Alguém sabe dizer quais vacinas deveriam ser tomadas pelos os adultos? Segundo o livro Saúde: a hora é agora, em que dois dos três são autores são médicos e doutores pela Faculdade de Medicina da USP, é recomendado que os adultos sejam imunizados contra oito doenças: tétano, hepatite B, hepatite A, gripe, pneumonia, sarampo, rubéola e febre amarela. Entretanto, tenho visto que existem outras doenças infecciosas no Brasil: Meningites, HPV, herpes, por exemplo. Alguém sabe por que doenças como essas podem ser excluídas de uma lista de recomendação como essa (assim como em outros casos)?
Eu acho incrível como a resposta para um questionamento tão importante é negligenciado. E o pior, mesmo quando se responde quais vacinas se tomar, sequer é justificado porque se exclui algumas doenças infecciosas que existem no Brasil.
E essa história descrita no artigo do Estadão no primeiro post de que os principais imunizantes estão disponíveis a todos gratuitamente no Brasil é balela. Das oito doenças que citei, apenas três estão disponíveis nos postos de saúde para todos e independentemente do perfil do tomador, segundo informação do livro que citei no meu post.
Enfim, não é só a anti-vacinação que preocupa. A relativa insuficiência de informação pró-vacinação também é muito preocupante.