, hildegarda...trivium, quadrivium...universidades, hospitais, artes, literatura, arquitetura, agricultura, ciência, matemática...por que "idade das trevas"?
Talvez porque 95% da população era analfabeta e os caras faziam churrasco com os vizinhos chatos.Os vizinhos eram o churrasco.
Eu estou fadado a viver entre tempestades de confusão. Mas, como é meu desejo, talvez você viva muito tempo depois de mim, em tempos melhores. Esse esquecimento e essa sonolência não durarão para sempre. Quando a escuridão se dispersar, nossos descendentes poderão retornar à pureza do antigo esplendor .Destes versos de Francesco Petrarca que viveu no século XIV se originou o termo "idade das trevas". Petrarca se refere à Antiguidade Clássica, período em que ele desejava ter vivido.
Pelo fato de ter ocorrido a peste negra que matou cerca de 1/3 da população européia.
Pegue um guerreiro Saxao do norte da Alemanha do século V e transporte ele para a Inglaterra durante a Guerra das Rosas, não mudou porra nenhuma, alguma bobagem arquitetônica e alguma frescura nas armas, o cara teria que só aprender o idioma pra se sentir em casa.
É sempre dito também que o mundo árabe e chinês eram mais avançados durante o mesmo período
Citação de: Gaúcho em 19 de Fevereiro de 2018, 18:25:39Só não acho justo colocar a estagnação somente na conta do cristianismo. Mesmo sem Jesus, os pagãos não ficariam tão melhores eu acho. Outros fatores foram bem mais determinantes.
"O Vidro Flexível entorta, mas não quebra. Esse era o princípio da vasilha de vidro que um artesão romano levou às mãos do então imperador Tiberius Caesar (42 a.C. – 37 d.C.), que derrubou o objeto no chão. O vidro não quebrou, mas o ponto onde foi atingido ficou amassado e o artesão usou um martelo para corrigir o estrago. Pelo menos essa é a história responsável por tornar o vidro flexível uma invenção conhecida e objeto de interesse para curiosos.O problema é que a história continua: o artesão, que clamava ser o único conhecedor da técnica de produção da tecnologia, foi decapitado a mando do imperador, que temia que o novo material pudesse prejudicar o valor de metais como o ouro e a prata. E, junto com o artesão, mais uma grande invenção teria se perdido." Fonte: Superinteressante (6 invenções incríveis que foram esquecidas) https://super.abril.com.br/blog/superlistas/6-invencoes-incriveis-que-foram-esquecidas/
Citação de: Arcanjo Lúcifer em 18 de Fevereiro de 2018, 02:53:41Talvez porque 95% da população era analfabeta e os caras faziam churrasco com os vizinhos chatos.Os vizinhos eram o churrasco.A maior parte das fogueiras ocorreu na era moderna, não na idade média.
O termo "Idade das Trevas" é relativamente antigo, data desde Petrarca no século XIV e foi popularizado por uma peculiar e informal aliança entre philosophes franceses e historiadores anglicanos, ambos marcados por seu anticatolicismo e/ou idealização da Antiguidade Clássica (que inclui o "Cristianismo Primitivo", livre de toda "ritualística e teologia que os Papistas tinham"). É a mesma tradição historiográfica que nos legou a "Leyenda Negra" quanto ao Império Espanhol e sobre a Inquisição - basicamente, 'culpe o Catolicismo Romano por todos os males possíveis" (uma atitude que até hoje afeta uma porção razoável de ateus).Citação de: SdelarezaPelo fato de ter ocorrido a peste negra que matou cerca de 1/3 da população européia. Detalhe relevante - epidemias dessa escala são características da urbanização e da existência de vastas redes comerciais - o cenário oposto de uma "Idade das Trevas". Tanto que as grandes epidemias que se conhece na Europa são as Pragas de Atenas, de Antonino e Cipriano - além da Praga de Justiniano, entre o Império Romano (do Oriente) e Sassânida.Citação de: André LuizPegue um guerreiro Saxao do norte da Alemanha do século V e transporte ele para a Inglaterra durante a Guerra das Rosas, não mudou porra nenhuma, alguma bobagem arquitetônica e alguma frescura nas armas, o cara teria que só aprender o idioma pra se sentir em casa....Jesus Cristo, esse tipo de ignorância histórica é de assustar.