Autor Tópico: STF absolve Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo na Lava Jato  (Lida 211 vezes)

Offline Adler

• Nível 09
  • *
STF absolve Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo na Lava Jato
« Online: 20 de Junho de 2018, 10:03:22 »
O que acham disso?

STF absolve Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo na Lava Jato

Por unanimidade, Segunda Turma inocenta senadora e o marido da acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Fachin e Celso de Mello votam por condenação de Gleisi por caixa dois eleitoral, mas são vencidos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta terça-feira (19/06) a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido dela, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

A ação penal, na qual a senadora – presidente do PT desde o ano passado – foi acusada de receber 1 milhão de reais para sua campanha ao Senado em 2010, foi julgada pela Segunda Turma do STF. O empresário Ernesto Kugler Rodrigues, que era acusado de ser intermediário do casal no recebimento do dinheiro, também foi absolvido.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmava que o valor foi desviado no esquema de corrupção na Petrobras e negociado por intermédio de Paulo Bernardo e de Kluger Rodrigues. A PGR usou depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa para embasar a acusação.

Seguindo voto do relator, Edson Fachin, o colegiado entendeu que há divergências nos depoimentos de Youssef e de Costa e que não há provas suficientes para comprovar que Paulo Bernardo solicitou o dinheiro, muito menos de que a senadora teria dado apoio ao ex-diretor para mantê-lo no cargo em troca da suposta propina.

Apesar de votar pela absolvição, Fachin foi vencido ao propor a condenação da senadora pelo crime eleitoral de caixa dois, por não ter declarado à Justiça Eleitoral 250 mil reais que teriam sido recebidos pela sua campanha. O voto foi seguido somente pelo ministro Celso de Mello.

Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela absolvição integral de Gleisi e Paulo Bernardo, por falta de provas.

No início do julgamento, a defesa da senadora e de Paulo Bernardo argumentou que a PGR usou somente depoimentos de delações premiadas ao denunciar os acusados e não apresentou provas de que o recurso teria origem nos desvios da Petrobras.

A PGR pode recorrer da decisão no próprio STF. Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo respondem, ainda, a duas outras denúncias e a um inquérito no STF originados na Lava Jato.
Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.
Millor Fernades

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:STF absolve Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo na Lava Jato
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2018, 10:18:01 »

Ponto bastante positivo para o PT. Em meio a vários problemas atuais  eles tiveram uma vitória importante. O PT sai fortalecido.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2018, 10:21:38 »

GLEISI ABSOLVIDA: NADA APAGA O SOFRIMENTO

247 - Inocentada por 5 a 0 no Supremo Tribunal Federal após quatro anos de uma perseguição implacável, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) celebrou de forma contida: postou uma imagem de sua vitória pouco depois de relatar que nada apagaria o sofrimento causado à sua família; agora, falta libertar Lula.

Em tuíte postado após a decisão da suprema corte, Gleisi escreveu sobre o sofrimento da família e os danos que uma acusação eminentemente política e persecutória produziram em sua imagem e em sua rotina de trabalho.

Leia trecho de matéria do jornal Folha de S. Paulo sobre sua absolvição e depois confira os tuítes da senadora:

“Uma das principais lideranças do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do partido, foi absolvida nesta terça-feira (19) da acusação de ter participado de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras. Seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler também foram considerados inocentes das acusações da Lava Jato. Os ministros da segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) entenderam que a PGR (Procuradoria-Geral da República) não conseguiu provar os crimes que foram imputados pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot.

(...)

Os magistrados criticaram a estrutura da denúncia, considerada elaborada com base apenas em delações premiadas de pessoas com interesses pessoais em fazer acusações e que não apresentaram provas para corroborar seus depoimentos. “São tantas as incongruências e inconsistências nas delações premiadas que elas se tornam imprestáveis para sustentar qualquer condenação”, disse Ricardo Lewandowski.

(...)

Relator da Lava Jato no STF, Fachin considerou que a PGR não conseguiu comprovar que a petista recebeu dinheiro em troca de contrapartida e, portanto, ela não poderia ser condenada por corrupção passiva e consequente lavagem de dinheiro”.

Leia mais aqui.

Confira os dois tuítes de Gleise Hoffmann:

pic.twitter.com/FTwnkRZQEV

— Gleisi Lula Hoffmann (@gleisi) 20 de junho de 2018

Há quatro anos, aguardo o desfecho dessa trama. Nada vai apagar o sofrimento causado a mim e a minha família, os danos a minha imagem pessoal e política, mas vejo com alívio o dia em que a Justiça terá a oportunidade de me absolver e restaurar a verdade. pic.twitter.com/sgDHY3zrCf

— Gleisi Lula Hoffmann (@gleisi) 19 de junho de 2018

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/358998/Gleisi-absolvida-nada-apaga-o-sofrimento.htm

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2018, 10:23:32 »

Provavelmente   mebelóides  e  semelhantes  irão espernear .

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2018, 10:45:29 »
Há meses, conversando com amigos e amigas, eu vinha afirmando que ela e o marido seriam inocentados se o julgamento fosse pela segunda turma que, não custa lembrar, é formado por 4 membros que vem votando sistematicamente a favor do PT e do PSDB.

Esta aí o resultado.

A PGR vai recorrer e o pleno do STF vai confirmar o resultado por 7 a 4.

Agora vou além:

1) No dia 26 será cancelada a prisão do Lula.

2) Na sequência haverá uma decisão favorável do STF à candidatura dele.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2018, 11:11:05 »
Há meses, conversando com amigos e amigas, eu vinha afirmando que ela e o marido seriam inocentados se o julgamento fosse pela segunda turma que, não custa lembrar, é formado por 4 membros que vem votando sistematicamente a favor do PT e do PSDB.

Esta aí o resultado.

A PGR vai recorrer e o pleno do STF vai confirmar o resultado por 7 a 4.

Agora vou além:

1) No dia 26 será cancelada a prisão do Lula.

2) Na sequência haverá uma decisão favorável do STF à candidatura dele.

A Gleisi tem certa importância política, mas não chega nem perto do Lula.  De modo que uma absolvição dela pode causar alguns resmungos, mas não uma forte agitação política.  Já um cancelamento da prisão do Lula certamente causaria um enorme alvoroço na política,  ao meu ver fortaleceria até mesmo a radical hipótese  de  intervenção militar. 

Me parece bastante certo que o pessoal partidário da intervenção militar iria "adorar" tal ação do STF.  Isto daria um motivo para muito mais gente radicalizar e passar a apoiar o movimento.  Acho que o Youtube, a internet  e a política nacional iria pirar de vez  se isso acontecesse.  Por isso,  considero duvidoso que o STF liberte o Lula antes de acabar as eleições,  eu  ainda dou um pouco de crédito ao STF,  acho que eles ainda não "piraram de vez".

« Última modificação: 20 de Junho de 2018, 11:13:29 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!