Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre matematica  (Lida 425 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Perguntas sem-vergonha sobre matematica
« Online: 30 de Março de 2018, 11:03:40 »
Se ja tiver um topico assim, por favor fazer um merge, se possivel.
Fiquei muito tempo fora e o CC acumulou um quasilhao de topicos e posts de tudo quanto e assunto.

Tenho um livro que ensina calculo usando numeros hiperreais em lugar de limites ou o epsilon-delta de Weierstrass
A definição destes numeros me deixou um tanto quanto desconsertado:
Podemos pensar num epsilon menor que qualquer numero real e ainda assim diferente de zero
Podemos pensar num H maior que qualquer numero real
e a partir dai, manipular numeros como 1+4*epsilon, H/2, etc, devido ao principio da transferencia

Não posso então pensar num numero XPTO menor que qualquer numero hiperreal e ainda assim diferente de zero?
e num numero XPTO maior que qualquer numero hiperreal?

e num numero YPTO menor que qualquer numero XPTO e ainda assim diferente de zero?
e num numero YPTO maior que qualquer numero XPTO?

ad infinitum

Os matemáticos pensaram nisso ou eu é que estou viajando?

Que hajam outros numeros alem dos reais (e seus subconjuntos) e dos complexos é algo bem intrigante.
Por exemplo, já ouvi falar de quaternions e numeros surreais, mas nem me atrevo a tentar entende-los
Teria que estudar muito antes disso.

Pra quem se interessar, o livro é o
"Elementary Calculus - An Infinitesimal Approach" de H. Jerome Keisler
e pode ser encontrado de grátis, sem infringir nenhum copyright, na web
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 11:05:42 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
Re:Perguntas sem-vergonha sobre matematica
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2018, 14:15:40 »
Da definição de hiperreal, todo número XPTO é também um número hiperreal. Isto segue-se do seguinte fato:
Se A é hiperreal, então para todo a real, -a<A<a. Seja agora A` número XPTO, então temos que para todo A hiperreal, -A < A`<A, e segue que A`é hiperreal também, pois  -a<-A< A`<A<a, para todo real a maior que zero.
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 16:19:55 por Euler1707 »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2018, 15:29:19 »
Grato por responder!

Só não entendi uma coisa, na primeira desigualdade, não seria -A < a < A ?
e dai  -A` < A < A` e então  -A` < -A < a < A < A` donde segue que A e A` tem a mesma natureza
de limitarem os numeros reais (posso colocar desta forma)?
Ou melhor, dizendo, pelas propriedades das desigualdades e por serem A e -A limites no sentido de que todo real
esta no intervalo entre (-A, A) e entre (-A`,A`) e dai segue que tanto A, como A` e A`` dai em diante são hiperreais?
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 15:34:58 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2018, 15:33:11 »
Resposta duplicada - sorry
« Última modificação: 30 de Março de 2018, 15:35:26 por Fenrir »

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2018, 16:19:32 »
Grato por responder!

Só não entendi uma coisa, na primeira desigualdade, não seria -A < a < A ?
e dai  -A` < A < A` e então  -A` < -A < a < A < A` donde segue que A e A` tem a mesma natureza
de limitarem os numeros reais (posso colocar desta forma)?
Ou melhor, dizendo, pelas propriedades das desigualdades e por serem A e -A limites no sentido de que todo real
esta no intervalo entre (-A, A) e entre (-A`,A`) e dai segue que tanto A, como A` e A`` dai em diante são hiperreais?
Desculpe, ao falar de hiperreal, quis dizer infinitesimal correspondente a esse número hiperreal. A minha confusão se deu por causa da definição dada do conjunto na wikipedia: "O sistema de números que inclui os números reais e os infinitesimais é chamado de conjunto dos números hiper-reais". De qualquer modo, o raciocínio ainda continua válido se assumirmos que a cada número infinitesimal corresponde um número hiperreal, basta substituir os termos "Hiperreal" e  "XPTO", por "infinitesimal" e "inverso de um número XPTO", respectivamente, no meu primeiro comentário, e notar que se A é hiperreal, e A' é XPTO, e como A'>A, para todo A Hiperreal, então 1/A´<1/A, para todo A hiperreal, e sendo 1/A um número infinitesimal, 1/A´ também é infinitesimal, logo, A´é hiperreal. Se quisermos ser mais críticos, na verdade, o que acabamos de provar é que não existe, sob a hipótese de a cada número hiperreal corresponder um número infinitesimal que é seu inverso, um conjunto como esses dos XPTO, pois, como foi mostrado, a inversa de um número XPTO é também um infinitesimal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!