João Amoedo e Modesto Carvalhosa. Nenhum deles quiseram ou pretendem seguir a estratégia do Kim Katacoquinho de se filiar a um partido do Sistema Lava Jato para entrar na política. Não seria bom usar a curiosidade de perguntar o porquê disso?
Eles querem entrar por partidos grandes para conseguirem entrar rapidamente. O Holiday concorreu pelo DEM, o que lhe permitiu ser eleito em 2016, e já está entregando resultados. Se fosse seguir a linha do Amoedo ou Carvalhosa, poderia demorar mais 4 anos, enquanto a vaga dele estaria ocupada por algum gastador de esquerda.
Eu vejo as duas frentes como válidas e complementares:
A primeira é criar um partido do zero com os ideias mais corretos possíveis. Tem uma vantagem a longo prazo.
A segunda é pegar candidatos com ideais corretos e entrar na política pelos partidos existentes, para conseguir mais influência rapidamente e mudanças mais rapidamente. Tem uma vantagem maior a curto prazo.
Janaína Lima é vereadora de São Paulo pelo Partido Novo. Não ser do DEM a impediu de conseguir o mesmo cargo de Holiday?
DEM é raposa velha da política, movido a fisiologismo e/ou corrupção. Você acha mesmo que uma raposa velha da política iria deixar que haja gente criando uma evolução política que atente contra os dois interesses mencionados do partido? A raposa velha quer usar a popularidade dos MBLeiros a seu favor ("efeito Tiririca" para eleger outros candidatos da mesma sigla, por exemplo), e não contra. Raposa velha da política tem capacidade de fazer molequinho que quer mudar as diretrizes do partido de frango assado comestível e ainda palitar os dentes com os ossinhos.
Defesa de voto distrital puro, recall, candidatura avulsa, fim do foro privilegiado, etc., você acha mesmo que os caciques experientes do DEM querem colocar uma forca no próprio pescoço? Eles querem usar os MBLeiros, e não ser usados por eles.
Não entender as verdadeiras intenções dos espertos e experientes políticos é pedir para virar frango assado na política.