Autor Tópico: Como os foristas estudam?  (Lida 898 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Como os foristas estudam?
« Online: 30 de Março de 2018, 12:17:25 »
Já vi que muitos aqui tem mestrado, doutorado e dominam bem o que estudaram
Já eu não consegui nem me formar...

Então minha pergunta é:
Como fazem para estudar e como chegaram até onde estão?
Pode ser uma pergunta idiota ou óbvia para voces, mas não é para mim, porque tenho dificuldades nisso.

Conseguem se concentrar numa coisa só de cada vez e por longos períodos de tempo?
Ao menos enquanto estudam conseguem não se distrair com a net, jogos, TV, CC, etc, etc?
Estabelecem suas metas e as cumprem?
Varam a noite, caso precisem?
Insistem nos problemas até resolve-los? Se não, pedem ajuda?
Leem varias vezes o mesmo material? Memorizam?
Discutem, ajudam e são ajudados por outros?
Lidam bem com seus limites e suas frustações?

Estou careca de saber estas coisas, mas queria ouvir de quem chegou lá, como chegou. É isso.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline O Babuíno de Madame Blavatsky

• Nível 12
  • *
  • πάντα ῥεῖ
Re:Como os foristas estudam?
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2018, 20:27:19 »
Primeiramente, considero indispensável a paixão. Schopenhauer, que criticava bastante os acadêmicos de sua época, via nos eruditos não mais do que decoradores e repetidores vazios e incapazes de criatividade e independência. Ele dizia que o que distingue o homem de gênio do zumbi acadêmico é a paixão pelo saber, que está acima de meras motivações econômicas, egoístas ou de segundas intenções, como era o caso dos eruditos da época, que utilizavam sua bagagem para se autoafirmar e o conhecimento não passava de uma fonte de renda. Há diversas formas de despertar a paixão. Pode vir do amor que você tem por um determinado assunto, pela determinação com a qual você se dispôs a estudá-lo, ou até mesmo da necessidade que a urgência impõe sobre você. Minha área por amor, por exemplo, é o esoterismo. Por dedicação, a Filosofia, a Arte e a Linguística. Pela necessidade, consegui passar na frente de umas 1000 pessoas e ficar em 20º no primeiro concurso público que prestei, e no segundo fiquei em 7º com 20 anos de idade e fui convocado. Apesar de ainda estar me graduando, já tenho certa excelência acadêmica e, fora dos estudos, componho músicas, escrevo peças, etc. Não me vejo conseguindo absolutamente nenhuma dessas coisas senão pela paixão. Aprendi muito com Éliphas Lévi, o escritor de Dogma e Ritual de Alta Magia, que influenciou profundamente a Golden Dawn, a Ordem Martinista e outras. De acordo com ele, a Magia é um exercício de todas as horas e todos os instantes cujo grande propósito é exercitar e educar a Vontade. Vencer as atrações do prazer, do apetite e do sono. Dessa Vontade Inquebrantável nasce o verdadeiro artista, o verdadeiro filósofo, o homem de gênio.
Conseguem se concentrar numa coisa só de cada vez e por longos períodos de tempo?
Bem, você declarou estar com dificuldades para estudar e, com essa pergunta, demonstrou que pressupõe que se concentrar em uma coisa por um longo período de tempo seja bom para isso. Na verdade, não necessariamente. Você pode estudar de forma intercalada, ou intercalar seus estudos com outras atividades. É preciso dar um tempo para que sua mente assimile as coisas. A melhor forma de estudar que encontrei para mim mesmo é o questionamento elaborativo e a autoexplicação. Funciona da seguinte forma - o que importa não é "decorar", "repetir", nada disso, e sim ser capaz de compreender a relação entre os tópicos, entre os conceitos. Saber como uma coisa leva à outra. Qual é a definição das coisas? Como um determinado assunto se liga aos outros? Qual o significado das palavras em questão? O segredo está em conseguir montar este mapa mental dentro do qual você consegue ver cada coisa em sua relação com as outras, dando um zoom out para entender o tema de forma integrada e dando um zoom in para destrinchar minuciosamente um determinado aspecto da estrutura. A chave está em entender como cada coisa se relaciona com as outras. Um exemplo prático de como fazer isso é tentando ensinar para alguém o que você está aprendendo, mesmo que ainda não domine o assunto. Tente preparar uma aula, montar um esquema. Não estude como se estivesse lendo e decorando, muito menos repetindo e resumindo, mas, ao invés disso, explicando cada coisa. Não leia decorando, leia questionando. Vá perguntando para si mesmo enquanto lê. Pense em como você explicaria para outra pessoa aquilo que acaba de entender. Aos poucos, você vai desenvolvendo sua capacidade de articulação, de linguagem e de raciocínio. Talvez você esteja com dificuldade porque se focou em decorar as matérias, em aprender os conteúdos, e não em desenvolver a sua própria capacidade mental, isto é, desenvolver sua própria capacidade de aprender, de refletir, de desenvolver, de explicar, etc. Isso é muito mais valioso do que querer decorar qualquer coisa.
Ao menos enquanto estudam conseguem não se distrair com a net, jogos, TV, CC, etc, etc?
Nesse caso, acredito que ou não haja paixão suficiente da sua parte para se envolver completamente com seu objeto de estudo, ou você esteja com problemas de atenção e concentração. Se a segunda hipótese for o caso, seria interessante da sua parte desenvolver alguma atividade que exija concentração e atenção. Você pode, por exemplo, aprender a tocar bateria, a pintar ou a meditar. Eu fui iniciado no zenbudismo em 2017 e prática da meditação vazia, o zazen, me trouxe uma excelente capacidade de foco em todas as áreas da minha vida. Se for meditar, não busque por transes, sugestões hipnóticas ou lengalenga esquisotérico. Tem que ser uma meditação silenciosa, de atenção plena. Simplesmente sentar e respirar. Não precisa "lutar contra" seus pensamentos e tal, basta se manter em um estado de observação silenciosa. Se acontecerem pensamentos e desejos aleatórios, apenas observe-os. A meditação pode desenvolver a sua capacidade de concentração.
Você precisa também levar em conta as questões orgânicas, biológicas. Perder uma noite de sono ou estudar até a exaustão são erros de descaso com a mente e suas necessidades. Se você estudar menos e de forma intercalada, mas comer bem, dormir bem e tiver uma concentração plena, seu cérebro funcionará melhor, e sua produtividade estará muito acima dos que se matam para correr atrás dos estudos.
Quando passei no meu primeiro concurso, como disse ali em cima, eu ainda era muito ansioso, estava sempre pensando na meta, "tenho que passar", etc. Depois de refletir um pouco, percebi que a ansiedade só atrapalhava, e que eu deveria apenas me focar em responder cada questão separadamente, como se fosse um simulado qualquer, sem toda aquela carga de expectativa ou medo. Foi assim que passei no meu segundo concurso e que mantenho todas as minhas notas no mínimo acima de 90 na faculdade. Presto atenção apenas no que tenho que fazer agora, e não nas consequências, nas expectativas. Abandono completamente o "tempo psicológico", onde vive o grande parasita da mente - a ansiedade.
Não, pois o que importa não é a capacidade de memorizar, porque você não deve se tornar uma máquina decoradora. O que importa é a sua capacidade de pensar bem, de raciocinar, de se articular, de explicar, de entender como as coisas se relacionam. É desse "bom pensar" que você precisa. É ele que vai te ajudar a responder questões, a dissertar, a produzir textos acadêmicos, etc. Os livros e leis estarão sempre à sua disposição.
Se for possível, sim! Isso será de grande ajuda! Se não for possível, discuta consigo mesmo. Disseque o tema. Explore as possibilidades. Elabore questões para si mesmo e as responda. Invente críticas e rebata. Se esforce para refutar algo verdadeiro, só para depois se reassegurar daquela veracidade, ao mesmo tempo em que explora as possibilidades semânticas e os caminhos perniciosos do mau pensar.
Todos os erros contam como experiência, portanto, é sempre bom descobrir que errou, que estava errado. Tente aprender com cada um deles. Faça da experiência sua grande conselheira. Não se apegue psicologicamente à frustração ou ao fracasso, isso é uma grande armadilha da mente que só serve para te sabotar, mas também não se apegue pessoalmente ao acerto e ao sucesso - não se torne prepotente, não pense que foi porque "você é bom". Ao invés disso, observe tudo de forma neutra, objetiva. Coloque na balança. Como diz o Tao Te King, o segredo é "agir sem expectativa". Simplesmente faça o que tem que ser feito, sem levar os resultados para um lado pessoal.
« Última modificação: 03 de Abril de 2018, 20:33:43 por Saint-Martin »
O Deus único escolheu para Si um único santuário: o coração do homem. Eis o templo onde este deve adorá-Lo; os templos exteriores são apenas as avenidas desse templo invisível. Não há necessidade de teurgia, de adesão a um culto exterior. Não é a mudança de lugar terrestre que nos é útil e sim a mudança de lugar espiritual. A evolução espiritual não requer deslocamento geográfico, mas deslocamento psíquico e o despertar de qualidades inerentes, as quais trazemos desde sempre em nós.

SURSUM CORDA

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2018, 00:18:36 »
Muito bom Martins. Muito bom mesmo.

Nada a acrescentar a este excelente manual.

Mas como você diz que o esoterismo é a sua paixão, espero sinceramente que tanta competência, amor e talento não esteja sendo desperdiçado com nada.

Que sem graça seria se, no final das contas, não houver nem uma pitada de mágica nesse mundo. Contudo o estudo dedicado do esoterismo pode acabar se revelando tão proveitoso quanto adquirir  conhecimento aprofundado a respeito de unicórnios cor de rosa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2018, 21:36:53 »

Então minha pergunta é:
Pode ser uma pergunta idiota ou óbvia para voces, mas não é para mim, porque tenho dificuldades nisso.

Insistência, teimosia, respeitar a sua curva de aprendizado... Depende muito para o que você quer estudar... acadêmico... concurso... prazer...

Quando eu estou focado, estudo até 18h por dia... eu já fiz maratonas de 100h de estudo em uma semana, fiquei doente e fiquei uma semana sem estudar.

Quando eu tenho prazos, coloco metas, mas se não for o caso, eu sei que eu preciso estudar e estudo. Eu fiz um curso... "Learning how to learn" no Coursera. Uma das primeiras coisas que eles mencionam são os "gatilhos" de maus hábitos que a gente costuma ter... ligar a TV, não entrar no FB, não colocar o video-game muito fácil de acessar... enfim, criar um ambiente com menos distrações.

Funcionou bem pra mim. Meu quarto de estudos é só para estudos.

Não. Eu reconheço a importância de dormir pra formar memórias e aprender. Quando eu sinto que não estou mais absorvendo o que eu estou estudando, eu paro, vou fazer alguma outra coisa. Ouço um podcast, durmo, vou brincar com meus cachorros. Não dá pra insistir quando sua mente não quer mais.

Eu faço muitos, muitos exercícios. Na última prova que fiz, foram 3000 em menos de um mês. No final, eu estava com uma taxa de acerto de mais de 90%.

Sim... eu faço marcações na primeira leitura, na segunda, eu transcrevo pra um caderno manuscrito todas as marcações e finalmente eu passo pra um arquivo .doc esquematizado. Quanto a memorizar, depende muito. Se for pra concurso, sim. Se for pra área acadêmica, é mais importante captar a essência, o desenvolvimento do raciocínio. Eu tenho dificuldades em memorizar citações ou frases exatas, então eu prefiro compreender o desenvolvimento do raciocínio, entender a razão. Eu leio algumas doutrinas de 1000 páginas pra fixar conceitos de forma definitiva. Vem dando certo.

Depende muito. Eu não sou muito cooperativo. Eu tenho dificuldades em delegar e gosto de fazer as coisas sozinho.

Eu vou completar 3 anos de estudos... quebrei a cara no início, estou colhendo os bons resultados agora. Fui aprovado em alguns concursos melhores, vou ficando excedente, mas vou chegando mais perto. O negócio é insistir, respeitar o seu tempo de aprendizado. Quando mais você se dedica a criar bons fundamentos para o que você estuda, melhor você vai desenvolver isso e até mesmo perceber que você está realmente aprendendo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2018, 22:50:29 »
Uso mind maps. Quando preciso memorizar uso técnicas de memorização com associação de palavras/números/objetos.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2018, 06:02:32 »
Uso mind maps. Quando preciso memorizar uso técnicas de memorização com associação de palavras/números/objetos.

Bem lembrado. Muito bons também. Eu uso o Xminds pra fazer, mas nem sempre ficam utilizáveis... Ou eu coloco informação demais ou fico achando que tá faltando algo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline O Pistoleiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2018, 19:55:09 »

Então minha pergunta é:

Estou careca de saber estas coisas, mas queria ouvir de quem chegou lá, como chegou. É isso.

Tem um livro da Barbara Oakley que ensina legal o que os foristas disseram aqui. Aprendendo a Aprender o nome do livro. Tem o site Coursera, onde ela explica também com mais imagens.
Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2018, 20:55:10 »
"Como estudar"  deveria fazer parte do currículo das escolas como disciplina obrigatória. Acredito que a maioria dos casos de baixo desempenho escolar acontece porque os alunos não sabem estudar e quem domina metodologias de estudo desenvolve o autodidatismo, compensando as deficiências de ensino dos professores que nem sempre são bem preparados.

É por isso que sou fã de Piaget e do ensino construtivista. Em poucas linhas, é possível perceber o seu valor:

A base do pensamento construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender.
https://escoladainteligencia.com.br/o-que-e-o-metodo-de-ensino-construtivista/

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2018, 21:19:24 »
É por isso que sou fã de Piaget e do ensino construtivista. Em poucas linhas, é possível perceber o seu valor

Um tanto quanto misógino e machista, pois todos sabem que o método montessoriano é basilar:

http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/05/o-que-e-o-metodo-montessori-de-ensino  :mestre:
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2018, 21:20:49 »
como chegaram até onde estão?

Aonde você quer chegar?
GNOSE

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2018, 21:58:15 »
Eu já odeio a metodologia de pesquisa, escrever um artigo científico é um saco, por mais que eu saiba que todas aquelas regrinhas tenham a sua lógica.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2018, 22:16:31 »
Eu já odeio a metodologia de pesquisa, escrever um artigo científico é um saco, por mais que eu saiba que todas aquelas regrinhas tenham a sua lógica.

2

Bota saco nisso....

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2018, 23:37:51 »
Eu curto...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2018, 23:50:23 »
Também não gosto de artigos. Sobre esses mapas mentais, acho inúteis para concursos da área de direito em que se precisa memorizar 20 mil páginas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2018, 23:52:27 »
Que concurso você quer Diego?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2018, 08:38:45 »
Também não gosto de artigos. Sobre esses mapas mentais, acho inúteis para concursos da área de direito em que se precisa memorizar 20 mil páginas.

Eu acredito que só pegar e ler não adianta nada. Eu faço os meus e colo na primeira página das "apostilas" de anotações que faço. Quando eu pego pra revisar, esse mapa já puxa um monte de informação e serve de "aquecimento" pra revisão.

Mas realmente, pra funcionar, tem que ser você mesmo a fazer. Esse é um dos motivos pelos quais eu não consigo estudar por resumos, apostilas ou aqueles livros de direito "descomplicado" ou "esquematizado". Eu pego a doutrina completa e descasco.

Que concurso você quer Diego?

Uns aí... ::)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2018, 13:18:16 »
como chegaram até onde estão?

Aonde você quer chegar?

Muito grato aos foristas pelas boas dicas!

Sobre sua pergunta: Gostaria ao menos de completar um curso e com um aproveitamento decente
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2018, 14:14:55 »
Gostaria ao menos de completar um curso e com um aproveitamento decente
:(
Esse tom é preocupante... me passa a impressão que S/Pessoa não tem preferencias delineadas.
Nesses casos é bom trabalhar uns tempos sem se preocupar com estudos teóricos. Às vezes e mui frequentemente aliás a prática "a nível de" emprego acaba mostrando a necessidade e, principalmente, despertando curiosidade por determinada área (a na qual se esteja enganjado trabalhando...).
É como vejo seu caso...
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 14:17:11 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2018, 14:44:49 »
Gostaria ao menos de completar um curso e com um aproveitamento decente
:(
Esse tom é preocupante... me passa a impressão que S/Pessoa não tem preferencias delineadas.
Nesses casos é bom trabalhar uns tempos sem se preocupar com estudos teóricos. Às vezes e mui frequentemente aliás a prática "a nível de" emprego acaba mostrando a necessidade e, principalmente, despertando curiosidade por determinada área (a na qual se esteja enganjado trabalhando...).
É como vejo seu caso...

Não me expressei bem, Gorducho. Tenho sim um curso: é a Fisica.
Minha paixão é Astrofísica, mas todos os que querem dedicar-se a ela fazem física primeiro e se especializam depois.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2018, 14:59:05 »
Beleza :!:
E, claro: "Astrofísico" é um Físico  :hihi:
A "especialização" vem depois e às vezes no decorrer do curso e/ou estágios a gente descobre até outros interesses dos quais nem se suspeita antes de entrar pro ramo.
Então trate de se programar pra fazer...
No meu tempo era o Vestibular agora é o ENEM...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!