Autor Tópico: Golpe no Mercado-Livre  (Lida 2772 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Golpe no Mercado-Livre
« Online: 19 de Agosto de 2018, 16:14:27 »
Pessoal, acabei de cair num golpe do Mercado Livre. Mas não saí no prejuízo (ainda).

Eu estava procurando por uma placa de vídeo nova e encontrei várias que estavam muito abaixo do preço médio. Todos os vendedores não tinham nenhuma qualificação, vendas, nada. Então o golpe era óbvio.

Mas encontrei um vendedor que postou fotos reais do produto, o anúncio estava bem completo, e o vendedor tinha várias qualificações positivas. Além do nome de uma loja, bem escrito.

Como a compra no ML é protegida, não tinha porque não me arriscar.

Comprei o produto, o vendedor pediu por mensagem para eu qualificar ele, para que ele me enviasse o produto, pois estava com entrega a combinar. Falei que só qualificaria após ele enviar.

(Quando fazemos uma qualificação de um produto com entrega a combinar, significa que recebemos o produto, e assim o Mercado Livre libera o dinheiro pro vendedor. Se eu abrir uma reclamação, eles devolvem o dinheiro pra mim, mas demora 2 dias para isso ser permitido.)

Ele me explicou que como o frete seria pago por ele, ele precisava que eu liberasse para não sair do bolso dele, etc. Comecei a desconfiar mais.

As mensagens descambaram pro xingamento, provando que o cara é mau caráter mesmo. Agora terei que esperar o ML permitir que eu abra a reclamação.

Vejam a reputação positiva do cara:

Ela é forjada com vendas pequenas num intervalo curto.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Golpe no Mercado-Livre
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2018, 16:15:40 »
Por curiosidade comecei a pesquisar por golpes do ML e existem vários e é bastante comum:

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2018, 16:16:34 »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2018, 16:45:19 »
Eu só compro do ML quando o produto sai da central deles. Vem por DHL. Ou quando é uma pessoa jurídica, que eu possa encontrar o CNPJ.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2018, 16:57:26 »
Se é uma 'ltda', deve ter CNPJ.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2018, 18:11:44 »
Se é uma 'ltda', deve ter CNPJ.

já percebi que se trata de golpe. O telefone é 11 e a localização é Lages-SC

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2018, 18:13:00 »
Eu só compro do ML quando o produto sai da central deles. Vem por DHL. Ou quando é uma pessoa jurídica, que eu possa encontrar o CNPJ.

Eu compro muitos produtos usados. Comprei um celular usado há algum tempo e foi um baita negócio. Um Moto Z2 play impecável que paguei 1050 e nas lojas mais baratas estava por 1450

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2018, 18:13:45 »

Aliás, como funciona isso de sair da central? Isso só vale para produtos novos?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2018, 19:12:01 »
Nunca tive problemas com o ML mas é bom ficar mais atento. Obrigado por compartilhar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2018, 20:36:49 »

Aliás, como funciona isso de sair da central? Isso só vale para produtos novos?
Não sei se vale somente para produtos novos, mas acredito que sim. Todas as compras que fiz, com já disse, foram de pessoas jurídicas. Veja, esta foi minha última, em Julho:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762222460-barbeador-eletrico-philips-aquatouch-seco-e-molhado-at610-_JM

Não sei dizer se só produtos novos são aceitos no centro de distribuição do ML.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2018, 23:00:37 »
Ouvi dizer que vender no ML é bem arriscado. Compradores que dão golpe e praticamente ficam com o que compram sem ter que pagar, e, uma idiotice que não é nem golpe, mas pode lesar o vendedor que vende ítens baratos em pequenas quantidades -- se o comprador compra também coisas caras, o que vendeu algo barato faz parte de um rateio "igualitário" para o frete grátis do ML, e fica devendo para o ML após vender.

Só ouvi dizer.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2018, 23:25:57 »
Ouvi dizer que vender no ML é bem arriscado. Compradores que dão golpe e praticamente ficam com o que compram sem ter que pagar, e, uma idiotice que não é nem golpe, mas pode lesar o vendedor que vende ítens baratos em pequenas quantidades -- se o comprador compra também coisas caras, o que vendeu algo barato faz parte de um rateio "igualitário" para o frete grátis do ML, e fica devendo para o ML após vender.

Só ouvi dizer.

Um cara no trabalho comentou que seu irmão tem uma loja de impressoras e vendeu uma nova.

O comprador reclamou que a impressora estava com defeito e efetuou a devolução, prevista pelo mercado livre. Ao efetuar a devolução, o dinheiro automaticamente é devolvido ao comprador.

O problema é que a impressora devolvida era outra, velha, toda quebrada.

O vendedor ficou no prejuízo. O pior é que não tem como evitar esse tipo de golpe, pois reina a impunidade. Nos EUA um cara desses seria procurado e preso.

Eu acho que existem maneiras simples de reduzir esses golpes. O ML poderia limitar o poder de compra de perfis recem criados. Limitar um perfil desses a comprar somente de bons vendedores, para dar o benefício da dúvida ao vendedor.

Para novos vendedores, poderiam também limitar a venda permitindo apenas mercado pago e mercado envios, que dá a segurança máxima.

Esse meu caso o vendedor usou a "entrega a combinar" ao invés do "mercado envios". Assim o ML não pode rastrear o produto e não dá a possibilidade de efetuar a devolução automática. Para liberar o dinheiro, eu tenho que confirmar o recebimento manualmente. O vendedor tenta então convencer o comprador a qualificar ele antes de enviar.

Nesse caso, o ML poderia detectar que a qualificação foi muito rápida, e alertar para fraudes. Poderia analisar o perfil do vendedor, e caso não seja um vendedor de confiança (com anos de atuação), simplesmente ligar o alerta, bloquear a qualificação, instruir mais o comprador.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2018, 02:02:40 »
Eu tenho a impressão que, do jeito que as coisas andam (conforme esses relatos), o ML vai acabar implodindo. A menos que o modelo de alguma forma se preste a outro perfil de vendedores, se for uma espécie de transição para algo mais Amazon-esco, não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2018, 10:34:57 »
O vendedor acabou de cancelar a venda, huahuahuahua

O ML já devolveu o dinheiro.

Acho que o vendedor fez isso pra não perder a conta e poder aplicar o golpe em outro. Estou fazendo denúncias de produtos suspeitos pra ver se o ML é eficiente nisso.

Como falei, tem maneiras simples do ML evitar esse tipo de coisa. Por mim acabaria com esse "Frete/envio a combinar" pra vendedores novos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2018, 10:47:53 »
Essas negociações "por fora" são problemáticas. Sempre uso os recursos da plataforma do ML e desconsidero comunicação que não seja através da plataforma ou direta que não seja intermediada pelo ML e nunca via-voz.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Del vechio

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Agosto de 2018, 11:45:47 »

Eu compro muitos produtos usados. Comprei um celular usado há algum tempo e foi um baita negócio. Um Moto Z2 play impecável que paguei 1050 e nas lojas mais baratas estava por 1450

Com nota fiscal?
Por que?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2018, 12:34:12 »

Com nota fiscal?

sim

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2018, 16:18:52 »
Já vendi coisas pelo OLX, mas me encontrei pessoalmente com os compradores. Eles vieram pegar ou eu fui levar.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2018, 16:40:38 »
Há algum tempo atrás minha mulher vendia muambaprodutos importados de alta qualidade  :P (maquiagem) pelo ML. Ela vendia bastante, e nunca chegou a levar golpe de compradores. Eu também já comprei muito no ML, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas, e nunca levei golpe, acho que no geral o ML é relativamente seguro.

Uma das coisas que desanimou minha esposa e (entre outras coisas) fez com que ela parasse as vendas foi o antigo sistema de reputação. É muito comum que o comprador faça a compra, mas não efetue o pagamento. Aí ele acaba desistindo e a compra não é efetuada. E o ML considerava isso um critério para baixar a reputação, forçando a barra para você marcar a venda como efetuada mesmo sem ser e pagar a comissão a eles, de certa forma "comprando" uma boa reputação.

Além de baixar a reputação, eles fizeram uma mudança onde no seu próprio anúncio o ML avisava que você não tinha uma boa reputação (sendo que as avaliações dos produtos que ela vendia eram 99% positivas, o problema eram mesmo as compras não efetivadas) e ainda indicava outros vendedores no seu próprio anúncio!

Mas isso foi há mais de um ano atrás, pelo que andei vendo eles mudaram o sistema e ao que parece o cálculo da reputação ficou mais justo agora.
"Deus prefere os ateus"

Offline Del vechio

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Agosto de 2018, 20:43:00 »

Com nota fiscal?

sim
aí sim! porque sendo o mercado livre, vende-se de tudo remédios proibidos abortivos, produtos roubados como peças de carros e celulares normalmente sem os acessórios,me parece que o ML ta mais preocupado com lucro do que com  legalidade. :no:

Por que?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2018, 22:04:53 »

Com nota fiscal?

sim
aí sim! porque sendo o mercado livre, vende-se de tudo remédios proibidos abortivos, produtos roubados como peças de carros e celulares normalmente sem os acessórios,me parece que o ML ta mais preocupado com lucro do que com  legalidade. :no:

Veio com a caixinha, todos os itens, tudo certinho. Ainda veio com uma película.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2018, 12:23:05 »
Os bons vendedores são a imensa maioria e hoje o ML é fonte de renda pra muita gente.

Mas eu não recomendo que vocês façam compras de objetos que sejam muito frágeis pelo ML (porcelana, vidro, etc) e produtos que sejam facilmente falsificáveis (fones de ouvido "originais", por exemplo).

Por trabalhar nos correios eu tenho contato direto com pelo menos umas 30 pessoas que vendem no ML. inclusive histórias de vida sensacionais a de alguns.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2018, 19:34:52 »
Eu tinha uma certa desconfiança com compras pela internet até precisar de umas molas em espiral para colocar em uma furadeira de trinta anos que eu não queria jogar fora.

Paguei e recebi no prazo, era coisa que nao encontrava nem parecida para tentar adaptar de outro tipo.

Depois comprei umas peças para joystick de vídeo game.

Agora quero comprar uma lata de tinta cromo para ver a qualidade do negócio, se é algo que apos a aplicação ficará com a aparencia de plástico cromado quimicamente como os acabamentos usados em carros modernos, se é algo que vale a pena.

Se ficar algo próximo ao acabamento plástico já será aceitável para mim.

É coisa que só se acha na internet, sei disso porque já procurei em um monte de lojas.

Comprarei uma lata para experimentar antes de fazer asneira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2018, 23:16:57 »
<a href="https://www.youtube.com/v/_IkkOUeuBY0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_IkkOUeuBY0</a>

Você vende e fica devendo.

Lembrei de uma vez que vi que uns bancos cobravam algo como 100-150 dólares por cheque em dólar para depositar. Então se  cheque é só isso, você só faz doação ao banco. Se é menos, faz doação e ainda fica devendo. Parece situação pela qual passaria o personagem Gil d'os Simpsons.

<a href="https://www.youtube.com/v/6BE2jsxOpQ4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/6BE2jsxOpQ4</a>

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2019, 16:13:14 »
Alguém sabe dizer se um trambiqueiro que vende no Mercado Livre tem chance razoável de ganhar qualificações positivas até virar um Mercado Líder ou um Mercado Líder Platinum?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!