Autor Tópico: Racismo ou apenas uma desculpa para vitimização?  (Lida 964 vezes)

Offline Der Niemand

• Nível 00
  • *
Racismo ou apenas uma desculpa para vitimização?
« Online: 27 de Março de 2018, 11:14:09 »
Contrata-se atendente de loja de maquiagem. Necessita
que tenha conhecimentos em maquiagem, boa aparência
e disponibilidade para trabalhar aos sábados e domingos.
Interessados comparecer munidos de currículo no
Shopping Noel.
Como Patrícia preenchia todos os requisitos, foi até o local
descrito. Chegando lá, ouviu o seguinte comentário:

Patrícia, você realmente tem uma longa experiência com
maquiagem e a disponibilidade necessária, porém, gostaríamos
que você alisasse seu cabelo para fazer jus a imagem da loja.
Patrícia recusou, pois entendeu que se aceitasse a proposta,
estaria indo contra a sua cultura e seus valores.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
Re:Racismo ou apenas uma desculpa para vitimização?
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2018, 16:37:58 »
Racismo.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2018, 17:13:00 »

O racismo anticaracóis é inqualificável... ::)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2018, 18:43:34 »
Racismo.

Uma empresa não pode determinar o que seus funcionários podem ou não usar?

GNOSE

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2018, 18:58:49 »
É uma forma de discriminação no sentido de que a moça possuía tudo o que tinha sido descrito no anúncio da vaga. Tipo você ser contratado, por exemplo, pra programar computadores, possuir toda a base e experiência necessárias, mas na hora o contratador lhe diz "desculpa, mas você é feio, para te contratar precisamos que você melhore sua aparência".

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Março de 2018, 19:24:44 »

Sim, pode - mas isso não exonera a atitude racista dela. Se eles são livres para discriminar (sentido neutro) o candidato pela aparência para se adequar a um padrão estético racialmente enviesado (e que não foi especificado e definido de antemão), eu também sou livre para reconhecer a existência do padrão estético racialmente enviesado utilizado pela empresa.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2018, 19:34:45 »
Racismo?

Em qual parte do texto especifica que ela é negra ou pelo menos 'racialmente não-adequada'?
Foto USGS

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2018, 19:36:58 »
É uma forma de discriminação no sentido de que a moça possuía tudo o que tinha sido descrito no anúncio da vaga. Tipo você ser contratado, por exemplo, pra programar computadores, possuir toda a base e experiência necessárias, mas na hora o contratador lhe diz "desculpa, mas você é feio, para te contratar precisamos que você melhore sua aparência".

É isso que chamam espantalho?
Se na proposta de emprego usa-se a expressão "boa aparência", a subjetividade começa quando a empresa impõe suas condições de forma mais específica:

alisasse seu cabelo para fazer jus a imagem da loja.

A imagem da loja é representada pela aparência de seus funcionários, como primeira e importante impressão quando um cliente a ela se dirige.
E, claro, a(o) candidato(a) a qualquer vaga de emprego tem toda a liberdade para recusar a mesma caso esteja

indo contra a sua cultura e seus valores.

Não voto nem em racismo e muito menos em mimimi. Um oferece e o outro aceita se quiser; não é isso o livre mercado? :hein:
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Março de 2018, 19:52:49 »
atitude racista dela.

Negros não alisam o cabelo por vontade própria? O que há de racista nisso? Seria uma "apropriação cultural" inversa, então?

padrão estético racialmente enviesado
Uma questão de opinião sua, é o que eu vejo.

e que não foi especificado e definido de antemão

Como neste caso?

Aí fica mais claro, mas mais agressivo, talvez?

GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Março de 2018, 20:08:07 »
Acho que a empresa deve ter liberdade para escolher e contratar funcionários com o perfil que desejar quando segue orientações específicas de marketing para o público-alvo que pretende atingir. Isso é fundamental no varejo, no atendimento personalizado.

E se fosse uma loja de cosméticos com produtos específicos para mulheres negras e aparecesse uma candidata loira. Seria racismo se ela não fosse contratada mesmo com ótimo curriculum de vendedora? Como a loira iria demonstrar e vender os produtos argumentando "em tese" a experiência de outras mulheres negras? A credibilidade seria a mesma?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #10 Online: 27 de Março de 2018, 21:24:47 »
As Forças Armadas determinam que as militares devem usar cabelo bem preso e amarrado para trás, ou tenham cabelo curto. Racismo? Idem para as comissárias de bordo nas empresas de aviação.

Eu já trabalhei em um lugar onde era proibido ter barba rala, tinha que fazer todo dia. Eu sou técnico na área industrial.... As empresas têm regras de aparência e isso é normal.

Se a moça da situação fosse discriminada por ser negra, aí sim seria racismo. Mas neste caso, uma moça como essa tambvém teria de se adequar:
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2018, 07:39:48 »

É isso que chamam espantalho?
Se na proposta de emprego usa-se a expressão "boa aparência", a subjetividade começa quando a empresa impõe suas condições de forma mais específica.

Não, eu nem estava tentando refutar nada. O que eu quis mostrar com esse exemplo é que a exigência da empresa é fútil e não cabe. A empresa escolher a aparência de seus funcionários de forma subjetiva não entra em contradição com estarem fazendo discriminacai(não necessariamente criminosa ou imoral) No sentido de que está explícito no texto

Como Patrícia preenchia todos os requisitos, foi até o local
descrito. Chegando lá, ouviu o seguinte comentário:

No texto está claro que a moça cumpria os requisitos, e cabelo liso não foi especificado na proposta. Então a empresa exigir posteriormente vai de encontro com o estabelecido na proposta. Ou seja, é uma discriminacao(não acho que seja racismo) anti-etica pois não estava nos termos e dependendo de como seja a seleção, o candidato perdeu todo o seu tempo pra ser eliminado por algo não especificado pelas exigências da vaga. Ela está sendo de fato discriminada injustamente .

Em resumo, se a empresa quer só gente de cabelo liso, que deixe isso claro.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Março de 2018, 12:04:30 »
Em resumo, se a empresa quer só gente de cabelo liso, que deixe isso claro.

Quem tenta fazer isso é imediatamente jogado no pântano do "politicamente correto", man...
GNOSE

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #13 Online: 28 de Março de 2018, 12:25:17 »
Racismo.

Machismo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 28 de Março de 2018, 13:03:21 »
Hooters é muito massa. Recomendo para quem tiver oportunidade.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Março de 2018, 13:48:02 »
Citação de: Brienne of Tarth
Negros não alisam o cabelo por vontade própria? O que há de racista nisso? Seria uma "apropriação cultural" inversa, então?

Sim, alisam - mas não é o caso da potencial contratada. E eu não tenho o menor interesse em discutir "apropriação cultural inversa", é um truque retórico barato.

Uma questão de opinião sua, é o que eu vejo.

Sinta-se livre para acreditar que discriminação étnica é "apenas uma opinião"

Como neste caso? Aí fica mais claro, mas mais agressivo, talvez?

Sim, como nesse caso - se é para ser discriminatório (sentido neutro), ao menos seja de maneira clara e alerte de antemão - ao menos a empresa não preciso inventar uma desculpa "ambiguamente racista" posteriormente. :)

Citação de: Gauss
Se a moça da situação fosse discriminada por ser negra, aí sim seria racismo. Mas neste caso, uma moça como essa tambvém teria de se adequar:

Digamos assim - se eu tivesse 10 reais para apostar, eu apostaria 9,50 que não requeririam que a mulher da imagem tenha que se adequar. E você, quanto apostaria na "neutralidade étnica" da empresa? :)

São Beda.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Março de 2018, 13:56:00 »
Racismo.

Machismo.

Não.

Discriminação contra homens e mulheres feias (quero dizer, pessoas do sexo feminino com baixo grau no atual padrão estético ocidental vigente).
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 28 de Março de 2018, 14:38:10 »
O nome é Hooters, não Ugliers. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Março de 2018, 14:45:08 »
O nome é Hooters, não Ugliers. :lol:

Li "hookers" mais de uma vez.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Março de 2018, 15:05:49 »
quanto apostaria na "neutralidade étnica" da empresa?

Na verdade, em nenhum lugar está escrito que a candidata é negra.
Mas é interessante assumir uma bandeira tão óbvia.
Eu apostaria que essa pessoa que procura emprego nem está assim tão necessitada... ::)

Nunca me pediram para alisar cabelo, usar saia mais longa, menos decotes, joias menos espalhafatosas...por quê será??? Acho que não sou negra o bastante...e olha que sempre trabalhei com público, apenas de uns 5 anos para cá que estou em serviço interno.

Quando eu entrei no Banco, há uns 15 anos, usava o cabelo desse jeito:

Mas como ele dá muito mais trabalho para manter bonito do que cabelo liso, fiz uma progressiva e hoje ele está assim:

Não sou uma Camila, mas na minha idade (50 anos) e meu estilo de vida, usar um cabelão demanda mais tempo e dinheiro do que posso dispor... :P

E na minha toscovisão, cabelão para mulheres acima dos 50 (tá, a Bruna Lombardi é uma exceção) fica um visual meio "cafetina", se é que me entendem... :hihi:

« Última modificação: 28 de Março de 2018, 15:22:35 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Março de 2018, 15:51:10 »
Na verdade, em nenhum lugar está escrito que a candidata é negra. Mas é interessante assumir uma bandeira tão óbvia.

Quando você escuta o som de cascos batendo perto da sua casa, assume que está lidando com cavalos ou com ocapis e zebras? Obviamente que eu presumi isso, afinal, esse é uma atividade hipotética, não um caso real.

Nunca me pediram para alisar cabelo, usar saia mais longa, menos decotes, joias menos espalhafatosas...por quê será?

Não sei.

Acho que não sou negra o bastante..

Uma possibilidade bastante real.

São Beda.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!