Autor Tópico: Convencer a fazer caridade em vez de pagar o dízimo  (Lida 334 vezes)

Offline Chico

• Nível 04
  • *
Convencer a fazer caridade em vez de pagar o dízimo
« Online: 25 de Abril de 2018, 23:47:34 »
Minha tia entrou para a igreja evangélica e está pagando dízimo mensalmente. Para piorar, é 10% da aposentadoria dela. Além disso, a igreja distingue dízimo (10% da renda) e oferta (o tanto que quiser) para sempre ganhar mais. Eu me sinto triste ao ver ela sendo extorquida e eu não podendo fazer nada.

Ela entrou para a igreja após se sentir vazia por causa da aposentadoria. Convencer ela a largar a igreja já é impossível, considerando que ela já tem 60 anos.

Então queria saber de dicas para convencer a fazer caridade em vez de enriquecer a corja e fortalecer a igreja.

Um dos argumentos da religião é que "O dízimo pertence a Deus", mas na verdade vejo que ele é dado ao homem, pois se fosse dado a "Deus", seria dado diretamente aos pobres.
Mas já vi também argumentos de que a Bíblia, em suas contradições, não afirma que o dízimo deve ser pago à igreja e que há partes em que ela diz para deixar 10% da colheita para pobres e viajantes pegarem.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
Re:Convencer a fazer caridade em vez de pagar o dízimo
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2018, 00:59:07 »
Entre doar o dinheiro para uma instituição que não paga impostos e não enriquece o Estado ou financiar "Indústrias da Culpa" como a maioria das "Big Charities" - deixe sua avó doar ao Pastor local, que ao menos pode ser revertido para algo que ajude algo no local onde mora.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2018, 07:19:35 »
Existe o MSF (Médicos sem Fronteira) ou o GRAACC (para o tratamento de crianças com câncer).

Se essa igreja é tão gananciosa quanto parece, o dinheiro dificilmente vai ajudar os fiéis ou a comunidade.

Lembro da velhinha na fila do banco para pedir um empréstimo e dizendo "O pastor falou que a gente pode ficar devendo a todo mundo, menos a Deus!"
Ou de outras velhinhas na fila do INSS para pegar remédios de graça porque tinham dado todo o dinheiro ao pastor.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2018, 20:51:54 »
Sua ideia é boa, mas a lavagem cerebral que fazem nessas igrejas é fantástica, não existe receita pra desfazer.

Você pode tentar falar com sua tia que para agradar a Deus o importante é ajudar o próximo, não os pastores. Você pode citar a bíblia, por exemplo:

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Tiago 2:14-17

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor,e ele o recompensará.
Provérbios 19:17

Só que corre o risco que você a convença a fazer caridade mas ela continue a doar pra igreja, e assim se enrole financeiramente. Tenho um amigo que deve um carro zero km no banco mas continua pagando o dízimo. 

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2018, 06:42:14 »
Entre doar o dinheiro para uma instituição que não paga impostos e não enriquece o Estado ou financiar "Indústrias da Culpa" como a maioria das "Big Charities" - deixe sua avó doar ao Pastor local, que ao menos pode ser revertido para algo que ajude algo no local onde mora.  :)
Se uma instituição está fazendo o trabalho que o Estado deveria fazer - e talvez o faça melhor do que ele - é aceitável que não pague impostos.

Além disto, é mais fácil fiscalizar essa instituição do que o Estado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!