A pergunta não possui a finalidade de desmerecer a ciência básica, ou pura, visto sua relevância para o mundo. Porém, a palavra-chave é exatamente esta - "o mundo" -, ou seja, normalmente a ciência de base possui pouca importância para a região local de algum país em específico.
A pesquisa em ciência de base está preocupada em responder como as coisas funcionam e gerar conhecimentos úteis para o avanço da Ciência sem aplicação prática prevista. Estas descobertas podem servir de referência para posterior criação de tecnologias, mas não possuem utilidade imediata, com exceção de pesquisas locais como a fauna e flora de determinada região, propriedades do solo ou demais características que permitam desenvolver o conhecimento acerca do país.
Pesquisas básicas como novas teorias físicas ou matemáticas, apesar de estarem contribuindo para a ciência internacional e, futuramente, para a ciência aplicada, poderiam estar sendo desenvolvidas por países avançados, mais capacitados financeiramente para tais investimentos. Desta forma, países subdesenvolvidos não seriam onerados e poderiam concentrar os investimentos em pesquisas locais, ciência aplicada, e tecnologias, o que traria maiores contribuições para seu crescimento.