Autor Tópico: Confronto envolvendo estudantes e PMs deixa feridos  (Lida 2199 vezes)

rizk

• Visitante
Confronto envolvendo estudantes e PMs deixa feridos
« Online: 15 de Setembro de 2005, 11:16:27 »
Confronto envolvendo estudantes e PMs deixa feridos em São Paulo

Ao menos três estudantes ficaram feridos e 13 foram detidos na noite de quarta-feira (14) depois de entrarem em confronto com a Polícia Militar nas proximidades da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O conflito começou porque cerca de mil estudantes, professores e funcionários da USP, da Unesp, da Unicamp e da Fatec quiseram entrar na Assembléia para acompanhar as discussões dos deputados com relação ao veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao mecanismo que permitiria aumentar as verbas para a educação.

A direção da Casa determinou que poderiam entrar cerca de 400 pessoas --a capacidade do plenário principal. Os manifestantes que permaneceram na rua pressionaram a entrada por meio de coros e de um carro de som.

Cerca de 80 policiais militares, incluindo 30 da Força Tática (grupo preparado para confrontos), faziam uma barreira para impedir a entrada dos manifestantes.

Por volta das 19h45, o grupo resolveu deixar o portão que fica em frente ao Comando Militar do Sudeste e se seguir até a avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao parque Ibirapuera. Eles tentaram fechar a via, e a polícia reagiu. Bombas de efeito moral foram lançadas contra os manifestantes, que revidaram com pedras. Carros que passavam no local manobraram e fugiram na contramão.

Os manifestantes se dispersaram e muitos seguiram para a Brigadeiro Luís Antonio, onde foram perseguidos pelos policiais. A reportagem da Folha presenciou três feridos --todos na perna ou no pé--, que foram atingidos por bombas na Brigadeiro, mas os estudantes afirmam que cinco pessoas ficaram feridas.

Um dos feridos foi Eduardo Portela, 22, aluno da USP. "Foi um absurdo. Eles [os PMs] jogaram bombas no meio do trânsito", afirmou.

O coronel Júlio Antônio de Freitas Gonçalves, designado pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para comentar a ação da PM, disse que a polícia agiu para "garantir o direito de ir e vir de pessoas que não tinham nada a ver com o protesto". Ele negou que tenham ocorrido excessos dos policiais. "Eles [os universitários] estavam depredando carros e lojas", afirmou o coronel.

As 13 pessoas detidas foram autuadas no 78º DP (Jardins) por dano ao patrimônio e liberados em seguida.

Após o confronto, muitos estudantes passaram a noite em frente à Assembléia. A discussão sobre o veto, que começou em sessão extraordinária, deve ser retomada nesta quinta-feira.

Segundo o regimento interno da Casa, o veto exige 12 horas de discussão antes que seja posto em votação pelo plenário. Para a derrubada do veto, são necessários 48 votos, dos 94 deputados que compõem a Assembléia.

Paulista

Antes, universitários da rede pública se reuniram no vão livre do Masp e complicaram o trânsito na avenida Paulista.

O movimento começou por volta das 13h. O grupo também protestava contra o veto do governador.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u113078.shtml

PM prende 9 estudantes em passeata

Grevistas da USP, Unesp, Unicamp e Fatec fizeram nova passeata para pressionar deputados a garantir mais verbas para educação no Estado

Dia de protestos: passeata e tumulto

São Paulo - Terminou em tumulto o protesto de 3 mil grevistas da USP, Unesp, Unicamp e Faculdades de Tecnologia (Fatec), na Assembléia Legislativa de São Paulo, na noite desta quarta-feira. A Polícia Militar atirou bombas de gás e prendeu nove estudantes. Um sofreu queimaduras na perna e foi levado para o Hospital das Clínicas.

Estudantes e funcionários haviam se reunido na Avenida Paulista e partido em passeata até a Assembléia para pressionar os deputados a derrubar o veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento de verbas para a educação - de 30% para 31% do orçamento.

A PM limitou o acesso a 243 pessoas, para não exceder a capacidade do plenário. De fora, o clima ficou tenso. Às 20H00, os grevistas iniciaram uma caminhada até a Avenida Pedro Álvares Cabral.

“A PM reagiu soltando bombas de gás, além de ter acionado a cavalaria”, disse o diretor do Diretório Central dos Estudantes da USP Rodolfo Vianna.

O impasse continua. A sessão extraordinária em que o veto seria avaliado começou às 19h00 e durou duas horas e meia, o máximo permitido. Pelas regras da Casa, é preciso discutir o tema por 12 horas antes da votação.

#  o que está em discussão

Os deputados aprovaram em julho um artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2006 elevando o repasse da arrecadação do ICMS às universidades estaduais, mas o governador vetou. Os grevistas querem que os deputados derrubem o veto.

Há dez anos, o orçamento das três universidades representa 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado, o que em 2005 deve girar em torno de R$ 3,8 bilhões. O artigo aprovado em julho elevou o repasse para 10% da arrecadação do ICMS.

Além disso, o artigo estabeleceu o repasse de 1% do imposto para as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e um aumento de 30% para 31% dos impostos do Estado vinculados à educação básica. Tudo isso representa R$ 470 milhões a mais em verbas estaduais.

Alckmin vetou o artigo afirmando, basicamente, que ele engessa o orçamento do Estado e retira recursos da educação básica para destiná-los obrigatoriamente às universidades.

http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/set/15/41.htm

Protestos pedem mais verba fixa para a educação

Policiais militares e universitários se enfrentaram na noite de quarta-feira (14) nas proximidades da Assembléia Legislativa de São Paulo. Ao menos três pessoas ficaram feridas e 13 foram detidas. Os estudantes, funcionários e professores da USP, da Unesp e da Unicamp querem a derrubada do veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento de um ponto percentual nas verbas destinadas à educação para o exercício 2006.

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano que vem, que foi aprovada pelos deputados estaduais, previa aumento da vinculação orçamentária para a educação de 30% para 31%, incremento que representaria cerca de R$ 470 milhões a mais para a área. A proposta é dividir a verba extra em partes iguais entre o ensino básico, o ensino técnico e as três universidades estaduais públicas.

Para que a derrubada do veto seja votada, é necessário o apoio da base governista, já que a oposição não tem o número de votos necessário.

Os governistas dizem que antes de votar o veto é preciso haver uma discussão mais ampla do papel das universidades. A oposição diz que o argumento é uma forma de adiar a votação e diminuir a pressão dos manifestantes.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Confronto envolvendo estudantes e PMs deixa feridos
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:43:54 »
pff...
e a polícia estava errada? deveriam deixar os estudantes obstruirem o trânsito?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Confronto envolvendo estudantes e PMs deixa feridos
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:05:20 »
Citação de: bruno
pff...

O que diz a lei?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2005, 16:26:58 »
A Polícia tem mais é que reprimir, mesmo, badernas como essas, e os arruaceiros não poderiam ser liberados nas DPs assim tão facilmente...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2005, 11:58:31 »
Citação de: Marcelo Terra
pff...

O que diz a lei?

Diz que não se pode tirar o direito de ir e vir dos demais cidadãos.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2005, 12:22:53 »
Citação de: Copenhagen
pff...

O que diz a lei?

Ué, mas ninguém ficou impedido de ir e vir... era só pegar outra rua. hehehe

Não há uma legislação mais específica à respeito de manifestações? Quais podem e quais não podem, quando e onde? Como ficam comícios, desfiles de blocos, passeatas pelo que seja?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2005, 12:27:44 »
Será que se fosse uma manifestação contra o governo do Lula a reação teria sido a mesma?

O conflito começou porque cerca de mil estudantes, professores e funcionários da USP, da Unesp, da Unicamp e da Fatec quiseram entrar na Assembléia para acompanhar as discussões dos deputados com relação ao veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao mecanismo que permitiria aumentar as verbas para a educação.

O que diz aí não tem nada a ver com interromper trânsito...

O coronel Júlio Antônio de Freitas Gonçalves, designado pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para comentar a ação da PM, disse que a polícia agiu para "garantir o direito de ir e vir de pessoas que não tinham nada a ver com o protesto". Ele negou que tenham ocorrido excessos dos policiais. "Eles [os universitários] estavam depredando carros e lojas", afirmou o coronel.

Desculpa dada após o ocorrido. Não há menção a depredações nas reportagens.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:04:12 »
uma coisa é uma parada gay previamente anunciada, outra é fechar a pedro álvares de cabral. quantos cidadão não podem ser extremamente lesados por isso? perder um casamento, uma entrevista de emprego, sei lá?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:12:23 »
uma coisa é uma parada gay previamente anunciada, outra é fechar a pedro álvares de cabral. quantos cidadão não podem ser extremamente lesados por isso? perder um casamento, uma entrevista de emprego, sei lá?

Eu quero saber qual é a legislação que existe a esse respeito. Tem que "marcar" na prefeitura? Se é uma parada gay, pela paz, contra o Lula, o que seja pra mim não faz diferença. Qual foi o problema, tinham que ter "agendado" a manifestação? Será que tem a ver mesmo com interrupção do tráfego ou foi pela tentativa de entrar na câmara?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2005, 13:31:33 »
mesmo pra entrar na câmara estavam errados, já que a capacidade máxima já tinha sido atingida e queriam entrar do mesmo jeito.

Por volta das 19h45, o grupo resolveu deixar o portão que fica em frente ao Comando Militar do Sudeste e se seguir até a avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao parque Ibirapuera. Eles tentaram fechar a via, e a polícia reagiu. Bombas de efeito moral foram lançadas contra os manifestantes, que revidaram com pedras. Carros que passavam no local manobraram e fugiram na contramão.

Os manifestantes se dispersaram e muitos seguiram para a Brigadeiro Luís Antonio, onde foram perseguidos pelos policiais. A reportagem da Folha presenciou três feridos --todos na perna ou no pé--, que foram atingidos por bombas na Brigadeiro, mas os estudantes afirmam que cinco pessoas ficaram feridas.

Um dos feridos foi Eduardo Portela, 22, aluno da USP. "Foi um absurdo. Eles [os PMs] jogaram bombas no meio do trânsito", afirmou.

eu estava me referindo a isso. não acho absurdo nenhum usar de medidas táticas quando centenas de sujeitos interrompem o trânsito quase na hora do rush.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2005, 14:28:13 »
eu estava me referindo a isso. não acho absurdo nenhum usar de medidas táticas quando centenas de sujeitos interrompem o trânsito quase na hora do rush.

E eu quero saber dA LEI. Não pode? Pode se tiver "agendado"? Pode dependendo do horário? Ou só não pode se o governador não gostar do motivo do protesto?

Se o motivo não foi esse, mas sim a tentativa de entrar onde não era possível, por que a justificativa equivocada?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2005, 14:51:35 »
pff...

O que diz a lei?

Ué, mas ninguém ficou impedido de ir e vir... era só pegar outra rua. hehehe

Não há uma legislação mais específica à respeito de manifestações? Quais podem e quais não podem, quando e onde? Como ficam comícios, desfiles de blocos, passeatas pelo que seja?

Claro que esse seu comentário foi uma brincadeira, né?! Pois entre o direito de manifestação e o de ir e vir, prevalece o segundo.

Não sei te informar sobre uma legislação específica sobre manifestações, o que sei é que, podem manifestar sem causar prejuízo à outrem, e sem causar dano à ordem pública, e que também algumas classes não podem fazê-la, exemplo: militares.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2005, 15:02:39 »
Não sei te informar sobre uma legislação específica sobre manifestações, o que sei é que, podem manifestar sem causar prejuízo à outrem, e sem causar dano à ordem pública, e que também algumas classes não podem fazê-la, exemplo: militares.

Eu quero saber se há legislação aplicável. Nem toda manifestação que vejo, interrompendo o trágego também, é reprimida. Por que? Tem que marcar com a prefeitura? Tem ruas que podem e outras não? Tem horários específicos? Tem que ter abaixo-assinado?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2005, 15:24:18 »

Eu quero saber se há legislação aplicável. Nem toda manifestação que vejo, interrompendo o trágego também, é reprimida. Por que? Tem que marcar com a prefeitura? Tem ruas que podem e outras não? Tem horários específicos? Tem que ter abaixo-assinado?

Foi o que eu disse, não sei te falar! Mas pelo que observo em diversas manifestações é que elas andam sendo observadas pelas polícias e sempre deixam uma faixa da rua desobstruída.
Provavelmente não há legislação específica, posso estar errado.  :)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2005, 15:28:38 »
Foi o que eu disse, não sei te falar!

Também não sei nada a respeito.

Mas pelo que observo em diversas manifestações é que elas andam sendo observadas pelas polícias e sempre deixam uma faixa da rua desobstruída.

Nem sempre.

Provavelmente não há legislação específica, posso estar errado.  :)

Esperar pra ver se alguém sabe.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2005, 00:31:56 »
Sou contra os fins desses estudantes, apoio a decisão do governador, e contra os meios deles.
Isso é coisa do Sintusp, não?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2005, 11:16:17 »
A meu ver, maioria desses "universitários" são meros "estudantes profissionais": membros iniciantes de partidos comunistas minúsculos como o PCO e o PSTU que prestam vestibular para os cursos públicos menos concorridos com o objetivo de, uma vez dentro das IES públicas, atingir cargos em Centros Acadêmicos e DCEs como uma espécie de "estágio" no partido.

Como não fazem praticamente mais nada, e os estudantes legítimos têm que passar nas matérias e trabalhar, muitas vezes somente eles se candidatam para esses cargos. Isso, aliado à tendência à esquerda apresentada pela juventude, transforma as IES públicas em bons "laboratórios" para estes partidos.

Na minha opinião, portanto, a questão deles não é a decisão do governador, mas sim que os escalões mais altos do PSTU ou do PCO creditem a passeata no currículo dos líderes dela.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2005, 12:28:10 »
eu não sei bem a filiação partidária dessa gente toda, mas, pelo que me parece, eles não são mesmo maioria na usp...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2005, 14:41:26 »
O que diz a lei?
Eu quero saber qual é a legislação que existe a esse respeito. Tem que "marcar" na prefeitura? Se é uma parada gay, pela paz, contra o Lula, o que seja pra mim não faz diferença. Qual foi o problema, tinham que ter "agendado" a manifestação? Será que tem a ver mesmo com interrupção do tráfego ou foi pela tentativa de entrar na câmara?
E eu quero saber dA LEI. Não pode? Pode se tiver "agendado"? Pode dependendo do horário? Ou só não pode se o governador não gostar do motivo do protesto?
Esperar pra ver se alguém sabe.

:lol:

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Artigo 5º, Inciso XVI: "Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente".

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2005, 16:22:49 »
eu não sei bem a filiação partidária dessa gente toda, mas, pelo que me parece, eles não são mesmo maioria na usp...

Não, claro que não. Mas a imagem que fica...
Ah, e pelo que sei a FEA e a POLI por exemplo não param com a greve...

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2005, 20:21:59 »
... reaças.  :evil:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2005, 21:10:49 »
Citação de: rizk

Poindexter

• Visitante
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2005, 17:00:19 »
Citação de: rizk

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2005, 19:03:34 »
hahahaha.  :lol:

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2005, 20:20:14 »
Citação de: Poindexter
A meu ver, maioria desses "universitários" são meros "estudantes profissionais": membros iniciantes de partidos comunistas minúsculos como o PCO e o PSTU que prestam vestibular para os cursos públicos menos concorridos com o objetivo de, uma vez dentro das IES públicas, atingir cargos em Centros Acadêmicos e DCEs como uma espécie de "estágio" no partido.
(...)

Nossa, parece o Olavinho  :shock:  :shock:
eheheh, brincadeira
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!